Selecione o dia...

terça-feira, 23 de agosto de 2011

MST mantém ocupação de fazenda usada pela Cutrale em São Paulo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219039.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Cerca de 400 integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) ocuparam, na manhã de ontem (22/08/11), a Fazenda Santo Henrique, no município de Iaras (SP), região de Bauru. O movimento reivindica a desapropriação da área para a reforma agrária e diz que o uso da fazenda, de 2,6 mil hectares, pela empresa Cutrale é indevido e criminoso. A ocupação faz parte da Jornada Nacional de Lutas por Reforma Agrária do MST, que começa ontem em vários estados e Brasília (DF).

Prazo para entrega da Declaração do ITR vai até 30 de setembro

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219038.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O prazo para a entrega da Declaração do Imposto Territorial Rural (ITR) começou ontem (22/08/11) e vai até o dia 30 de setembro. Instrução normativa publicada no Diário Oficial da União (DOU) na semana passada aprovou o programa de computador a ser utilizado para preenchimento da declaração no exercício de 2011.

Começa coleta de assinaturas para proposta de lei sobre Reforma Política

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219036.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A população brasileira já pode assinar a Proposta de Lei de Iniciativa Popular para a Reforma Política. Lançada no dia 16 de agosto de 2011, em Brasília (DF), pela Plataforma dos Movimentos Sociais pela Reforma do Sistema Político e pelo Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), o documento reúne propostas construídas e debatidas por organizações sociais para uma mudança do sistema político brasileiro.

Modelo matemático visa obtenção de lucro máximo em fazenda

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219033.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Um modelo matemático de otimização e planejamento desenvolvido na Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da Universidade de São Paulo (USP) poderá ajudar os proprietários de fazendas ou sítios a obterem lucro máximo em suas propriedades. O modelo foi desenvolvido pelo professor Augusto Hauber Gameiro, do Departamento de Nutrição e Produção Animal (VNP), em Pirassununga.

Código Florestal deve estar pronto para votação no plenário do Senado em setembro, diz Jucá

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219040.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A orientação na base governista no Senado Federal é acelerar a votação do projeto que altera o Código Florestal brasileiro. A expectativa do líder do governo na Casa, Romero Jucá (PMDB-RR), é que a matéria esteja pronta para apreciação em plenário já em setembro de 2011. Para cumprir esse calendário, Jucá destacou que os relatores Luiz Henrique da Silveira (PMDB-SC) e Jorge Viana (PT-AC) trabalham "em regime fechado e em plena carga" para colocar os pareceres em votação o mais rápido possível, sem prejudicar o andamento dos debates previstos.

Internet não cresce no Brasil há três anos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219037.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Porcentagem de brasileiros conectados à rede está no mesmo patamar desde março de 2008; navegação, entretanto, se sofisticou. A nona edição da pesquisa F/Radar, realizada semestralmente pela F/Nazca com o apoio operacional do Datafolha, constatou que 51% dos brasileiros com mais de 16 anos têm o costume de acessar a internet, apenas 4 pontos acima do resultado de março de 2008, tendência já apontada pela leitura anterior, a F/Radar 8. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou menos.

Seminário na Câmara discutirá utilização de hidrovias no Brasil

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219035.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados realiza amanhã (24/08/11) o seminário As Hidrovias como fator de desenvolvimento brasileiro. O evento será no Auditório Nereu Ramos, a partir das 9 horas, e contará com a participação de representantes do Ministério dos Transportes e da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).

Pepino: cotação e clima favorecem a produção em Minas Gerais

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219034.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Produtores de pepino em Minas Gerais iniciam um novo período de plantio embalados pela cotação da hortaliça e pelo calor registrado nesta época do ano. A colheita do ciclo que se inicia deverá ser realizada em meados de outubro e a expectativa é de que o mercado de pepino continue favorável.

"Ciência é ferramenta poderosa para tomada de decisões sustentáveis"

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219032.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] Este é um dos principais temas tratados no livro: Escolhas Sustentáveis: discutindo biodiversidade, uso da terra, água e aquecimento global, de Rafael Morais Chiaravalloti , que realizou ontem (22/08/11), no Auditório da Embrapa Pantanal, manhã de autógrafos e apresentação de temas abordados no livro. "Escolhas Sustentáveis" é resultado do trabalho de final de curso de Rafael para o Mestrado Profissional da Escola Superior de Conservação Ambiental e Sustentabilidade (ESCAS).

Conhecer o ciclo biológico do carrapato-do-boi ajuda o produtor a evitar perdas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219030.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O carrapato comum do bovino ou carrapato-do-boi, também conhecido pelo nome científico Rhipicephalus (Boophilus) microplus, é o agente transmissor dos parasitos que causam a Tristeza Parasitária Bovina (TPB), uma das principais causas de perdas nos rebanhos do Sul do Brasil. O descontrole populacional do carrapato na criação bovina tem ainda como consequências a perda de peso dos animais, a redução na produção de leite e carne, menor fertilidade, a desvalorização do couro e o aumento dos gastos com medicamentos.

Pesquisar este blog