Selecione o dia...

sábado, 22 de outubro de 2011

Tecnologias sociais ampliam as opções para melhoria das políticas públicas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219639.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Com a certificação de 264 novas tecnologias sociais em 2011, a Rede de Tecnologia Social (RTS) passou a oferecer informações sobre 835 projetos bem sucedidos e que têm potencial para serem replicados na promoção do desenvolvimento econômico e social.

Técnica reduz custo de produção de conservante natural

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219635.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O Brasil depende de importações para utilizar a nisina, um peptídeo antimicrobiano empregado como bioconservante natural de alimentos. Para facilitar sua aplicação em grande escala, pesquisa da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da Universidade de São Paulo (USP) desenvolveu um processo de produção da nisina em biorreator a partir da bactéria Lactococcus lactis subsp. lactis ATCC 11454. A técnica utiliza leite desnatado bovino comum, o que permite reduzir os custos de obtenção do peptídeo.

Embrapa Gado de Leite completa 35 anos de fundação

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219633.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A Embrapa Gado de Leite, uma das unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) completa no dia 26 de outubro de 2011 35 anos de trabalhos dedicados em prol da bovinocultura leiteira tropical. A instituição é um marco no aumento da produção e da produtividade da pecuária de leite nacional, com resultados que vão além das fronteiras do país.

A "Embrapa da indústria" vai funcionar?

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219632.htm
[ POLITICA # ARTIGOS ] No início de agosto, junto com o lançamento do Plano Brasil Maior e a adição da "Inovação" ao nome do Ministério de C&T, anunciou-se, como uma medida suplementar para alavancar a P&D industrial, a criação da Empresa Brasileira de Pesquisa Industrial (Embrapi). A ideia é, como sintetiza um secretário do MCTI, "enfrentar o desafio de transferir conhecimento da academia para o setor produtivo". Citando "como exceção o setor do agronegócio, que serve de exemplo para outros segmentos industriais", ele afirma que "apesar do marco legal estimular o setor industrial", e dos recursos disponíveis estarem se multiplicando, a empresa segue pouco disposta a realizar P&D.

FMI diz que real vai ganhar importância

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219640.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O Fundo Monetário Internacional (FMI) prevê que o real é uma das cinco moedas que podem se internacionalizar nos próximos anos, se tornar uma das principais divisas utilizadas no comércio internacional e fonte de reservas financeiras. A rúpia, da Índia, o yuan chinês, o rublo russo e o rand, da África do Sul, também têm o mesmo potencial que o real, segundo o estudo Internacionalização das moedas dos países emergentes: uma comparação entre riscos e recompensas, divulgado no dia 19 de outubro de 2011 pelo fundo.

Comissão da Câmara rejeita informação sobre agrotóxico em rótulo de alimento

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219638.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio da Câmara dos Deputados rejeitou no dia 19 de outubro de 2011 o Projeto de Lei 6448/09, do deputado Sarney Filho (PV-MA), que obriga as indústrias de alimentos a incluir nos rótulos informações sobre todos os tipos de agrotóxicos e substâncias similares empregados no processo produtivo dos ingredientes dos produtos de origem vegetal colocados à venda.

Incaper e Nestlé incentivam produção sustentável de café

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219637.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e a empresa Nestlé fecharam uma parceria de assistência técnica aos produtores que participarem do projeto Nescafé Plan, projeto global que reúne o plantio, a produção e o consumo de café. O plano terá início no município de Águia Branca, região Noroeste do Espírito Santo. A solenidade para a realização do acordo aconteceu no dia 20 de outubro de 2011, com o anúncio da distribuição de um milhão de mudas a produtores locais.

Ministério da Agricultura cria grupo de trabalho para a Conferência Rio+20

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219636.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) criou um grupo de trabalho para debater e propor ações necessárias à articulação da pasta na organização da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável - Rio+20. O objetivo é participar ativamente do evento marcado para ocorrer de 4 a 6 de junho de 2012, no Rio de Janeiro (RJ). A criação do grupo foi oficializada no Diário Oficial da União (DOU) do dia 20 de outubro de 2011, por meio da Portaria nº 871.

Centro de Ciências Agrárias da UFSCar recebe um dos maiores bancos de germoplasma de hortaliças do Brasil

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219634.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O Centro de Ciências Agrárias (CCA), campus Araras da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), apresentou ontem (21/10/11) um Banco de Germoplasma composto por seis espécies de hortaliças (pimenta, abóbora, abobrinha, alface, coentro e feijão vagem) com mais de duas mil variedades. O banco foi doado por Cyro Paulino da Costa, docente aposentado da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), que manteve esse acervo de alto valor genético por vários anos.

Estudo americano confirma aquecimento da superfície terrestre

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219631.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Uma nova análise de um grupo de cientistas dos Estados Unidos concluiu que a superfície da Terra está ficando mais quente. Desde 1950, a temperatura média em terra aumentou em um grau centígrado, segundo as descobertas do grupo Berkeley Earth Project. O grupo usou novos métodos e novos dados, mas as descobertas do grupo seguem a mesma tendência climática vista pela Nasa e pelo Escritório de Meteorologia da Grã-Bretanha, por exemplo.

Pesquisar este blog