Selecione o dia...

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Justiça mantém decisão da Anvisa sobre banimento do agrotóxico Metamidofós

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219402.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O Tribunal Regional Federal suspendeu a liminar que autorizava a empresa Fersol Indústria e Comércio S/A a continuar produzindo o agrotóxico metamidofós no país, apesar de a Resolução RDC 01/2011 da Anvisa determinar a retirada do produto do mercado brasileiro. A decisão do Tribunal Regional da Primeira Região foi proferida no dia 5 de setembro de 2011.

Com vassouras em frente ao Congresso, ONG defende voto aberto e Ficha Limpa

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219411.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O gramado em frente ao Congresso Nacional amanheceu ontem (28/09/11) com 594 vassouras, em uma manifestação a favor da Lei da Ficha Limpa, que torna mais rígidos os critérios para quem quer se candidatar a cargo eletivo, e do voto aberto de parlamentares. A organização não governamental (ONG) Rio de Paz colocou as vassouras como um simbolismo em favor de uma limpeza no Parlamento brasileiro.

Existência do aquecimento global é questionada em pesquisa

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219404.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Depois de analisar e comparar literaturas sobre o aquecimento global, a geógrafa Daniela de Souza Onça é enfática: "as hipóteses que afirmam a existência do aquecimento global e sua culpabilidade pelos eventos extremos não são teorias científicas solidamente estabelecidas, e sim saídas de modelos matemáticos do clima." Ou seja, para a pesquisadora, "o aquecimento global não é uma realidade!"

Índice GaIn aponta os países mais preparados às mudanças climáticas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219403.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Já há algum tempo as nações mais pobres do planeta e os pequenos países insulares são considerados os mais vulneráveis às mudanças climáticas e por isso deveriam ser os primeiros a receber a ajuda internacional. Dar embasamento para essa teoria é o principal objetivo do Índice de Adaptação Global (GaIn), que foi publicado neste mês e que avaliou inúmeros fatores para chegar a um ranking mundial que combina dados da prontidão de um país e de sua vulnerabilidade.

Leilão de energia para 2016 tem 377 projetos inscritos, somando 24.253 MW

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219410.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] 377 projetos de geração podem disputar o leilão da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), marcado para o dia 20 de dezembro, para atender ao mercado nacional a partir de 2016. Segundo nota divulgada ontem (28/09/11) pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE), no Rio de Janeiro, os empreendimentos já cadastrados somam 24,2 mil megawatts (MW) de capacidade, pouco mais de 21% da capacidade total instalada atualmente no país.

Minas aposta na qualidade do alho para concorrer com produto importado

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219409.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Apesar das importações crescentes de alho pelo Brasil -- entre janeiro e agosto de 2011 entraram no país 109,9 mil toneladas do produto argentino e chinês --, os agricultores mineiros investem no aumento da safra. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) estima que a produção de alho em Minas Gerais, em 2011, vai alcançar 19,7 mil toneladas, volume 5,3% maior que o registrado no ano passado.

Ministro da Agricultura defende aprovação do Código Florestal ainda este ano

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219408.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Ao participar ontem (28/09/11) da abertura do 3º Seminário da Frente Parlamentar do Cooperativismo, o ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro, defendeu a necessidade de o Senado Federal aprovar o projeto do novo Código Florestal ainda em 2011. Segundo Ribeiro, a governo está estabelecendo metas para isso.

Senado Federal aprova MP que cria o programa Brasil sem Miséria

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219407.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O plenário do Senado Federal aprovou ontem (28/09/11) a Medida Provisória (MP) 535 que institui os programas de Apoio à Conservação Ambiental e de Fomento às Atividades Produtivas Rurais direcionados às famílias em situação de extrema pobreza. A MP integra o plano Brasil sem Miséria, lançado no início de julho pela presidente Dilma Rousseff. Mesmo a favor do mérito do projeto, a oposição criticou o excesso de MPs.

Projeto irá incentivar sinais distintivos para o café

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219406.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Por iniciativa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), por meio do Conselho Nacional do Café (CNC), foi realizada, no dia 22 de setembro de 2011, reunião com instituições participantes do Consórcio Pesquisa Café e a Embrapa Café para delinear projeto estruturante com foco na valorização das diferentes regiões produtoras por meio do uso de sinais distintivos - como Marcas Coletivas, Indicações Geográficas ou Marcas de Certificação para o café brasileiro. A iniciativa contará também com a parceria de associações e cooperativas de café e empresas do setor.

Site irá mostrar o que a Embrapa realiza em pesquisa florestal

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219405.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Vamos passear na floresta? Ou, melhor, vamos passear pela pesquisa florestal? É esse convite que a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) faz aos internautas desde ontem (28/09/11), quando lançou o hotsite Florestas na Embrapa - www.florestasnaembrapa.com.br. A ideia é que o espaço seja um retrato do que a empresa realiza de pesquisa na área florestal, tanto em relação às florestas nativas quanto plantadas, além de esclarecer sobre como as florestas estão presentes no dia a dia das pessoas.

Pesquisar este blog