Selecione o dia...

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Aldo: interesses comerciais motivam confronto entre ambientalistas e ruralistas em votação de Código Florestal

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218977.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O clima de confronto entre ambientalistas e ruralistas provocado pelo debate em torno do projeto de lei que atualiza o Código Florestal Brasileiro tem como pano de fundo interesses comerciais internacionais e a atuação de organizações não governamentais (ONGs) estrangeiras no Brasil afirmou ontem (16/08/11) o deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP), relator da proposta na Câmara dos Deputados.

Marcha das Margaridas pede na Câmara fim do trabalho escravo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218979.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Dezenas de mulheres com chapéus floridos e cruzes nas mãos lotaram um dos corredores da Câmara dos Deputados ontem (16/08/11) no início da chamada Marcha das Margaridas. O movimento das trabalhadoras rurais reivindicou a aprovação de propostas como a PEC 438/01, que prevê medidas de combate ao trabalho escravo, e a PEC 30/07, que estabelece a concessão obrigatória de licença-maternidade de 180 dias a todas as operárias. Os dois textos precisam ser votados pelo Plenário da Casa.

Cooperativas mostram força no campo com exemplo de boas práticas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218974.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Fomentar boas práticas agrícolas é fundamental para pautar um futuro de sucesso no Brasil, reconhecido internacionalmente pelo seu potencial para ser o celeiro do mundo. Algumas cooperativas brasileiras já aderiram à ideia e demonstram engajamento à causa, apresentando resultados sensíveis na valorização da educação e sustentabilidade no campo.

Composto orgânico é alternativa ecológica para campo e cidade

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218970.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Com o objetivo de apresentar uma alternativa mais econômica e agroecológica para produtores rurais foi desenvolvida no Instituto de Química de São Carlos (IQSC), em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), uma pesquisa que mede a eficiência de compostos orgânicos em comparação com fertilizantes minerais. Os conhecimentos gerados na pesquisa pretendem subsidiar o desenvolvimento de técnicas e tecnologias em prol do manejo sustentável dos agroecossistemas.

Senadora Kátia Abreu defende que matérias relacionadas ao meio ambiente sejam discutidas no Congresso Nacional

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218978.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), senadora Kátia Abreu, defendeu ontem (16/08/11), no Senado, que todas as matérias relacionadas ao meio ambiente sejam discutidas no Congresso Nacional e acrescentou que esse assunto não pode ser tratado por meio de regulamentos do Governo federal. A senadora participou de audiência pública conjunta das Comissões de Agricultura e Reforma Agrária (CRA); Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT); e Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA), todas do Senado Federal, que ouviu o deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP), relator da proposta de atualização do Código Florestal na Câmara dos Deputados.

Aprovado projeto que abre mercado de TV por assinatura

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218976.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O Senado Federal aprovou ontem (16/08/11) o Projeto de Lei Complementar (PLC) 116, oriundo da Câmara dos Deputados, que trata da regulamentação e da abertura do mercado de TV por assinatura. Com três emendas rejeitadas, o texto aprovado foi o mesmo enviado pela Câmara e seguirá para sanção presidencial.

Ministério credencia centro experimental da Basf em Ponta Grossa

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218975.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A Unidade de Proteção de Cultivos da BASF teve mais um Centro Experimental Avançado (CEA) credenciado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). O Centro, localizado no município de Ponta Grossa (PR), está apto a emitir laudos de eficácia, fitotoxicidade e de resíduos de defensivos para fins de registro junto ao órgão federal.

Exportação de carne bovina para Rússia despenca 99,5% em Mato Grosso

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218973.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O embargo da Rússia iniciado em junho de 2011 à carne bovina brasileira teve forte reflexo nas exportações no mês de julho para o Brasil e principalmente Mato Grosso. A queda nas exportações para a Rússia de junho para julho deste ano em Mato Grosso foi de 99,5%. Em junho, Mato Grosso exportou para Rússia 4,7 mil toneladas de carne bovina em equivalência carcaça e no mês de julho essa participação foi reduzida para 25 toneladas equivalência carcaça, segundo dados da Secex- Secretaria de Comércio Exterior.

Embrapa investe em pesquisa com animais da raça Senepol

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218972.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A Embrapa Gado de Corte, unidade com sede em Campo Grande (MS), da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), acaba de formar mais um rebanho taurino adaptado - o Senepol. O primeiro rebanho adaptado adquirido há alguns anos e utilizado nas pesquisas foi o Caracu, e a partir de agora a Embrapa conta com mais uma opção em seus trabalhos de melhoramento genético, o Senepol, uma raça desenvolvida nos Estados Unidos, resultado da cruza entre o Red Poll com Senegal NDama.

Suplementação alimentar de bovinos deve ser planejada para enfrentar período seco

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218971.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Em plena época de estiagem, com aproximadamente quatro meses sem chuvas em Rondônia, sendo o período mais crítico de junho a setembro, a quantidade e a qualidade da forragem das pastagens são limitadas devido ao menor crescimento do capim, o que reduz o valor nutricional do mesmo. Por isso, é fundamental que os produtores rurais planejem, com antecedência, as técnicas de suplementação animal para não serem surpreendidos neste período, no qual é menor o desempenho de animais mantidos em pastagens.

Pesquisar este blog