Selecione o dia...

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Mantega acena com queda de juros e de compulsório para enfrentar crise

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218905.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse ONTEM (09/08/11) que o Brasil pode reduzir os juros e os depósitos compulsórios caso haja novas restrições no crédito por causa da crise internacional. "Na política monetária, temos raio de manobra, coisa que os americanos, que já reduziram o juro a zero, não têm", disse ele, ao se referir à decisão dos Estados Unidos de manter o juro básico perto de zero até 2013. Sobre a necessidade de conter os gastos públicos, o ministro disse que um ajuste fiscal forte "é anteparo contra os agravamentos da crise."

Situação dos índios brasileiros é crítica também fora da Amazônia

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218908.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Pouco antes deste Dia Internacional dos Povos Indígenas (09/08/11), criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1994, a organização Anistia Internacional divulgou um relatório alarmante sobre a situação dos povos indígenas no continente americano. Intitulado Sacrificando Direitos em Nome do Progresso: povos indígenas ameaçados nas Américas, o documento cita o emblemático caso brasileiro de Belo Monte, no rio Xingu, e o dos Guaranis em Mato Grosso do Sul. Especialistas revelam que também as condições de vida dos índios no sul do país são preocupantes. Leia aqui a íntegra do documento (em inglês)

Livro aborda produção, captação e cuidados com a água consumo doméstico

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218904.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] Acaba de ser lançado o livro "Nascentes: produção, captação e cuidados com a água para o consumo doméstico", de autoria do pesquisador Rinaldo de O. Calheiros, da tecnóloga em saneamento ambiental Ana Carolina M. Fantin e das técnicas da Syngenta Ana Carolina Aguirre e Luciana Gomides. A publicação é resultado de parceria institucional entre Instituto Agronômico (IAC), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo (SAA), e a Fundação de Apoio à Pesquisa Agrícola (Fundag) com o apoio da Syngenta.

Emater-MG orienta produtores para aproveitar os R$ 2,1 bi do Plano Safra

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218901.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A redução das taxas de juros e o aumento dos limites de crédito para a agricultura familiar devem estimular novos produtores a ingressar no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Com os R$ 2,1 bilhões do Plano Safra 2011/2012 para Minas Gerais, o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) pretende chegar a 153 mil contratos de financiamento no período, para investimento, custeio e comercialização.

Presidente da CNA diz que denúncias atrasam projetos do setor

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218909.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), senadora Kátia Abreu (DEM/TO), disse ontem (09/08/11), ao comentar as denúncias sobre irregularidades no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) que confia no ministro Wagner Rossi, "até que se prove o contrário". Ela ressaltou que a presidente Dilma Rousseff também demonstrou confiança no ministro e disse esperar que ele possa mostrar que não está envolvido nos episódios.

Subcomissão do endividamento agrícola terá encontro no Mato Grosso

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218907.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Cuiabá vai sediar o primeiro encontro da subcomissão do Endividamento Agrícola da Câmara dos Deputados. O seminário, que contará com a presença do ministro da Agricultura, Wagner Rossi, e do governador do Mato Grosso, Silval Barbosa, será realizado amanhã (11/08/11), às 9 horas, na Assembleia Legislativa do Estado. O objetivo da reunião será discutir, junto ao setor, a situação do endividamento do estado.

Pesquisa da CNA mostra que brasileiro come poucas frutas e verduras

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218906.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Pesquisa da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) sobre o consumo de frutas e hortaliças mostrou que apenas 18,2% dos brasileiros ingerem a quantidade de frutas recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que é 400 gramas por dia. Outro dado da pesquisa é que os brasileiros gastam, em média, 6,2% de sua renda com a aquisição de frutas, legumes e verduras.

Uso racional de adubos pode melhorar a qualidade nutricional dos alimentos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218903.htm
[ TECNOLOGIA # ARTIGOS ] Os hábitos para obtenção de alimentos começaram a mudar há mais ou menos dez mil anos, quando o homem passou de caçador-colhedor para produtor de alimentos - iniciavam-se a agricultura e a domesticação de animais, que abriram caminho para grandes mudanças na civilização humana. Hoje em dia, além do desenvolvimento e da transferência de tecnologias que focam o estímulo do crescimento sustentável da agropecuária e de todo o agronegócio, com aumentos contínuos de produtividade, é importante levar em conta a qualidade nutricional dos alimentos que vão do campo para a mesa do consumidor.

Classificação e degustação de café serão temas de curso em simpósio

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218902.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] No VII Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil, um dos mini-cursos oferecidos abordará a classificação e degustação de diversos tipos de café. O professor Flavio Meira Borém ensinará os principais defeitos físicos do grão, explicará a origem dessas deformações e que cuidados tomar para evitá-los. "Além disso, será realizada uma degustação comentada, oferecendo aos participantes bebidas de café com diferentes qualidades, buscando enfatizar as variedades entre os grãos comerciais, defeituosos e especiais", informa Flávio.

Agronegócio brasileiro deve fechar 2011 com alta de 9%

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218900.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O agronegócio brasileiro deve fechar 2011 com alta de 9% no Produto Interno Bruto do setor, o dobro da expansão esperada para o PIB nacional. O cenário favorável é tema de matéria especial da edição de agosto da revista AméricaEconomia, publicação da Spring Editora. "Estamos vivendo o maior ciclo de preços altos da história recente. Nunca houve tamanha duração de demanda maior que a oferta", afirma o ex-ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Roberto Rodrigues, coordenador do Centro Estudos em Agronegócio (GVAgro) da Fundação Getulio Vargas (FGV).

Pesquisar este blog