Selecione o dia...

sábado, 24 de setembro de 2011

Pesquisa da USP eleva produção de carne para 600 quilos por hectare

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219355.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Na pecuária de corte tradicional brasileira, cada hectare (ha) de terra - que equivale a 10 mil metros quadrados (m²) - é usado para a pastagem de um único animal, levando a uma estimativa de produção anual média de carne em torno de 54 quilos (kg)/ha. Porém, neste mesmo espaço, quase do tamanho de um campo de futebol, é possível criar, ao mesmo tempo, 8 animais e ainda assim elevar a produção de carne para 600 Kg/ha ao ano. Essa alta produtividade pode ser encontrada no sistema de pastagens de alta lotação de animais, desenvolvido na Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da Universidade de São Paulo (USP), em Pirassununga.

Estados reforçam vigilância para proteger rebanhos brasileiros da febre aftosa

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219359.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul - os quatro estados que integram o Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul) - atuarão em conjunto com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) para proteger os rebanhos brasileiros contra a febre aftosa. Ontem (23/09/11) foi definida uma estratégia comum com o intuito de evitar que o foco da doença registrado no Paraguai cause prejuízos ao rebanho nacional, em reunião realizada em Porto Alegre (RS), entre o ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho, e representantes das secretarias ligadas ao assunto dos quatro estados.

Software Hal300 melhora as relações no ensino à distância

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219356.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Pesquisa da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP) analisou como a internet pode ser usada para melhorar a relação entre professor e aluno no ensino individualizado a distância, com o professor adequando o curso ao contexto de vida de cada estudante. Wladimir Pena Camargo, o autor do estudo, concluiu que o docente deve se apropriar das ferramentas tecnológicas disponíveis, pois estas podem possibilitar o diálogo e a troca de conhecimento. Com o método proposto na pesquisa, os alunos recebem um conteúdo adequado ao seu contexto e assim demonstram mais interesse em continuar seus estudos.

Cana-de-açúcar invade o Cerrado

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219354.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O pequeno município goiano de Quirinópolis, cuja população é de apenas 43 mil pessoas, vem sendo considerado um modelo regional de competitividade para a produção de etanol no Cerrado. Por outro lado, está sujeito a uma condição de vulnerabilidade territorial, isto é, uma série de fragilizações econômicas, sociais e ambientais decorrentes da produção sucroenergética. Esta relação, que soa contraditória, entre a competitividade para gerar um produto valorizado no mercado, como o etanol, e o surgimento de uma série de implicações negativas, resulta da extrema especialização regional produtiva. Foi o que concluiu o geógrafo João Humberto Camelini em sua dissertação de mestrado apresentada ao Instituto de Geociências (IG) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), orientada pelo professor Ricardo Castillo.

Rio lança campanha para preservar animais ameaçados de extinção

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219361.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O Governo do Rio de Janeiro lançou ontem (23/09/11) a campanha Defesa das Espécies Ameaçadas - Abrace Essas Dez. O objetivo é preservar dez espécies animais ameaçadas de extinção no estado. Entre elas, estão o mico-leão-dourado, a preguiça-de-coleira e a jacutinga. O governo distribuirá cartilhas em escolas, universidades, prefeituras e delegacias de polícia. Cartazes com fotos dos animais também serão afixados nesses locais.

Corrupção pode ser mais prejudicial ao combate à pobreza do que crise econômica, diz diretor do Pnud

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219360.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Dwww.onu-brasil.org.br * A corrupção pode ser um entrave maior do que uma crise econômica quando o assunto é combater a pobreza no mundo. A avaliação é de Selim Jahan, diretor do Grupo de Redução da Pobreza do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), sediado em Nova York, nos Estados Unidos.

Embrapa faz queimada controlada para estudar efeitos na Amazônia

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219358.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Qual o impacto das queimadas na atmosfera, na regeneração da floresta e no solo da Amazônia? Para responder estas perguntas, pesquisadores de diversas instituições acompanham, no dia 27 de setembro de 2011, às 9 horas, uma queimada controlada em quatro hectares de floresta, no campo experimental da Embrapa Acre (Rio Branco/AC). A atividade faz parte do projeto de pesquisa Combustão da Biomassa em Florestas Tropicais, executado desde 2008 no Acre e em Mato Grosso, com o objetivo de definir indicadores sobre o impacto do fogo no ambiente.

Primavera é sinônimo de maior rentabilidade para floricultores capixabas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219357.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Às 6h04min de ontem (23/09/11), começou em todo o Hemisfério Sul a estação mais colorida do ano: a primavera, que se estende até dezembro. O período, caracterizado pelo florescimento de várias espécies de plantas, reflete não só no embelezamento das paisagens, mas também nas oportunidades de negócio para os floricultores do Espírito Santo. O setor é responsável por movimentar cerca de R$ 12 milhões por ano. Para a primavera 2011, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) prevê temperaturas ligeiramente acima da média e chuvas dentro do normal, condições favoráveis para o atividade.

Pesquisas testam substâncias ativas de plantas em uso na medicina popular

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219353.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Ampliar o conhecimento sobre a diversidade florística do Cerrado de Minas Gerais e avaliar a atividade antibacteriana e antifúngica de extratos vegetais é o objetivo do projeto Bioprospecção de espécies vegetais nativa do Cerrado com potencial para o desenvolvimento de antimicrobianos, realizado pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), em parceria com a Fundação Ezequiel Dias (Funed), e financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).

Novas variedades de batata chegam aos supermercados de Belo Horizonte

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219352.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa), a CeasaMinas e mais de 50 supermercados e sacolões da Região Metropolitana de Belo Horizonte darão início no dia 27 de setembro de 2011, a uma nova maneira de comercializar batatas para consumidor, oferecendo o produto de acordo com o uso culinário desejado: assar, fritar ou cozinhar. O Projeto de Segmentação do Mercado e Qualidade da Batata será apresentado aos lojistas durante uma reunião na CeasaMinas, em Contagem, às 10 horas, onde também haverá um momento de degustação de diferentes variedades de batata.

Pesquisar este blog