Selecione o dia...

sábado, 20 de agosto de 2011

Acordo entre cinco países africanos cria maior reserva natural do mundo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219006.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Área do Kaza é maior do que a Inglaterra e abriga partes de Angola, Botsuana, Namíbia, Zâmbia e Zimbábue. Parque garante livre circulação de grandes animais africanos, como o elefante, e deve receber turistas em breve. Foram anos de negociação até que o maior parque natural do mundo, conhecido como Kaza, saísse do papel. No dia 18 de agosto de 2011, celebrou-se em Luanda, capital de Angola, a assinatura do contrato que cria uma gigantesca área de proteção natural no continente africano. O contrato foi assinado por Angola, Botsuana, Namíbia, Zâmbia e Zimbábue. O primeiro passo foi dado já em 2006, quando as cinco nações assinaram um memorando de entendimento.

Mendes Ribeiro Filho diz que fará mudanças no Ministério da Agricultura

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219007.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) deve passar por mudanças nas próximas semana. "Estou fazendo um exame detalhado. Vou imprimir as mudanças que entender necessárias. Se tiver que fazer alguma, vou ter que tirar alguém", disse ontem (19/08/11) o futuro ministro da Agricultura, o deputado Mendes Ribeiro Filho (PMDB-RS). Ele tomará posse no dia 23 de agosto, às 11 horas, em substituição a Wagner Rossi, que pediu demissão no dia 17, depois de uma série de denúncias de irregularidades na pasta.

Metade da população catarinense está vinculada ao cooperativismo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219004.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O cooperativismo catarinense representa uma formidável força social e econômica no contexto brasileiro. As 258 cooperativas catarinenses, que cresceram 11% em receita operacional bruta em 2010o, faturaram 12,8 bilhões de reais. A expressão humana desse sistema é impressionante: quadro social teve uma expansão de 11%, atingindo mais de 1 milhão 130 mil pessoas. Consideradas as famílias cooperadas, isso significa que metade da população estadual está vinculada ao cooperativismo.

Embrapa seleciona espécies florestais para extração sustentável de madeira

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219002.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O município de Marco, na região norte do Ceará, possui, desde meados da década de 1990, um polo moveleiro que fabrica móveis para diversos estados e até para fora do Brasil. Dos seus 24 mil habitantes, 2 mil possuem alguma relação econômica, direta ou indireta, com a atividade moveleira. Vinte e oito indústrias moveleiras funcionam naquele arranjo produtivo local, além de empresas relacionadas à produção de móveis, como vidraçarias e marmorarias. A madeira que abastece a produção, contudo, vem de longe. Leia aqui a matéria completa na edição nº 138 da revista Agroindústria Tropical.

Comissão da Câmara aprova incentivo para criação de peixes exóticos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219009.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados aprovou no dia 17 de agosto de 2011 o Projeto de Lei 5989/09, do deputado Nelson Meurer (PP-PR), que incentiva a criação de espécies exóticas de peixe em tanques-rede, equiparando-as a espécies nativas do local. O objetivo da equiparação é afastar os obstáculos normativos à produção das espécies exóticas, que têm diversas restrições porque podem trazer riscos ambientais.

Perdas com fraudes bancárias feitas por meio eletrônico aumentam 36%

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219008.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] As perdas com fraudes bancárias realizadas por meio eletrônico chegaram a R$ 685 milhões no primeiro semestre de 2011, 36% a mais que o registrado no mesmo período do ano passado. Os dados foram divulgados ontem (19/08/11) pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

Cenários agrícolas para 2020 são avaliados em evento

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219005.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Segundo dados da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), o agronegócio foi responsável por 23% do PIB brasileiro, correspondendo a 724 bilhões de reais, em 2010. Sendo que a região Centro-Oeste contribui com 33% desse total. Esses dados revelam a importância da região, tanto no cenário nacional quanto no contexto mundial que demandará por aumento da produção de alimentos, fibras e energia. Atualmente, o Centro-Oeste pode ser considerado uma das áreas nacionais com maior potencial de crescimento agrícola, demandando planejamento e organização das cadeias produtivas.

Agência Nacional de Águas concede outorga para eclusa de Tucuruí

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219003.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O Diário Oficial da União (DOU) publicou ontem (19/08/11) a Resolução nº 558, de 15 de agosto de 2011, da Agência Nacional de Águas (ANA), que trata da outorga pelo direito de uso da água, emitida para o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), para a operação das eclusas Tucuruí, situadas no rio Tocantins na divisa dos municípios de Tucuruí e Breu Branco e a 250 quilômetros de Belém, no Pará. É a primeira vez que a ANA emite outorga de uso de recursos hídricos para uma eclusa.

Rede de Museus vai estudar a pré-história em biomas brasileiros

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219001.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Pesquisadores do Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo (USP), do Museu Nacional do Rio de Janeiro (MNRJ), e do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG) formaram uma Rede de Museus, para fortalecer coleções e núcleos de pesquisa nas áreas de paleontologia e neontologia. O projeto, denominado, Evolução da fauna de vertebrados terrestres brasileiros do cretáceo ao recente: paleontologia e filogenia, tem como proposta fazer pesquisas para entender os processos de diversificação de espécies brasileiras, assim como a constituição da biodiversidade, baseados nas relações ancestrais entre espécies conhecidas ainda existentes e as já extintas.

Simpósio de Pesquisa dos Cafés discutirá certificação e indicação geográfica

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219000.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] Um dos painéis de discussões que fazem parte da programação do VII Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil vai discutir temas de grande interesse para o mercado de café no Brasil: certificação e indicações geográficas. Ambos os assuntos vêm atender uma parcela de consumidores dispostos a pagar mais por uma bebida diferenciada, tanto por sua qualidade superior quanto pela agregação de valores sócio-ambientais ao produto.

Pesquisar este blog