Selecione o dia...

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Emissão de gás carbônico em nova fronteira agrícola é pouco investigada

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219560.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Os efeitos do desmatamento na nova fronteira agrícola do Cerrado - formada pelo Maranhão, Tocantins, Piauí e pela Bahia - são menos conhecidos e estudados pela ciência do que em outras áreas do bioma. Os quatro estados formam a parte norte do Cerrado, batizada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) como Matopiba. O motivo da atração pelo Matopiba é o preço das terras, mais baratas do que, por exemplo, áreas de Mato Grosso e de Goiás, onde já há intensa atividade agropecuária.

Câmara sediará encontro brasileiro de secretários de Meio Ambiente

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219549.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Câmara dos Deputados vai sediar, entre 25 e 26 de outubro de 2011, o Encontro Brasileiro de Secretários de Meio Ambiente - Articulação Política pela Sustentabilidade. A palestra de abertura será feita pela ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, que falará sobre desafios e perspectivas para o setor.

Plantio direto na palha é incentivado pelo Programa Agricultura de Baixo Carbono

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219545.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Com o objetivo de permitir que produtores adotem cada vez mais processos tecnológicos que neutralizem as consequências dos gases de efeito estufa gerados pelas atividades agropecuárias, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) disponibilizou no Plano Agrícola e Pecuário de 2011 um pouco mais de R$ 3 bilhões para o Programa de Agricultura de Baixo Carbono (ABC), uma das iniciativas incentivadas pelo Programa é o Plantio Direto na Palha.

PIB da agropecuária cresce 4,85% no primeiro semestre de 2011

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219542.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O Produto Interno Bruto (PIB) da agropecuária cresceu 0,61% em junho, elevando para 4,85% a expansão do PIB do setor primário no primeiro semestre de 2011 na comparação com o mesmo período de 2010, de acordo com análise divulgada no dia 7 de outubro pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

Especialistas ibero-americanos discutem mudanças climáticas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219550.htm
[ POLITICA # EVENTOS ] Políticas públicas, estratégias e propostas para reduzir os impactos gerados por fatores relacionados ao clima, segurança alimentar e economia verde. Estes são alguns dos temas do seminário Mudanças Climáticas e Agricultura na Ibero-américa, que será aberto hoje (13/10/11), em Brasília (DF).

Empresa lança livro digital gratuito com informações sobre 265 incubadoras

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219548.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Um livro digital, desenvolvido pela empresa Luz Consultoria, apresenta um levantamento sobre 265 das cerca de 400 incubadoras de todo País. O acesso é gratuito, mas é necessário fazer cadastro, e permite ao interessado identificar, por exemplo, o segmento de cada uma - tecnologia, biotecnologia, prestação de serviços e economia criativa, entre outros. A ideia dessa empresa carioca é atualizar permanentemente as informações. Clique aqui para acessar a publicação.

Afaste os insetos com citronela

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219547.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O incômodo provocado pelos mosquitos pode ser resolvido de forma simples e com soluções caseiras, aproveitando as propriedades da citronela. Essa planta aromática, uma gramínea perene originária do sudoeste da Ásia, já se tornou comum em Santa Catarina. As folhas fornecem um óleo essencial utilizado na fabricação de repelentes, aromatizadores de ambientes, detergentes, perfumes, sabonetes, cremes e outros cosméticos.

Abitrigo lança a cartilha O Triticultor e o Mercado

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219546.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A Associação Brasileira da Indústria do Trigo (Abitrigo) lançou a cartilha O Triticultor e o Mercado, uma publicação que resume um estudo sobre as relações entre a produção de trigo e o mercado.

Parceria com estados amplia organização produtiva das mulheres rurais

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219544.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Ações de mobilização, capacitação, articulação e assessoria aos grupos produtivos de mulheres rurais são o foco das parcerias que a Diretoria de Políticas para Mulheres Rurais (DPMR) do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) quer estabelecer com os Governos Estaduais, por meio de organismos de políticas para mulheres.

Produtos da agricultura familiar com bônus em outubro

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219543.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Em outubro de 2011, o Programa de Garantia de Preços para a Agricultura Familiar (PGPAF) concede bônus para o financiamento de 17 produtos: açaí, arroz longo fino em casca, babaçu (amêndoa), borracha natural (extrativista), cará (inhame), cebola, feijão, leite, mangaba, pequi, piaçava (fibra), pó cerífero de carnaúba (tipo B), sisal, sorgo, trigo, triticale e umbu.

Pesquisar este blog