Selecione o dia...

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Experiência agrícola brasileira pode ajudar a combater a fome na África

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218888.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Crise da fome no Chifre da África aponta a urgência da criação de programas agrícolas eficientes que garantam segurança alimentar. Parceria entre Brasil e países africanos pode ajudar a indicar o caminho. A ajuda ao Chifre da África começa a chegar aos poucos. Gradualmente, suprimentos ricos em calorias e sais minerais são distribuídos entre os milhares de cidadãos na Somália, país mais castigado pela fome que aflige a região.

Secretário executivo do Ministério da Agricultura pede demissão

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218885.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O secretário executivo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) Milton Ortolan, pediu demissão no dia 6 de agosto de 2011, depois de ter o seu nome ligado a denúncias de relações com lobistas, publicadas pela revista Veja. Em nota publicada no site do ministério, Ortolan repudia as informações e diz não ser conivente com irregularidades e desvios de recursos no ministério.

Evento destaca sustentabilidade e novos mercados para o arroz irrigado

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218882.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] Esses são os principais assuntos que serão discutidos por mais de 600 participantes, durante o VII Congresso Brasileiro de Arroz Irrigado (CBAI) que acontece de 9 a 12 de agosto de 2011, no Hotel Recanto das Águas Resort, em Balneário Camboriú (SC), promovido pela Sociedade Sul-Brasileira de Arroz Irrigado (Sosbai) e organizado pela Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri).

Com Abramilho e Apromilho-PR, Paraná terá primeira biorrefinaria brasileira

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218880.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A Associação Brasileira dos Produtores de Milho (Abramilho) esteve presente na cerimônia que oficializou a futura instalação da primeira biorrefinaria do Brasil - através de seu presidente-executivo, Alysson Paolinelli - no dia 5 de agosto de 2011, em Castro (PR). A entidade compareceu ao evento para assinar um protocolo de cooperação, juntamente com a prefeitura da cidade e com o governo do estado, com o objetivo de apoiar o processo de industrialização e a agregação de valor ao milho dentro do Brasil.

ONU apoia programa para facilitar acesso a 3 milhões de celulares

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218889.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Organização das Nações Unidas (ONU) anunciou um programa para facilitar o acesso a telefones celulares na África e na Ásia. A iniciativa, em parceria com a operadora britânica Movirtu, tem como objetivo combater a pobreza nos dois continentes. O lançamento ocorreu em Madagáscar, que abrigou projeto-piloto.

Pesquisa avalia transferência de renda do agronegócio

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218884.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O agronegócio brasileiro, nos últimos 15 anos, aumentou sua produção e cresceu mais do que o PIB do País, permitindo que se expandissem o consumo interno e a exportação de seus produtos. Analisando esse contexto, uma pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Economia Aplicada da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), observou o papel do agronegócio no processo de transferência de renda para os demais setores da economia doméstica e também para o mercado externo.

Instituto de Ciências Agrárias da UFMG promove 20ª Semana do Produtor Rural

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218881.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] A Semana do Produtor Rural chega à sua 20ª edição com o objetivo de promover uma interface entre extensão e pesquisa, visando o desenvolvimento agropecuário sustentável regional. O evento é promovido pelo Instituto de Ciências Agrárias (ICA) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) desde 1988 e este ano tem como tema Sustentabilidade - Sistemas naturais, equidade social, prudência ecológica, eficiência econômica, e acontece entre os dias 5 e 9 de setembro de 2011.

Grevistas das universidades federais devem retomar 50% das atividades

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218887.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Uma decisão liminar do ministro Arnaldo Esteves Lima, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), determinou que pelo menos 50% dos servidores técnicos administrativos das universidades federais em greve voltem a trabalhar. Não são incluídos na conta os ocupantes de cargos e funções de confiança. A decisão deverá ser publicada hoje (08/08/11) e telegramas já foram encaminhados no dia 5 à noite para as entidades interessadas.

Nota da dívida dos EUA é rebaixada pela primeira vez na história

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218886.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A agência de classificação de risco Standard and Poor's rebaixou no dia 5 de agosto de 2011 a nota da dívida americana de longo prazo, que tinha a nota máxima, AAA, para AA . Foi a primeira vez na história que a agência classificou a dívida dos Estados Unidos abaixo do nível máximo.

MBA em Agronegócios a distância da Esalq/USP terá aula inaugural gratuita

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218883.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] No dia 10 de agosto de 2011 será realizada a aula inaugural do primeiro MBA em Agronegócios no modelo de ensino a distância da Esalq/USP. Os interessados poderão assistir à primeira aula gratuitamente em um dos mais de 100 polos credenciados em todo o Brasil. A relação dos locais pode ser acessada no site da Programa de Educação Continuada em Economia e Gestão de Empresas (Pecege), que organiza o MBA. O curso é destinado a profissionais com nível superior completo que atuam ou desejam atuar nas diversas cadeias do agronegócio.

Pesquisar este blog