Selecione o dia...

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Abitrigo: mudança no sistema de classificação do trigo trará vantagens

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219600.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A mudança no sistema de classificação do trigo para efeito de remuneração do produtor, prevista para ser implantada pelo governo federal em 2012, vai trazer vantagens ao país, ao produtor, ao moinho e ao consumidor brasileiro, disse à Agência Brasil o presidente da Associação Brasileira da Indústria do Trigo (Abitrigo), embaixador Sergio Amaral.

Produção de trigo ganha reforço em Minas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219597.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O Programa de Desenvolvimento da Competitividade da Cadeia do Trigo em Minas Gerais (Comtrigo), criado pela Secretaria da Agricultura, terá mais condições de atender aos seus objetivos, porque as entidades estaduais vinculadas ao agronegócio agora podem aumentar a sua participação nas ações. O novo cenário foi criado pelo Decreto Estadual 45.756 de 7 de outubro de 2011, que oficializa o programa.

SBPC e especialistas esperam que Senado Federal considere bases científicas no Código Florestal

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219595.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e especialistas em meio ambiente esperam que o Senado Federal aprecie as novas ponderações científicas na reformulação do Código Florestal, em tramitação na casa. José Goldemberg, doutor em ciências físicas pela Universidade de São Paulo (USP) e professor do Instituto de Eletrotécnica e Energia da mesma universidade, espera que o novo estudo realizado pela SBPC e Academia Brasileira de Ciências (ABC), divulgado no dia 11 de outubro de 2011, sirva de base científica para o Senado Federal corrigir equívocos verificados no Projeto de Lei da Câmara dos Deputados, nº 30/2011.

Nas profundezas da Amazônia, um rio

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219591.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Agosto de 2011, cidade do Rio de Janeiro. Aquele que era para ter sido tão somente mais um Congresso Internacional da Sociedade Brasileira de Geofísica (SBGf), aliás, o 12º, transformou-se numa importante vitrine para uma equipe de pesquisadores de Geofísica do Observatório Nacional (ON), sediado no Rio de Janeiro. No evento, a equipe anunciou uma descoberta que percorreu o mundo prontamente: um rio subterrâneo que se movimenta 4 quilômetros abaixo do Rio Amazonas.

FGV: preços dos alimentos sobem menos e seguram inflação

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219599.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) teve alta de 0,39%, na segunda prévia de setembro, o que representa um decréscimo de 0,11 ponto percentual sobre o resultado anterior (0,50%). Dos sete grupos pesquisados, cinco indicaram aumentos em índices inferiores aos registrados na última apuração, entre eles, o de alimentação cuja variação ficou em 0,17% ante 0,47%.

Tortuga e Embrapa fecham parceria para pesquisas com gado de corte

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219598.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A Tortuga, empresa pioneira em nutrição e saúde animal, e a Embrapa Gado de Corte (Campo Grande/MS), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), fecham uma parceria de três anos para fornecer suplementação mineral para todos os animais daquele Centro.

CNA pede ao INCRA que agilize o georreferenciamento dos imóveis rurais

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219596.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), senadora Kátia Abreu, reuniu-se no dia 14 de outubro de 2011, em Brasília (DF), com o presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Celso Lisboa de Lacerda, para pedir ao Governo federal maior agilidade na identificação georreferenciada dos imóveis rurais.

Pesquisadores de São Paulo lançam abaixo-assinado

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219594.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A mobilização defende a melhoria das condições de trabalho e a valorização dos institutos de pesquisa e de seu corpo técnico-científico. A Associação dos Pesquisadores Científicos do Estado de São Paulo (APqC) lança um abaixo-assinado para mobilizar os cientistas e pesquisadores em busca de melhores condições de trabalho nos institutos de pesquisa. De acordo com o texto, a intenção dos pesquisadores do estado de São Paulo é buscar apoio da sociedade para a valorização dos institutos de pesquisa e melhores salários dos pesquisadores e dos funcionários de apoio a Pesquisa Científica.

Livro trata dos Avanços em Fitossanidade

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219593.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] Inovações em proteção de plantas, permeando áreas como tecnologia de aplicação de defensivos, entomologia, fitopatologia e nematologia, são o foco do livro Avanços em Fitossanidade, lançado pela Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais (Fepaf) da Universidade Estadual Paulista (Unesp).

Metal não inviabiliza resíduo na fertilização do café

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219592.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da Universidade de São Paulo (USP), em Piracicaba, pesquisa analisou a exposição do cafeeiro em produção a metais pesados existentes no biossólido resultante das estações de tratamento de esgoto. O estudo verificou a tolerância da planta a cádmio, níquel, zinco e manganês, se há acúmulo preferencial nos frutos e os efeitos na qualidade do café servido como bebida. Apesar de as análises indicarem baixa acumulação de metais no cafeeiro e sua ausência no café preparado, o monitoramento do solo não deve ser descartado.

Pesquisar este blog