Selecione o dia...

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Pesquisadores criticam texto de Aldo Rebelo para novo Código Florestal

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219029.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Em audiência pública da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) do Senado Federal, realizada no dia 19 de agosto de 2011 na Assembléia Legislativa do Paraná (ALEP), o pesquisador Gustavo Curcio, da Embrapa Florestas, fez diversas críticas ao relatório do deputado Aldo Rebelo, aprovado na Câmara dos Deputados. Em sua avaliação, as metragens de APPs ripárias, por exemplo, não podem ser definidas apenas em função da largura dos cursos d'água, mas sim pela declividade, textura e espessuras dos solos que as compõem.

Colheita mecanizada é tema de curso do Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219026.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] O professor Fábio Moreira da Silva, do Departamento de Engenharia da Universidade Federal de Lavras (UFLA), vai abordar no mini curso sobre colheita mecanizada - a ser realizado durante o VII Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil - como aumentar a eficiência de colheita do café, diminuir custos e agregar valor ao produto através da colheita seletiva e, conseqüentemente, a remuneração ao produtor, com a implementação de técnicas simples de manejo e colheita.

Potencial de conflito da água cresce na medida da escassez e demanda

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219024.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Crescimento da população mundial e aumento nos padrões de vida exigem cada vez mais de um recurso natural insubstituível e escasso: água. Consumo crescente e reservas finitas são receita certa para conflitos. Duas coisas são indispensáveis aos seres humanos, não importa como ou onde vivam: água e comida -- sendo que a água é também insubstituível na produção de alimentos. Quando a demanda do "ouro azul" supera a oferta, é quase certo que o resultado seja um conflito.

A lição do Brasil

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219023.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O etanol brasileiro é um bom exemplo de como os países industrializados podem tornar os biocombustíveis uma alternativa para substituir parte de suas matrizes energéticas por uma fonte de energia renovável. A avaliação foi feita pelos participantes de mesa-redonda sobre qual o volume de biocombustíveis que pode ser produzido no mundo, realizada durante a primeira Conferência Brasileira de Ciência e Tecnologia em Bioenergia (Brazilian Bioenergy Science and Technology Conference - 1st BBEST), que ocorreu de 14 a 18 de agosto de 2011 em Campos do Jordão (SP).

Reservas internacionais crescem 22%

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219028.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O Banco Central (BC) divulgou o terceiro volume do Relatório de Gestão das Reservas Internacionais, referente a junho, como forma de "ampliar a transparência" do processo de administração de divisas estrangeiras. O documento mostra que as reservas aumentaram 20,7% no ano passado em relação a 2009. A expansão, porém, já chega a 22,18% no acumulado do ano, até o dia 18 de agosto de 2011, de acordo com boletim diário que a autoridade monetária libera na internet.

Suco de laranja tem campanha internacional na internet

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219027.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Divulgar um novo conceito do suco de laranja, com foco nas redes sociais, aumentando o consumo do produto brasileiro no mundo. É este o objetivo da campanha lançada em maio de 2011 pela Associação Nacional dos Exportadores de Sucos Cítricos (CitrusBR), que inclui um site em inglês e a promoção da bebida em redes de relacionamento como Facebook, Twitter e YouTube. Assista aqui ao vídeo da campanha (em inglês).

Futuro ministro da Agricultura defende aprovação do Código Florestal

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219025.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Aprovação do Código Florestal, em discussão no Senado Federal, redução dos preços dos defensivos agrícolas e adoção de novas medidas para apoiar o agronegócio. Essas são as prioridades do futuro ministro da Agricultura, o deputado Mendes Ribeiro Filho (PMDB-RS). "Tenho que fazer uma força muito grande como ministro para ser um facilitador entre a sociedade e o governo."

Rede social GeoConnectPeople alcança mais de 600 membros

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219022.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A nova rede social GeoConnectPeople - geoconnectpeople.org -, lançada no início de agosto de 2011, já ultrapassou 600 membros em apenas dois dias e continua crescendo rapidamente. Uma iniciativa inédita em todo o mundo, a rede é voltada a todos os usuários e interessados em tecnologias e aplicações das geotecnologias, que desejam trocar experiências, contatos e informações.

Fórum da Cachaça mineira vai intensificar políticas públicas para o setor

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219021.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) é um dos membros do Fórum da Cachaça que vai propor estudos e soluções para o desenvolvimento da cadeia produtiva da Cachaça Artesanal de Minas. O objetivo é desenvolver ações, como: estimular a certificação de cachaça em todo o estado, propor a criação de uma unidade de pesquisa para estabelecer um padrão de qualidade para a cachaça mineira artesanal, promover campanhas de estímulo à legalização dos produtores informais, bem como a divulgação da Cachaça Artesanal de Minas no estado, no Brasil e no exterior.

Epamig pesquisa alternativa para cultivo de oleaginosas para biodiesel

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219020.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) realizou no dia 18 de agosto de 2011 dia de campo Manejo de plantas daninhas em girassol, mamona, nabo-forrageiro e pinhão-manso para produção de biodiesel, na Fazenda Experimental da Epamig em Prudente de Morais, Centro Oeste de Minas.

Pesquisar este blog