Selecione o dia...

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Professor da Esalq critica redução de APP prevista no novo Código Florestal

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219399.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A definição de mata ciliar a partir do leito regular dos rios, incluída no projeto de reforma do Código Florestal - PLC 30/2011 -, modificando o referencial atual, a partir do leito maior no período de cheias, é alvo de críticas do professor Ricardo Ribeiro Rodrigues, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq).

Pesquisador defende modernização da agricultura para preservar meio ambiente

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219400.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O avanço da agricultura brasileira requer políticas para ampliar o uso de inovações científicas e tecnológica pelos agricultores, especialmente os pequenos, na opinião de Elíbio Rech Filho, membro da Academia Brasileira de Ciências (ABC). Ele participou de audiência conjunta das comissões de Meio Ambiente (CMA), de Ciência e Tecnologia (CCT) e de Agricultura (CRA) do Senado Federal sobre a reforma do Código Florestal.

Contra crença de escassez, produção alimentar pode dobrar junto a maiores rios do mundo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219395.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Estudo inédito lançado no Congresso Mundial da Água, no Brasil, mostra que maiores bacias do mundo têm capacidade de dobrar produção alimentar até 2050. O Rio São Francisco faz parte da solução. O ponto de partida era a anunciada crise mundial de alimentos e escassez de água. As projeções mostravam que as bacias dos principais rios estavam sob enorme pressão para produzir comida e água para uso doméstico, industrial e energético, e que uma catástrofe estava por vir.

Lei do Bambu vai potencializar pesquisas com a planta

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219392.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O Brasil possui a maior diversidade de bambu das Américas, com cerca de 200 espécies. O cultivo e a aplicação dessa planta predominante na Amazônia Brasileira viraram política pública. Um projeto de lei sancionado no início de setembro de 2011 cria a Lei do Bambu, mecanismo de incentivo ao cultivo e manejo sustentado deste recurso natural e que estabelece um novo conceito para a gramínea, que passa a ser tratada como produto agrícola e contará com linhas de financiamento diferenciadas.

Frente parlamentar pede ao presidente da Câmara votação da PEC do Voto Aberto

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219401.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Representantes da Frente Parlamentar em Defesa do Voto Aberto se reuniram ontem (27/09/11) com o presidente da Câmara dos Deputados, deputado Marco Maia (PT-RS), para pedir a votação do segundo turno da proposta de emenda à Constituição - PEC 349/01 - que institui o voto aberto em todas as votações do Parlamento. Eles também entregaram a Marco Maia as fichas de adesão ao movimento de 275 deputados e senadores.

Compra coletiva diminui custos na produção rural

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219398.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Na era da informação, cada vez mais pessoas se unem em redes para tratar de seus interesses comuns. Uma prática que está se tornando febre é a compra coletiva de produtos e serviços pela Internet, onde empresas ofertam produtos a um preço reduzido, atraindo centenas de compradores.

Empresa incubada cria programa de rastreamento de tilápias

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219397.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A tilápia produzida pela Associação dos Aquicultores do Apodi (Aquapo) passará a ser rastreada. O trabalho, semelhante ao que já é feito na fruticultura e com a carne bovina, garante ao consumidor informações precisas sobre a qualidade e a procedência do produto. A iniciativa está sendo viabilizada pelo Sistema Brasileiro de Rastreabilidade do Pescado (Sibrap), desenvolvido pela pequena empresa do Vale do Açu (RN), Aquabio Aquicultura.

Acordo permitirá que informações sobre trabalho escravo cheguem ao campo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219396.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e a Comissão Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo (Conatrae) da Secretaria de Direitos Humanos assinaram ontem (27/09/11) um acordo de cooperação para prevenção e enfrentamento ao trabalho escravo no país. O documento prevê ações conjuntas de enfrentamento à prática. O alerta à população do campo sobre o aliciamento e as formas de trabalho escravo por meio de materiais informativos e capacitação de técnicos está entre essas medidas.

Cigarrinhas das pastagens começam ataque no período chuvoso

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219394.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O início do período chuvoso em Rondônia traz uma preocupação a mais para os produtores rurais: o ataque das cigarrinhas das pastagens, insetos sugadores que causam prejuízos às pastagens e às culturas de cana-de-açúcar, arroz, milho, sorgo e outras gramíneas. De acordo com o pesquisador da Embrapa Rondônia (Porto Velho), José Nilton Costa, é nesta época, geralmente nos meses de setembro e outubro, que ocorre a eclosão dos ovos que ficam no solo e resistem às condições adversas do período da seca, dando origem às ninfas, a forma jovem da cigarrinha.

Parceria entre Embrapa e Isca vai levar tecnologia de feromônios para controle biológico de pragas ao mercado

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219393.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Uma parceria firmada recentemente entre a Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, uma das 47 unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), e a empresa Isca Tecnologias, vai possibilitar que produtos desenvolvidos a partir de feromônios para controlar o complexo de percevejos da soja cheguem ao setor produtivo. Os feromônios são os mais importantes elementos da comunicação entre os insetos. São substâncias químicas de cheiro peculiar, presentes em cada espécie, que atuam como meios de comunicação.

Pesquisar este blog