Selecione o dia...

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Entidades científicas apontam equívocos no Código Florestal aprovado pela Câmara

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219561.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e a Academia Brasileira de Ciências (ABC) encaminharam ao Senado Federal um documento no qual as entidades destacam os pontos que precisam ser revistos no Projeto de Lei da Câmara 30/2011, que trata da reformulação do Código Florestal brasileiro. Baseado em critérios científicos, o documento visa contribuir para o aperfeiçoamento do PLC, corrigindo os equívocos verificados na votação da matéria pela Câmara dos Deputados. Leia aqui a íntegra do documento (arquivo PDF).

Soja sem desmatamento

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219566.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] As 25 empresas comercializadoras de soja representadas pela Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) e pela Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (ANEC) reafirmaram na manhã de ontem (13/10/11), em evento em Brasília (DF), seu compromisso com a moratória da soja. Isso significa que, pelo quinto ano consecutivo, nenhuma dessas empresas - que representam 90% da comercialização de soja no país - poderá comprar o grão de fornecedores na Amazônia que tenham desmatado após julho de 2006.

Pesquisador da UENF desenvolve métodos de controle para formigas cortadeiras

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219563.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Encontradas exclusivamente nas regiões tropicais e subtropicais das Américas, as formigas cortadeiras dos gêneros Atta e Acromyrmex - conhecidas popularmente como saúvas e quenquéns - são uma das pragas que mais afetam a agricultura no Brasil, diminuindo a produtividade. No município fluminense de Campos de Goytacazes, o zoólogo Richard Ian Samuels, professor da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF) e Cientista do Nosso Estado da Faperj, coordena o desenvolvimento de dois métodos de controle desses insetos, que atacam muitas espécies de plantas cultivadas, cortando folhas e ramos.

Empresas nascentes se apresentam no 11º Seed Forum FINEP

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219562.htm
[ ECONOMIA # EVENTOS ] Empreendedores inovadores têm a chance de ficar frente a frente com os maiores investidores de capital semente do país - tanto instituições, como pessoas físicas (anjos). Durante o 11º Seed Forum Finep (fórum de capital semente), 16 empresas fluminenses de base tecnológica terão a oportunidade de apresentar negócios promissores e fechar parcerias para obtenção de capital. O evento acontece dia 21 de outubro de 2011, na Bolsa do Rio, e as informações sobre as inscrições podem ser obtidas no telefone (21) 2555-0847 ou por intermédio do e-mail forum@finep.gov.br.

Comissão Europeia apresenta proposta de nova política agrária para Europa

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219570.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Política agrária quer incentivar agricultura ecológica ao oferecer subsídios a quem reservar, por exemplo, 7% das terras aráveis para campos, arbustos ou bosques. Proposta, porém, frustra expectativas de agricultores.

Comissão Europeia concentrará esforços para ajudar países pobres

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219569.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Comissão Europeia (CE), órgão político da União Europeia (UE), informou ontem (13/10/11) que concentrará os esforços nos próximos dois anos em ajudar os países mais pobres do mundo. As prioridades foram definidas durante reunião em Bruxelas. A proposta inclui o Brasil. A ideia é buscar mais garantias de proteção social, por meio de apoio aos sistemas de saúde e educação, além da agricultura sustentável e de energias limpas.

Ouro ajuda no controle de pragas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219568.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Um fio de ouro colocado nas costas de insetos sugadores é capaz de mostrar seu comportamento alimentar. Analisando as informações geradas, é possível definir estratégias de combate a esse tipo de praga e, com isso, evitar prejuízos a culturas agrícolas e florestais. Pode até parecer filme de ficção, mas essa estratégia já é realidade nas pesquisas sobre pragas de grande importância econômica para o Brasil, que atacam culturas como hortaliças, citros, trigo, tomate, arroz e espécies florestais.

Plantio de seringueira cresce 5% ao ano nas áreas de pequenos produtores em MT

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219567.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O Programa de Incentivo ao Plantio da Seringueira no Estado de Mato Grosso comprova que na safra 2010/2011 foram plantados 2.210 hectares, em sete Consórcios Intermunicipais nas áreas de agricultores familiares. O engenheiro florestal da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) e membro do programa, Antônio Rocha Vital, fala que a cada ano a heveicultura cresce 5% no Estado. A proposta é implantar 160 mil hectares de seringueira num período de 15 anos. Além da produção de borracha o projeto prevê a recuperação de áreas degradadas e reserva legal com o plantio de seringueira em sistemas agroflorestais.

Embrapa apresenta catálogo de tecnologias na Amazontech 2011

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219565.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Da fossa séptica biodigestora ao óleo de inajá, passando pelo curso de Inventário Florestal Digital. A ampla lista de tecnologias que a Embrapa apresentará no Amazontech 2011 - que será realizado nos dias 18 a 22 de outubro em Palmas, capital de Tocantins - preenchem 34 páginas de um catálogo que será distribuído durante o evento - clique aqui para acessar a publicação.

Horário de verão começa neste domingo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219564.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Começa neste domingo, 16 de outubro de 2011, a 37ª edição do horário de verão brasileiro. À meia-noite de sábado para domingo, os relógios deverão ser adiantados em uma hora nos 10 estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, além do Distrito Federal e a Bahia, encurtando a duração do dia. Este domingo de 23 horas será compensado mais adiante, em 26 de fevereiro de 2012, com um sábado de 25 horas, marcando o término da vigência da medida.

Pesquisar este blog