Selecione o dia...

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Brasil não está preparado para o envelhecimento da população

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219448.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O Brasil deverá chegar a 2050 com cerca de 15 milhões de idosos, dos quais 13,5 milhões com mais de 80 anos. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2025, o país será o sexto do mundo com o maior número de idosos. Apesar da criação de políticas voltadas para essa camada da população, como o Estatuto do Idoso, instituído em 2003, a velocidade do envelhecimento tem superado a implementação de ações para oferecer melhores condições de vida à terceira idade.

Complexo Agroindustrial do Biodiesel é tema de livro

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219447.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] A Embrapa acaba de lançar o livro Complexo Agroindustrial do Biodiesel no Brasil: Competitividade das cadeias produtivas de matérias-primas. A publicação reúne as principais características de produção de cinco oleaginosas disponíveis no Brasil para o biodiesel: soja, dendê, girassol, mamona e canola. O trabalho, realizado ao longo de quatro anos, reuniu mais de 20 centros de pesquisa da Embrapa, além de professores, pesquisadores de outras instituições, alunos de pós-graduação, técnicos e empresários do setor agrícola e agroindustrial.

O poder das flores contra a mudança climática

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219442.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O escritório de Gazalla Amin, nos arredores da capital do Estado indiano de Jammu e Cachemira, cheira a lavanda, aroma que emana de um monte de flores secas colocadas em um recipiente no canto da sala. A fragrância nada tem de extravagante nem de feminino. Aos quarenta e tantos anos, esta médica de profissão irrompeu no setor agrícola, que neste lugar é dominado pelos homens. Amin se colocou à frente de agricultores endividados, pobres e derrotados pelas incertezas climáticas e pela perda de cultivos, e atua com o exemplo de alternativas agrícolas viáveis.

Agonia sem fim

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219441.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Uma agonia sem fim. Assim pode ser resumida a situação das centenas de famílias rurais cujas propriedades foram invadidas ou estão sob ameaça de invasão por grupos que se denominam indígenas. Para debater a questão fundiária no oeste de Santa Catarina e as frequentes ameaças de expulsão de famílias de produtores rurais para criação de áreas indígenas a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) reuniu mais de 200 produtores rurais do oeste em Chapecó, no final do mês de setembro de 2011.

Procon e Apas lançam campanha em supermercados sobre prazo de validade

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219450.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Desde o dia 1º de outubro de 2011, o consumidor que encontrar um produto com prazo de validade vencido nos supermercados de São Paulo vai receber um produto similar, dentro do prazo de validade, gratuitamente. A ação faz parte da campanha De Olho na Validade, que foi desenvolvida pelo Procon de São Paulo e pela Associação Paulista de Supermercados (Apas). Participam mais de 2,6 mil lojas associadas à Apas em todo o estado de São Paulo, devidamente identificadas com cartazes da campanha.

No Dia do Idoso, país tem pouco a comemorar

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219449.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] No Dia do Idoso, celebrado em 1º de outubro, a psicóloga Vera Lúcia Coelho, professora do curso de psicologia clínica da Universidade de Brasília (UnB), faz um alerta: "O Brasil precisa se preparar para o envelhecimento acelerado da população nos próximos anos." Segundo ela, as autoridades públicas devem ficar atentas a isso: "Temos a ilusão de viver em um país de jovens. A propaganda de que a beleza jovem é a única possível e saudável está impregnada na gente." Também no dia 1º de outubro, o Brasil comemorou oito anos do Estatuto do Idoso.

Embrapa Florestas lança livro "Palmeiras para produção de palmito"

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219446.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] Foi lançado durante o I Simpósio Brasileiro da Pupunheira, que aconteceu de 27 a 30 de setembro em Ilhéus (BA), o livro Palmeiras para produção de palmito. Editado pela Embrapa Florestas (Colombo/PR), o livro vai ser comercializado pela Livraria Virtual da Embrapa no endereço www.embrapa.br/liv. O Brasil é considerado um dos maiores produtores e consumidores de palmito no mundo. No entanto, sua produção ainda é predominantemente extrativista. Nas últimas décadas, o aumento das restrições legais e econômicas ao extrativismo tem favorecido o interesse por palmitos cultivados.

Cultivares da Embrapa indicadas para safra 2011-2012 de feijão-caupi

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219445.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Quatorze cultivares de feijão-caupi desenvolvidas pela Embrapa Meio-Norte em parceria com outras Unidades da instituição, estão sendo indicadas para a safra 2011/2012, no Piauí e Maranhão. A indicação é do pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), através do zoneamento agrícola, que aponta a lista dos municípios aptos para o plantio nos estados.

CNI-Ibope: "Faxina" contra a corrupção eleva aprovação do governo a 51%

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219444.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A imagem da presidente Dilma Rousseff associada à "faxina" contra a corrupção fez com que a avaliação do seu governo crescesse para 51% em setembro. Em julho, esse percentual era de 48%. As informações são da terceira Pesquisa CNI-Ibope do ano, divulgada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) no dia 30 de setembro de 2011.

Bionegócio e bionergia: superando as fronteiras entre setores da economia

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219443.htm
[ ECONOMIA # ARTIGOS ] No último dia 15 [15/09/11], o Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) promoveu o seminário Bioenergia: Alternativas e Avaliação de Impactos no Brasil e nos EUA. O Seminário foi organizado para receber os professores David Zilberman, da Universidade de Berkeley, e Madhu Khanna, da Universidade de Illinois, ambos profundamente envolvidos com alguns dos temas mais polêmicos da atualidade: as alternativas energéticas baseadas no poder da fotossíntese - a fotossíntese em tempo real, como fala Eduardo Trigo, renomado economista argentino - em comparação com o uso de combustíveis fósseis e outras fontes alternativas de energia. Os dois atuam no Energy Biosciences Institute (EBI), um instituto financiado pela British Petroleum e localizado nas duas universidades, com um orçamento de US$ 500 milhões para 10 anos de pesquisa, com foco em 2ª geração a partir de gramíneas.

Pesquisar este blog