Selecione o dia...

sábado, 27 de agosto de 2011

Indígenas lançam manifesto contra os riscos dos "negócios verdes"

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219078.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Indígenas esbarram frequentemente na dificuldade de serem ouvidos. "A maioria das autoridades ignora o nosso conhecimento tradicional, que vem dos ancestrais, acha que é bobagem. Mas queremos mostrar que entendemos sobre tudo isso que está acontecendo. Queremos colaborar com todo o processo de discussão sobre a crise climática e temos muito a contribuir", garante Sônia Guajajara, da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (COIAB).

Câmara aprova direito de consumidor saber origem de alimento perecível

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219076.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados aprovou no dia 17 de agosto de 2011 o Projeto de Lei 4394/08, do deputado Davi Alcolumbre (DEM-AP), que assegura ao consumidor o direito de saber a origem, a data de produção e outras informações relevantes sobre hortaliças, frutas, carnes, ovos, leite e mel comercializados no mercado interno. A proposta altera o Código de Defesa do Consumidor (Lei 8.078/90).

ONU relata novos sinais de destruição da camada da ozônio na Antártida

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219073.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A Organização Meteorológica Mundial (OMM) afirmou no dia 23 de agosto de 2011 que há novos sinais de redução da camada de ozônio sobre a Antártida. De acordo com o primeiro Boletim do Ozônio da Antártida lançado pela agência, apesar do progresso internacional em cortar a produção e o consumo de produtos que destroem a camada de ozônio, eles têm uma vida longa na atmosfera e serão necessárias décadas até que as concentrações voltem aos níveis anteriores a 1980.

Pós-Graduação da USP lança hotsite sobre 100 mil títulos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219072.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A Pró-Reitoria de Pós-Graduação lançou no dia 22 de agosto de 2011, o hotsite www.prpg.usp.br/100mil, onde os internautas poderão saber mais sobre as comemorações e os debates previstos para celebrar a marca dos 100 mil títulos outorgados a mestres e doutores pela Universidade de São Paulo (USP). Os eventos vão ocorrer nos dias 7 e 9 a 11 de outubro, no Memorial da América Latina, nos campi e Unidades da USP.

Comissão aprova medidas para coibir invasão de imóveis rurais

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219079.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados aprovou no dia 17 de agosto de 2011 o Projeto de Lei 6480/09, do deputado Moreira Mendes (PPS-RO), que busca coibir a invasão de imóveis rurais. A proposta prevê a divulgação do cadastro da reforma agrária na internet e equipara a falsificação do cadastro de áreas desapropriadas e de beneficiários do programa ao crime de falsificação de documento público.

Governo vai liberar verba emergencial para a reforma agrária

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219077.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O governo vai liberar um crédito emergencial de R$ 400 milhões para a reforma agrária. O dinheiro será repassado ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) para obtenção de terras, disse ontem (26/08/11) Valdir Misnerovicz, membro da coordenação nacional do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST).

Petrobras Biocombustível e Tereos inauguram destilaria de etanol em SP

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219075.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A Petrobras Biocombustível e a Tereos Internacional, por meio da Guarani, inauguraram, ontem (26/08/11), destilaria de etanol na unidade São José, em Colina (SP). A usina fabricava somente açúcar e passa agora a produzir etanol para atender à crescente demanda do mercado nacional pelo produto. Foram investidos R$ 30,8 milhões na construção da destilaria que tem capacidade para produzir 500 mil litros de etanol por dia, o que corresponde a 110 milhões de litros por ano. Para a safra 2011/12, a estimativa de produção da unidade é de 44 milhões de litros de etanol.

Carne suína: ela não é a vilã da saúde que você imagina

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219074.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Apesar do crescimento registrado nos últimos anos e dos constantes investimentos da cadeia produtiva em sanidade, o consumo de carne suína no Brasil ainda está envolto em uma série de tabus relacionados ao impacto deste tipo de proteína animal na saúde humana. No Brasil, o consumo per capita de carne suína ao ano é de apenas 14,5 kg enquanto na União Europeia (UE) a média de consumo per capita ao ano é 45 kg.

Inscrições abertas para workshop sobre inventário florístico florestal de SC

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219071.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] Estão abertas as inscrições para o workshop Levantamento Socioambiental do Inventário Florístico Florestal de Santa Catarina, que ocorre nos dias 22 e 23 de setembro de 2011 no auditório da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), em Florianópolis. O público-alvo é formado por colaboradores do projeto, estudantes, pesquisadores, técnicos, empresários e usuários de recursos florísticos florestais. As inscrições são gratuitas e limitadas e podem ser feitas neste link.

Ital comemora aniversário com ampliação e modernização de laboratórios

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219070.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo (SAA), comemora 48 anos no dia 30 de agosto de 2011, com a ampliação e modernização das instalações do Laboratório de Micologia e de Treinamento em Microbiologia, e do Laboratório de Avaliação Sensorial e Análises Físicas do Centro de Ciência e Qualidade de Alimentos.

Pesquisar este blog