Selecione o dia...

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

PEC do Trabalho Escravo tramita há dez anos na Câmara e aguarda votação

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219515.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Proposta de Emenda à Constituição 438/01, conhecida como PEC do Trabalho Escravo, tramita há dez anos na Câmara dos Deputados. A matéria já foi votada em primeiro turno na Casa, mas precisa passar por uma segunda discussão. Caso haja alteração, ela volta ao Senado Federal para nova apreciação, pois foi lá que a proposta começou a tramitar.

Estudo mostra que especulação de alimentos leva à fome

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219520.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Meta do Milênio mais importante estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) - a redução da miséria e da fome pela metade até 2015 - está cada vez mais distante de se tornar realidade. Segundo estimativas da Misereor, organização para a ajuda ao desenvolvimento da Igreja Católica, desde meados dos anos 1990, o número de famintos no mundo aumentou de 850 milhões para 950 milhões de pessoas.

Queijo Minas Artesanal do Serro tem Indicação Geográfica reconhecida

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219519.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Produtores do queijo Minas Artesanal do Serro, atendidos pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), contam a partir de agora com mais uma ferramenta para garantir qualidade, proteção, tradição e valor ao produto da região, que engloba 11 municípios. O Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi) acaba de aprovar a Indicação Geográfica (IG) para o tipo de queijo artesanal fabricado nesta área do Estado. O reconhecimento, da espécie Indicação de Procedência (IP), já foi publicado na última Revista da Propriedade Industrial, órgão oficial do Inpi.

Com patente da UnB, empresa vai produzir extrato de pequi em cápsulas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219512.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O professor Cesar Koppe, do Instituto de Biologia da Universidade de Brasília (UnB), descobriu uma forma de preservar os pequizeiros do Cerrado: agregando valor ao seu produto, o pequi. Em dez anos de pesquisas, Cesar elaborou um produto em cápsulas que concentra as propriedades antioxidantes e antiinflamatórias do extrato e do óleo de pequi.

Protestos contra Wall Street se espalham pelos Estados Unidos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219521.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Originadas em Nova York, manifestações contra a falta de emprego e a ganância do setor financeiro se espalham para Washington, Los Angeles e várias outras cidades dos EUA. Os protestos contra o sistema financeiro e a desigualdade social nos Estados Unidos estão aumentado e já atingem também outras cidades além de Nova York, onde as ações tiveram início, em meados de setembro de 2011.

Mestrado UVA/Embrapa em Zootecnia abre inscrições para turma 2012

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219518.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] Estão abertas até o dia 16 de novembro de 2011 as inscrições para o curso de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Zootecnia da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), desenvolvido em parceria com a Embrapa Caprinos e Ovinos (Sobral/CE). A seleção para o curso, que tem como área de concentração a produção animal, disporá de dezenove vagas, distribuídas por quatro linhas de pesquisa: Produção e Nutrição de Ruminantes (sete vagas), Produção e Nutrição de Não Ruminantes (duas vagas), Forragicultura e Pastagens (três vagas), Reprodução e Melhoramento Genético Animal (sete vagas).

Congresso Internacional do Leite da Embrapa já contabiliza 500 participantes

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219517.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] Cerca de 500 pessoas já confirmaram sua participação no Congresso Internacional do Leite, realizado pela Embrapa Gado de Leite. O evento, que está em sua décima edição, será realizado pela primeira vez na Região Nordeste. Dos dias 26 a 28 de outubro de 2011, palestrantes de renome internacional se reunirão no hotel Ritz Lagoa da Anta, em Maceió (AL) para debaterem sobre os seguintes temas: Mercado e políticas públicas para o leite; Pecuária de leite de baixo carbono; Qualidade do leite; Melhoramento genético; Bem estar animal.

Contag defende mais rigor para coibir trabalho análogo à escravidão

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219516.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O secretário de Assalariados Rurais da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), Antonio Lucas Filho, defende que os mecanismos em vigor para o combate ao trabalho análogo à escravavidão cumprem o seu papel, mas que é preciso medidas mais rigorosas para evitar a prática. "Temos consciência de que é preciso avançar nas políticas públicas para os trabalhadores assalariados do campo", destacou.

Problemas de transportes dão prejuízo a agricultor de orgânicos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219514.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Produtores de frutas e verduras orgânicas ganham, em média, 20% a menos do que poderiam por problemas de logística. Essa é uma das conclusões da dissertação de mestrado de Feruccio Branco Bilich, defendida no Programa de Pós-Graduação em Agronegócios da Universidade de Brasília (UnB).

Estudo aponta que reflorestamento previsto por lei é pouco utilizado no Brasil

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219513.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O reflorestamento sustentável pode ser uma alternativa eficiente para conter o desmatamento nas florestas brasileiras. O método, no entanto, ainda é pouco utilizado no Brasil, apesar de previsto em lei. É o que mostra o pesquisador Sidney Sabbag em estudo realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Florestais da Universidade de Brasília (UnB). Complexidade e alto custo do processo para as empresas, além de fiscalização deficiente pelos órgãos ambientais, são as principais razões apontadas pelo autor da pesquisa para o não cumprimento da legislação.

Pesquisar este blog