Selecione o dia...

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Liberação do feijão transgênico da Embrapa provoca divergência no governo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219660.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O cultivo de alimentos transgênicos divide o governo e coloca em lados opostos o Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), ligado à Presidência da República, e a Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio), ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). A liberação da venda do feijão GM Embrapa 5.1 expôs a divergência entre os dois órgãos.

Para ativistas, liberação de transgênicos ignora princípio da precaução e não há certeza sobre riscos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219661.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A despeito do avanço tecnológico festejado pelo mercado e por parte da comunidade científica, os produtos transgênicos para consumo humano são vistos com ressalvas por ambientalistas e por ativistas da segurança alimentar. A avaliação é a de que não se conhecem todos os riscos e de que, na dúvida, deveria prevalecer o "princípio da precaução".

Cultivo do mogno africano fortalece agricultura em município de Minas Gerais

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219658.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Tradicional produtor de leite, o município de Sabinópolis, no Vale do Rio Doce, em Minas Gerais, quer se destacar agora com a produção de mogno africano, uma das madeiras mais valorizadas do mundo. Existe a perspectiva, inclusive, de exportar para os países asiáticos e a Europa. De acordo com avaliação de Iduardo Pires dos Santos, extensionista local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), o cultivo de mogno africano em Sabinópolis já é uma realidade, com a perspectiva de garantir para o produtor lucros da ordem de R$ 2 mil por metro cúbico de madeira serrada. Um hectare rende, em média, 300 metros cúbicos de madeira serrada.

Estudo mostra relação entre amigos no Facebook e dimensões cerebrais

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219656.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Cientistas britânicos verificaram uma relação entre o tamanho de regiões do cérebro associadas à sociabilidade e o número de amigos no Facebook. Em estudo recente, 125 universitários britânicos, todos usuários do Facebook, aceitaram submeter-se a uma ressonância magnética no cérebro. O exame mostrou que aqueles com mais amigos no Facebook têm um maior volume de massa cinzenta em áreas do cérebro associadas à emoção, à interpretação de linguagem corporal e à percepção social.

ICMBio lança livro sobre conservação das cactáceas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219659.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] DFoi lançado, pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o Plano de Ação Nacional (PAN) para a Conservação das Cactáceas. O plano, com duração prevista de cinco anos, possui como objetivo primário a conservação das cactáceas brasileiras.

Novas cultivares de guaranazeiro da Embrapa produzem sete vezes mais

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219655.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Para contribuir com a cultura do guaranazeiro, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) lança quatro novas cultivares dessa planta nativa da Amazônia, utilizada em refrigerantes, produtos alimentícios, farmacêuticos e cosméticos. O lançamento será no dia 26 de outubro de 2011, de 8h às 13h, no Campo Experimental da Embrapa Amazônia Ocidental no município de Maués (AM), em Dia de Campo, evento voltado para produtores rurais, técnicos de assistência técnica e extensão rural, agências de fomento, empresas agroindustriais e demais interessados na cultura do guaraná.

Minas isenta de ICMS produtos da agricultura familiar para merenda escolar

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219654.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Os agricultores familiares de Minas Gerais estão isentos do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) nas operações para atender aos programas de aquisição de alimentos para entidades assistenciais e alimentação escolar. O benefício, que alcança produtores de biscoitos, bolos, pães, doces, temperos e rapadura caseiros e artesanais, entre outros, foi criado por meio da Instrução Normativa nº 2, da Superintendência de Tributação (Sutri) da Secretaria da Fazenda de Minas Gearis (SEF) e publicada em outubro no "Minas Gerais".

RS lança comitê da Campanha contra o uso de Agrotóxicos e pela Vida

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219653.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Depois dos Estados de Santa Catarina, Rio de Janeiro e Sergipe, chegou a vez do Rio Grande do Sul (RS) realizar o lançamento do Comitê Estadual da Campanha Permanente contra o uso de Agrotóxicos e pela Vida. Será hoje, dia 24 de outubro de 2011, às 18h30, no auditório da Emater/RS-Ascar, e será aberto ao público. O evento se iniciará com a exibição do documentário O veneno está na mesa - clique aqui para acessar -, de Silvio Tendler. Na sequência, haverá a palestra da prof. dra. Magda Zanoni, bióloga e socióloga, que organizou, junto do francês Gilles Ferment, o livro Transgênicos para Quem? Agricultura, Ciência, Sociedade (MDA, Coleção NEAD Debate), lançado em 2011. Ao seu lado, irão compor a mesa, representantes da Via Campesina e da Emater/RS-Ascar.

Professora da UnB defende tecnologias para fortalecer movimentos sociais

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219652.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Promover a inclusão digital não se limita a difundir tecnologias de informação e comunicação entre as classes baixas. É preciso também saber usar esse recurso para melhorar a qualidade de vida das pessoas. A professora Dione Moura, da Faculdade de Comunicação (FAC) da Universidade de Brasília (UnB), defendeu no último dia do XIV Congresso Internacional de Humanidades a apropriação da tecnologia pelas comunidades para mudar a própria realidade.

Seminário de Própolis e Pólen em Ilhéus começa amanhã

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219651.htm
[ ECONOMIA # EVENTOS ] Há grande expectativa da Comissão Organizadora quanto à participação do público na solenidade de abertura do 1º Seminário Brasileiro de Própolis e Pólen, VI Seminário de Própolis do Nordeste e V Encontro Nacional de Produtores de Pólen, às 14 horas do dia 25 de outubro de 2011, no auditório Hélio Reis de Oliveira, do Centro de Pesquisas do Cacau (Cepec) da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), no Km 22 da Rodovia BR-415, eixo Ilhéus-Itabuna. As inscrições continuam abertas no site da Ceplac na Internet e também serão presenciais entre as 8 e 12 horas do primeiro dia do evento.

Pesquisar este blog