Selecione o dia...

sábado, 15 de outubro de 2011

Ibase defende mecanismos de proteção contra aumento de preços dos alimentos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219579.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) comemora amanhã (16/10/11) o Dia Mundial da Alimentação, com o tema Preço dos Alimentos: da Crise à Estabilidade. A entidade considera que o preço é uma ameaça para a segurança alimentar dos países em desenvolvimento e quer discutir como esse impacto pode ser reduzido entre as populações mais carentes.

Para exportar mais

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219577.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Metade de tudo o que o Brasil exporta sai de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. O desafio é fazer com que um número maior de estados contribua mais com a balança comercial do País. Como potencial para tanto não falta, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic) lançou, em 2011, o Plano Nacional da Cultura Exportadora.

Mudanças Climáticas será tema da Semana Nacional de C&T

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219574.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] Após incluir a questão da "Ciência para o Desenvolvimento Sustentável" no debate social, na edição do ano passado, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2011 (SNCT) volta a destacar uma temática de relevância estratégica. O maior evento de divulgação científica do País abordará, neste ano, entre 17 e 23 de outubro, o tema Mudanças Climáticas, desastres naturais e prevenção de risco.

Senadora Kátia Abreu é reeleita presidente da CNA para o triênio 2012-14

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219572.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A senadora Kátia Abreu foi reeleita, ontem (14/10/11), presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) pelo Conselho de Representantes da entidade. Titular da chapa única formada para a eleição, a senadora concorreu num colégio eleitoral integrado pelos 27 presidentes das Federações estaduais de agricultura e pecuária, juntamente com a nova Diretoria, que comandará a CNA pelo triênio 2012-2014.

Alto consumo de carne na Alemanha afeta ecossistema brasileiro, diz WWF

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219580.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A fome dos alemães por carne tem contribuído para o desmatamento da floresta Amazônica e do cerrado brasileiro. A conclusão faz parte do estudo intitulado "Carne devora terra", divulgado pela seção alemã da ONG WWF no dia 13 de outubro de 2011 em Berlim. Para atender à demanda anual de 60 quilos de carne per capita na Alemanha, é preciso plantar 1,6 milhão de hectares de soja -- pouco mais de duas vezes e meia o tamanho do Distrito Federal.

Mendes Ribeiro se afasta do Ministério da Agricultura para se submeter a cirurgia

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219578.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro Filho, vai se submeter a cirurgia, hoje (15/10/11), no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, para remover um pequeno tumor no cérebro. Ele ficará afastado do cargo por dez dias, segundo nota veiculada na noite de ontem (14/10/11) no site do ministério.

Internet pode chegar a 80% das residências brasileiras até 2015

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219576.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O acesso à internet, presente em somente 27% dos lares brasileiros, pode quase triplicar ao longo dos próximos quatro anos, segundo o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br). De acordo com o órgão, que integra as iniciativas e serviços de internet no país, políticas de inclusão aliadas à continuidade de aumento da renda do brasileiro podem ser os fatores determinantes para elevar a base de conexões em curto prazo. Atualmente, 4,5 milhões de domicílios têm computadores sem acesso à rede. O número de internautas, considerando locais públicos de acesso, ultrapassa 73 milhões de pessoas.

Pecuária: preços internos sobem e exportação aumenta

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219575.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Na data em que se comemora Dia Nacional da Pecuária (14/10/11), o setor tem motivos para comemorar. "O momento é positivo já que o consumo no mercado interno está absorvendo um volume importante do produto e a oferta de animais para abate, principalmente de pasto, está bastante reduzida. Portanto, a tendência agora é de aumento de preços da arroba do boi nos próximos dias", analisa a assessora técnica da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul), Adriana Mascarenhas.

Projeto Rios Voadores participará da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219573.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] No dia 17 de outubro, o Projeto Rios Voadores, patrocinado pela Petrobras através do Programa Petrobras Ambiental, participará da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2011, em Petrópolis (RJ), na região serrana do Rio de Janeiro. A feira tem entrada franca, e não é necessário inscrição antecipada. O idealizador do projeto, Gerárd Moss, estará na Tenda Amigos da Ciência para realizar palestra e exibir mostra fotográfica sobre esta expedição que percorre os "rios voadores" - correntes de ar carregadas de vapor de água que atravessam a Amazônia e trazem a umidade para outras regiões do Brasil. O objetivo é mostrar como o desmatamento da região amazônica poderia afetar o clima e alterar o ciclo hidrológico, principalmente no Sul e Sudeste do País.

Chapecó será cidade-piloto do Programa de Inclusão Digital no Meio Rural

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219571.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] No perímetro urbano da maioria das cidades brasileiras a internet não é novidade. As comunidades rurais, porém, ainda sofrem com o elevado custo para implantação e manutenção da telefonia fixa e internet. Pensando em ampliar a oferta destes serviços no interior dos municípios catarinenses, a Secretaria da Agricultura e da Pesca de Santa Catarina anunciou o Programa de Inclusão Digital destinado às comunidades rurais. A solenidade ocorreu na tarde ontem (14/10/11), no estande da Secretaria na Exposição-Feira Agropecuária, Comercial e Industrial de Chapecó (EFAPI 2011).

Pesquisar este blog