Selecione o dia...

sábado, 10 de setembro de 2011

ONU pede ações concretas para as mudanças climáticas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219212.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Ban Ki-moon, secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), afirma que o aquecimento global já está afetando a vida de milhões de pessoas e que os governos devem acelerar seus esforços para que a próxima Conferência do Clima - COP 17 -, em novembro de 2011, seja concluída com sucesso.

Programa ABC: técnicas de baixo carbono para 900 mil agricultores

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219215.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Neste início de setembro de 2011, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) está dando a partida na disseminação do programa de Agricultura de Baixo Carbono (Programa ABC), que faz parte do compromisso brasileiro de reduzir a emissão de gases do efeito estufa até 2020 e aumentar a produção de alimentos sem desmatar. De acordo com o ministério, até a próxima década, 20 mil técnicos qualificados atenderão 900 mil agricultores.

Via Campesina convoca organizações a exigirem justiça climática na COP17

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219213.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] "Os povos indígenas e os camponeses têm soluções para enfrentar a mudança climática!" Isso é o que afirma a Via Campesina em uma convocatória para mobilização mundial. A ação, promovida pela organização camponesa e pelo Movimento dos Sem Terra da África do Sul, acontecerá no marco das discussões da XVII Conferência das Partes - COP17 - da Convenção sobre Mudança Climática das Nações Unidas, marcada para ocorrer entre os dias 28 de novembro e 9 de dezembro de 2011 em Durban, África do Sul.

Irã ultrapassa Rússia e vira maior importador de carne in natura do Brasil

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219211.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O Irã foi, no mês de agosto de 2011, o principal importador da carne in natura bovina brasileira, diante da redução das importações realizadas pela Rússia - país que, até o mês passado, era o maior comprador desse produto do Brasil. A mudança no ranking é reflexo de um embargo russo à carne proveniente de 85 frigoríficos em três Estados brasileiros (Paraná, Rio Grande do Sul e Mato Grosso), imposto em junho.

Pecuaristas defendem agilidade para definir normas de qualidade do leite

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219220.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O presidente da Comissão Nacional de Pecuária de Leite da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Rodrigo Alvim, defendeu agilidade nas discussões sobre mudanças na Instrução Normativa 51 (IN 51), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), que determina parâmetros mínimos de qualidade para o leite no País.

Rio lança comitê contra novo Código Florestal

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219219.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Ambientalistas e entidades da sociedade civil lançaram ontem (09/09/11), no Rio de Janeiro (RJ), um comitê contra o novo Código Florestal, já aprovado pela Câmara dos Deputados. Para os organizadores do movimento, o projeto incentiva o desmatamento e anistia os crimes ambientais. O texto está tramitando no Senado Federal.

Rússia suspende restrições à carne de cinco frigoríficos brasileiros

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219218.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A Embaixada do Brasil na Rússia comunicou ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) que foram suspensas as restrições para a importação de carne de cinco frigoríficos brasileiros. Segundo a embaixada, o serviço federal de fiscalização sanitária da Rússia - Rosselkhoznadzor - publicou em sua página na internet a revogação das restrições para a importação da carne brasileira de um frigorífico de Goiás, um de São Paulo, um de Minas Gerais e dois de Mato Grosso do Sul. Também foi liberado pelos russos o comércio com uma indústria produtora de ração para cães e gatos que fica em Minas Gerais.

IBGE faz projeção de novo recorde para safra 2011

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219217.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A safra nacional de cereais, leguminosas e oleaginosas deve atingir 159 milhões de toneladas. O resultado da oitava estimativa, divulgada ontem (09/09/11) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), supera em 6,3% a safra recorde de 2010, que totalizou 149,6 milhões de toneladas. Além disso, é 0,1% maior do que a prevista em julho.

Projeto reforça pesquisas para combate à vassoura de bruxa em cacaueiros

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219216.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A Rede Renorbio, que incorporou o projeto Renorbio-Vassoura de Bruxa do Cacaueiro (Renobruxa), foi lançado oficialmente ontem (09/09/11), na superintendência da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), localizada na rodovia Ilhéus/Itabuna. A iniciativa envolve pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade de São Paulo (USP), além da Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária da Bahia (Seagri), via Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), e Ceplac.

Mestrado em Ambiente e Sistema de Produção Agrícola lança edital de seleção

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219214.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] O Programa de Mestrado em Ambiente e Sistema de Produção Agrícola da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) divulga edital de seleção para turma de 2012. As inscrições para o processo seletivo começa no dia 1º e vai até 30 de novembro de 2011 pelo site www2.unemat.br/ppgat.

Pesquisar este blog