Selecione o dia...

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Brasil precisa dobrar investimentos em ciência, tecnologia e inovação

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219479.htm
[ POLITICA # EVENTOS ] A ampliação dos recursos destinados pelo governo à ciência, tecnologia e inovação foi a tônica do primeiro dia do Seminário Internacional de Inovação Agropecuária, realizado pela Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (CAPADR) da Câmara dos Deputados, ontem (05/10/11).

Pesquisador sugere regeneração natural para APPs ocupadas por pastagens

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219472.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Cerca de 80% do passivo ambiental - áreas hoje ocupadas irregularmente com pastagem - poderá ser resolvido com o isolamento da área para regeneração natural da vegetação e com a adoção da técnica de manejo rotacionado de pastos - divisão da fazenda em pequenas áreas de pasto, com o deslocamento planejado do gado em cada parte. A proposta foi apresentada pelo professor da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), Gerd Sparovek, em debate na Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) do Senado Federal, ontem (05/10/11).

Pesquisa indicará quantidade de grãos desperdiçada durante o transporte

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219471.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Uma pesquisa inédita - elaborada por meio de parceria da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) - vai permitir ao setor de transportes conhecer a quantidade de grãos desperdiçada durante o trajeto pelas estradas do país, pelo interior ou até os portos. No final de setembro de 2011, os técnicos das entidades reuniram-se em Brasília e discutiram os detalhes do trabalho.

Produção de fertilizantes de resíduos de suínos e aves é tema do DCTV

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219470.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O tema principal do Dia de Campo na TV desta semana é Produção de fertilizantes de resíduos de suínos e aves. O programa vai ao ar dia 7 de outubro de 2011 pelo Canal Rural (Net, Sky e internet) a partir das 9h30. E no dia 9, às 8 horas pela TV NBR (canal do Governo Federal, captada por cabo, parabólica ou internet), com reprise no dia 12, às 9h10, e no dia 14, às 16 horas.

Câmara dos Deputados aprova combate à especulação com o dólar

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219478.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A Câmara dos Deputados aprovou ontem (05/10/11) o projeto de lei de conversão do deputado Reinhold Stephanes (PMDB-PR) para a Medida Provisória 539, que deu poderes adicionais ao Conselho Monetário Nacional (CMN) para restringir operações no mercado de capitais e derivativos.

Câmara aprova criação de Estatuto da Juventude

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219477.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Câmara dos Deputados aprovou ontem (05/10/11) o Estatuto da Juventude -- projeto que tramitava na Casa desde 2004 e que foi relatado pela deputada Manuela DÁvila (PCdoB-RS). O texto prevê os direitos e as políticas públicas destinadas aos jovens de 15 a 29 anos. O documento cria também a Rede e o Sistema Nacional de Juventude, que incluirão os conselhos estaduais de juventude e os sistemas de avaliação e informação sobre a juventude.

Vantagens do uso de insetos no controle de pragas e doenças

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219476.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Nem todo inseto é ruim para as plantas. Na verdade, alguns deles são tão benéficos que o melhor a fazer é criar condições para que se estabeleçam em meio aos cultivos, porque fazem, com vantagens, o que os agricultores só têm conseguido com o uso intensivo de insumos químicos: controlar pragas responsáveis por danos diversos à produção agrícola.

Evento internacional reúne cadeia produtiva do café

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219475.htm
[ ECONOMIA # EVENTOS ] Empresários e profissionais da cadeia produtiva do café do Brasil e de outros países vão se reunir para trocar experiências, desenvolver novas ideias e fazer negócios. O encontro acontece no 6º Espaço Café Brasil (ECB) - principal feira de cafés do país - de 6 a 8 de outubro de 2011, no Pavilhão do Expo Center Norte, em São Paulo (SP). Participam do evento cerca de 70 marcas e empresas expositoras de diferentes áreas do setor. A inscrição é gratuita e pode ser feita pelo site ou no local da feira.

CNI quer mudar lei das PPPs para ampliar investimentos em infraestrutura

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219474.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Confederação Nacional da Indústria (CNI) quer aumentar o limite de 3% da receita corrente líquida dos estados e municípios para aportes da União às Parcerias Público Privadas estaduais e municipais, as PPPs, como medida para ampliar os investimentos em infraestrutura. A proposta foi apresentada no dia 4 de outubro de 2011, pelo presidente do Conselho de Infraestrutura da CNI, José de Freitas Mascarenhas, em seminário na entidade, em Brasília, promovido pela Frente Parlamentar Mista em Defesa da Infraestrutura Nacional.

O feijão transgênico da Embrapa é seguro

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219473.htm
[ TECNOLOGIA # ARTIGOS ] Um dos temas importantes da oposição às plantas geneticamente modificadas (PGMs) é a questão da pureza genética. Genes de um organismo não poderiam atuar em outros, algo que não seria "natural". Desconhece-se ou ignora-se propositalmente a crescente literatura que mostra a transferência horizontal de genes entre bactérias, fungos, vermes, plantas e mesmo entre humanos e bactérias e até DNA de Trypanosoma passando para células do coração humano. Um gene de peixe transfere ao organismo receptor apenas sua função catalítica ou estrutural definida e não a característica "peixe".

Pesquisar este blog