Selecione o dia...

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Ministério da Agricultura envia laudos solicitados pela Rússia

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219420.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) enviou ontem (29/09/11) os laudos de inspeção de 15 estabelecimentos, exigidos pelo Serviço Federal de Fiscalização Sanitária da Rússia (Rosselkhoznadzor). A troca de documentos técnicos entre os dois países intensificou-se desde o final de maio deste ano, quando a Rússia comunicou a suspensão das importações de carne de três estados brasileiros: Mato Grosso, Paraná e Rio Grande do Sul.

Incaper alerta para o aumento de cupins durante a primavera

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219417.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Não são apenas as flores que marcam o início da primavera, também caracterizada pelo aumento das temperaturas. A estação vem acompanhada de uma visita silenciosa, mas que pode provocar muitos prejuízos. São os cupins. Nas residências, eles atacam móveis de madeira, livros, paredes e até roupas. Já nas lavouras, se alastram em diferentes culturas e causam sérios danos às plantações.

O futuro da Amazônia

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219416.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Cientistas de 14 instituições de pesquisa europeias e sul-americanas -- incluindo o Brasil, a Bolívia, a Colômbia e o Peru - iniciaram um novo e ambicioso programa de pesquisa para prever o que poderá ocorrer com a Amazônia ao longo das próximas décadas. Intitulado Amazalert, o projeto tem como objetivo testar previsões que sugerem que, sob contínuas mudanças climáticas e desflorestamento, as florestas da região amazônica poderão estar vulneráveis a degradação em diversos aspectos, como no clima, águas e comunidades.

Dia de Campo na TV mostra novo zoneamento de pastagens

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219414.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O tema principal do Dia de Campo na TV desta semana é o Novo zoneamento de pastagens. O programa vai ao ar hoje, 30 de setembro de 2011, pelo Canal Rural (Net/Sky e internet) a partir das 9h30. E no dia 2 de outubro, às 8 horas, pela TV NBR (canal do Governo Federal, captada por cabo, parabólica ou internet), com reprise no dia 5, às 9h10, e no dia 7, às 16 horas.

Anvisa não pode exigir que publicidade de alimentos informe teor de açúcar, gorduras e sódio

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219421.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Justiça Federal decidiu que não compete à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) regular a publicidade de produtos que possam ser nocivos à saúde. A decisão respondeu a um pedido da Associação Nacional das Indústrias de Biscoito (Anib) questionando uma resolução da agência que trata da propaganda de alimentos que contenham "quantidades elevadas de açúcar, de gordura saturada, de gordura trans, de sódio, e de bebidas com baixo teor nutricional".

3º Prêmio Top Etanol abre inscrições

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219419.htm
[ TECNOLOGIA # CONCURSOS ] Profissionais de nível técnico, além de estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores e inventores, podem inscrever até o dia 29 de fevereiro de 2012 seus trabalhos na terceira edição do Prêmio Top Etanol. A premiação reconhecerá trabalhos acadêmicos, como teses e artigos publicados por estudantes de graduação e pós-graduação, matriculados no período de 2009 a 2011, relacionados a Agroenergia e Meio Ambiente.

Chapada Diamantina pode se transformar em um dos maiores produtores de vinhos finos do mundo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219418.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Com solo e clima semelhantes aos das regiões produtoras da França e aos do Vale dos Vinhedos, no Rio Grande do Sul, a Chapada Diamantina pode ter sua realidade mudada com a produção de uvas especiais e se transformar em uma das maiores produtoras de vinhos finos do mundo. Foi o que disse o secretário da Agricultura da Bahia, Eduardo Salles, ao assinar, no município de Mucugê, protocolo de intenções com o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Mucugê para a instalação de uma unidade de observação de uvas viníferas para produção de vinhos finos em parceria da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA) e a Embrapa.

Embrapa lança manuais de equipamentos para pequeno produtor

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219415.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A Embrapa Arroz e Feijão concluiu a edição de dois manuais para montagem de seis máquinas destinadas à agricultura familiar, desenvolvidas pela equipe de mecanização da Empresa, composta por José Geraldo da Silva (pesquisador), Márcia Gonzaga de Castro (analista), Eli Gonçalves, Wanderley Gomes Neto e Aparecido Tomas (assistentes). São três trilhadoras e três abanadoras para uso em lavouras comunitárias ou de pequenos produtores de arroz, feijão, milho e outros grãos.

Brasil "protege árvores mas não pessoas" na Amazônia, diz jornal britânico

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219413.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Uma reportagem do jornal britânico The Guardian afirma que o Brasil "protege as suas árvores, mas não as pessoas" na Amazônia. Para o jornal, "progresso em reduzir desmatamento é ofuscado por assassinatos brutais". A reportagem de página inteira assinada de Marabá, no Pará, aborda a prática recorrente de assassinatos de ambientalistas na região Norte do país, o mais recente, do ativista José Cláudio Ribeiro da Silva e sua esposa, Maria do Espírito Santo.

A madeira é nossa

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219412.htm
[ ECONOMIA # ARTIGOS ] Quando se discute desenvolvimento florestal, sob o enfoque de uma política de longo prazo, alinhada a demandas nacionais projetadas e oportunidades do mercado internacional, normalmente vêm à tona três objetivos estratégicos: mais do que dobrar a área de florestas plantadas no país em 10 anos, saindo dos atuais 7 milhões de hectares plantados para cerca de 15 milhões; apoiar a modernização contínua das cadeias produtivas derivadas da madeira - como papel, celulose, bioenergia (lenha, carvão vegetal e pellets), toras industriais, madeira serrada, painéis de madeira e móveis; estruturar e regulamentar o mercado de madeira, tornando-o moderno e harmonizado com metas de sustentabilidade ambiental.

Pesquisar este blog