Selecione o dia...

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

CTNBio adia decisão sobre liberação comercial de feijão transgênico

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218929.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) adiou a votação da liberação comercial de feijão geneticamente modificado. A decisão estava prevista para a sessão de ontem (11/08/11), mas o item foi retirado de pauta a pedido de um dos membros da comissão, Antônio Euzébio, da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Na sessão de ontem, a CTNBio aprovou, por 16 votos a 6, a liberação comercial de um milho geneticamente modificado resistente a ataques de insetos, produzido pela Du Pont do Brasil.

País terá mais 4 universidades federais

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218928.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O país vai ganhar mais quatro universidades federais, além de 120 campi dos institutos federais previstos no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). O anúncio será feito pela presidente Dilma Rousseff, no dia 16 de agosto, durante o evento de lançamento da terceira fase do programa de expansão da Rede Federal de Educação Superior, disse ontem (11/08/11) o ministro da Educação, Fernando Haddad, ao participar do programa Mulheres Mil, no Ministério da Educação (MEC).

EBDA estimula produção de própolis vermelha no Sul da Bahia

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218922.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O Litoral Sul da Bahia possui uma extensa área de manguezais, peculiaridade que contribui para a exploração natural de um novo produto ligado à área apícola: a própolis vermelha. A substância é produzida pelas abelhas, principalmente, a partir da resina de uma planta muito comum nos mangues da região, a Dalbergia ecastophyllum, conhecida popularmente como rabo-de-bugio ou rabo-de-bugí.

Legislação trava pesquisas científicas e tecnológicas da biodiversidade

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218921.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Cientistas e empresas interessados em realizar pesquisas, bioprospecção e desenvolvimento tecnológico a partir da biodiversidade esbarram na legislação brasileira, amplamente criticada por sua ineficiência. Em nove anos de existência, o órgão responsável por autorizar essas atividades no país -- o Conselho de Gestão do Patrimônio Genético (CGEN) -- aprovou apenas 25 contratos.

Nova lei de agroindústria familiar será discutida na VI Agriminas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218927.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A nova lei para habilitação sanitária dos empreendimentos agroindustriais rurais de pequeno porte é o tema de uma palestra que será feita pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa) durante a VI Agriminas - Feira Estadual da Agricultura Familiar. A apresentação está programada para o dia 20 de agosto de 2011, às 9 horas. Promovida pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Minas Gerais (Fetaemg), a feira será realizada de 18 a 21 de agosto, na Serraria Souza Pinto, em Belo Horizonte (MG), e conta com o apoio do Governo de Minas.

Pesquisa avalia variações em solos compactados por plantio direto

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218926.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Num cenário de demanda crescente por alimentos tanto em aspectos qualitativos como quantitativos é imprescindível que o solo ofereça condições favoráveis para que as plantas expressem o seu potencial genético de produtividade, aumentando a pressão por sistemas de uso e manejo que melhorem e mantenham a qualidade do solo necessário para prover as plantas com água, oxigênio e nutrientes.

Programa Criadores mostra a trajetória do homem que revolucionou a fruticultura do Vale do São Francisco

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218925.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O programa Criadores, exibido pelo Canal Rural todos os sábados, apresenta no dia 13 de agosto de 2011, às 11h30min o episódio O Desbravador do Sertão Verde. Com apresentação e reportagem de Renata Ryff Moreira, o episódio vai contar a trajetória do engenheiro agrônomo Newton Matsumoto, descendente de imigrantes japoneses que no final dos anos 80 deixou o Paraná em busca de novas fronteiras agrícolas.

Congresso em São Paulo apresentará novidades da cotonicultura

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218924.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] Já está disponível a programação do 8° Congresso Brasileiro do Algodão & Cotton Expo 2011, que será realizado em São Paulo, de 19 a 22 de setembro de 2011, no Expo Center Norte e reunirá produtores, pesquisadores e empresas ligadas ao algodão. O conteúdo programático do evento abordará a área produtiva, as pesquisas e as inovações necessárias ao desenvolvimento de todo o setor. Clique aqui para acessar a programação.

Revista Nature destaca Programa Ciência sem Fronteiras

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218923.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A revista Nature divulgou no dia 4 de agosto de 2011, a matéria Brazil promises 75,000 scholarships in science and technology (em português, Brasil promete 75 mil bolsas de estudo em ciência e tecnologia), onde destaca o investimento de R$ 3,16 bilhões do governo brasileiro para custear o programa Ciência sem Fronteiras que vai ofertar 75 mil bolsas para estudantes brasileiros estudarem no exterior, além de atrair jovens talentos e pesquisadores de renome internacional para trabalhar no país.

Qualidade das operadoras de banda larga entra em consulta pública

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218920.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) abriu consulta pública para decidir quais os padrões mínimos de qualidade dos serviços de banda larga que serão exigidos das empresas com mais de 50 mil assinantes. A agência propõe usar uma série de indicadores, que levarão em conta medições feitas na própria rede, reclamações e pesquisa de opinião sobre os serviços a ser contratada pela prestadora.

Pesquisar este blog