Selecione o dia...

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Sondagem CNI: maioria do empresariado critica sistema tributário brasileiro

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219329.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Sondagem da Confederação Nacional da Indústria (CNI), divulgada ontem (20/09/11), mostra que 96% dos empresários criticam o sistema tributário brasileiro. Os números estão na Sondagem Especial: Qualidade do Sistema Tributário Brasileiro - clique aqui para baixar o documento. Dos entrevistados , 79% consideram o sistema muito ruim, 17% ruim, 3% acreditam que o sistema é bom e apenas 1% acham que o sistema é muito bom. Foram ouvidas 1.692 empresas, sendo 915 de pequeno porte, 535 médias empresas e 242 de grande porte, de 1º a 15 de julho de 2011.

Floresta plantada: Minas quer consolidar liderança do setor

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219325.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A indústria de celulose em Minas Gerais deverá responder por R$ 3,2 bilhões do PIB do agronegócio estadual em 2011. É o que indica o último levantamento do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) da Universidade de São Paulo (USP). Já os últimos dados oficiais sobre a evolução da área das florestas plantadas do Estado, de 2010, mostram crescimento de 6,25% em relação ao ano anterior, alcançando cerca de 1,5 milhão de hectares.

Ações educativas podem evitar contaminação por Salmonella

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219323.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O planejamento de programas ou ações educativas para a população sobre as práticas na compra e preparo de ovos pode ser uma solução na diminuição dos surtos alimentares causados pela Salmonella. Desde 1999, dados do Ministério da Saúde apontam esta bactéria como a principal causadora de surtos de contaminação alimentar no Brasil, e os ovos contaminados ou alimentos preparados à base destes, crus ou mal cozidos, estão associados a esta ocorrência.

Países se preparam para celebrar Dia Contra o Monocultivo de Árvores

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219322.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Desde 2004, o dia 21 de setembro é dedicado internacionalmente à luta contra as monoculturas de árvores. Na capital do Chile, Santiago, a data será celebrada com uma feira de Educação Ambiental. Promovida pelo Coletivo VentoSul, Marcha Mundial das Mulheres e Campanha Eu Não Quero Transgênicos no Chile, entre outras entidades, o evento se realizará no Passeio Bulnes, das 9h30 às 15 horas.

Crise econômica mundial pode provocar desemprego e redução da renda, diz BC

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219331.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O Banco Central apontou ontem (20/09/11), no Relatório de Estabilidade Financeira - publicação semestral elaborada pela autoridade monetária -, que a piora do cenário econômico-financeiro internacional pode provocar aumento do desemprego e redução da renda no Brasil. Com esse cenário de estresse, haveria aumento da inadimplência, provocado pelo "crescente endividamento das famílias nos últimos anos".

Brasil suspende compra de carne in natura e animais vivos do Paraguai

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219330.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O governo brasileiro suspendeu ontem (20/09/11) a importação de carne in natura e animais vivos do Paraguai, depois que o país vizinho identificou um foco de febre aftosa. Desde o dia 19 de setembro, autoridades sanitárias o governo reforçaram a fiscalização nas fronteira com o Paraguai para tentar impedir a entrada da doença em território brasileiro.

Desconhecimento marca debate sobre rotulagem de transgênicos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219328.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A votação do Projeto de Decreto Legislativo (PDS) nº 90, de 2007, da senadora Kátia Abreu, ontem (20/09/11), na Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle do Senado Federal, deu uma clara idéia da falta de informação geral sobre o que vem a ser um Organismo Geneticamente Modificado (OMG) ou transgênico. O projeto se destina a reparar a exorbitância do Poder Executivo na regulamentação do sistema de rotulagem de transgênicos, ao extrapolar os limites estabelecidos pela Lei de Biossegurança e pelo Código de Defesa do Consumidor.

Impacto nacional

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219327.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Em comparação com todos os países da América Latina e do BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China), os cientistas brasileiros são os que conseguem taxas de impacto mais altas com publicações em revistas nacionais. A análise foi feita por Félix Moya, pesquisador do Departamento de Dinâmica da Ciência e da Inovação do Instituto de Políticas e Bens Públicos de Granada (Espanha), durante o 2º Seminário de Avaliação do Desempenho dos Periódicos Brasileiros no JCR, realizado no dia 16 de setembro de 2011 na sede da Fapesp, em São Paulo (SP).

Minas Gerais adequa padrões e melhora qualidade de produtos lácteos do Estado

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219326.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O rigor das exigências sanitárias sempre foi um empecilho para a exportação brasileira de produtos lácteos. Entretanto, a indústria mineira de laticínios está mudando essa história e se adequando aos padrões internacionais. O Sistema Mineiro de Qualidade do Leite (SMQL), projeto implantado pelo Polo de Excelência do Leite e Derivados da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais (Sectes), já melhorou a qualidade do leite produzido por diversos laticinistas do Estado.

Novo modelo da Agricultura Familiar é desenhado em Mato Grosso

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219324.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) foi palco de uma das maiores ações voltadas aos pequenos produtores rurais, na manhã de ontem (20/09/11). Prefeitos e secretários de Agricultura de 32 municípios que compõem três Consórcios Intermunicipais, sendo eles: Vale do Rio Cuiabá, Região Sul e Nascentes do Araguaia se reuniram para formalizar a assinatura do termo de compromisso do Pacote de Fortalecimento da Agricultura Familiar.

Pesquisar este blog