Selecione o dia...

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Lei de acesso a informações públicas abre nova era de transparência no Brasil

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219688.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Após pressão da presidência da república e resistência de vários setores, Lei de Acesso a Informações Públicas é aprovada pelo Senado brasileiro. Entre as principais novidades, está o limite de 50 anos para documentos ultrassecretos. O projeto de lei é de autoria do deputado Reginaldo Lopes, do Partido dos Trabalhadores, e está em tramitação no Congresso brasileiro desde abril de 2010. A lei aprovada no dia 25 de 2011 pelo Senado Federal restringe a apenas uma o número de prorrogações permitidas para o sigilo de documentos considerados ultrassecretos.

Senado aprova sem alterações a nova Lei de Competências Ambientais

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219689.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O Senado Federal aprovou ontem (26/10/11) sem alterações o projeto enviado pela Câmara dos Deputados que trata de novas regras para licenças ambientais - PLC 1/10. Chamado de Lei de Competências Ambientais, o texto estabelece, em especial, as prerrogativas de órgãos estaduais, municipais e federais para atuar na fiscalização ambiental.

Municípios do Paraná se destacam na agropecuária, segundo IBGE

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219685.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Municípios paranaenses se destacaram na produção agrícola e pecuária, divulgada ontem (26/10/11) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Conforme a pesquisa, no ano passado o Paraná consolidou sua posição de maior produtor de milho, de feijão e trigo e o segundo maior produtor de soja. Na pecuária, o Estado se destacou como o maior produtor de aves, de casulo da seda, o segundo maior produtor de mel e lã e o terceiro maior produtor de leite e de suínos.

Pesquisador da Fepagro propõe bioacústica para quantificar o tempo diário das atividades de pastejo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219684.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] "A bioacústica tem sido proposta por ser um método não invasivo, com baixo custo e que possibilita a identificação das atividades dos ruminantes de forma contínua, sem afetar o comportamento do animal", afirma o pesquisador Júlio K. Da Trindade, da Fepagro Forrageiras, de São Gabriel (RS). "O princípio está no fato de as atividades dos animais apresentarem características acústicas que potencialmente permitem discriminá-las", acrescenta. A pesquisa foi publicada em Nota Científica na Revista Pesquisa Agropecuária Brasileira, editada pela Embrapa.

Fapesp expande pesquisas sobre mudanças climáticas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219691.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O Programa Fapesp de Pesquisa sobre Mudanças Climáticas Globais (PFPMCG), que já investiu US$ 30 milhões em projetos de pesquisa com duração de até seis anos, pretende ampliar de 40 para até 60 projetos apoiados até março de 2012. As pesquisas serão desenvolvidas por pesquisadores ligados a instituições do Brasil e em colaboração com instituições como o Natural Environment Research Council (Nerc), do Reino Unido, um dos organismos que compõem os Research Councils UK - que mantêm acordo com a Fapesp desde setembro de 2009 -, Agence Nationale de La Recherche (ANR), da França e Interamerican Institute for Global Change Research (IAI), organização intergovernamental apoiada por nove países nas Américas.

Dilma sanciona lei que cria o programa de acesso ao ensino técnico e ao emprego

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219690.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A presidente da República, Dilma Rousseff, sancionou ontem (25/10/11) a lei que cria o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego (Pronatec), que vai oferecer bolsas de estudo e financiamento para cursos de qualificação profissional. Serão R$ 24 bilhões em investimentos até 2014. A expectativa do governo é que sejam criados 8 milhões de vagas em cursos de formação técnica e profissional.

Produtores de Minas pedem norma específica para o queijo artesanal

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219687.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Produtores do tradicional queijo Minas e representantes dos governos federal e estadual discutiram no dia 25 de outubro de 2011, na Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados, a lei que estabelece normas de produção e transporte para esse alimento. Eles querem que o queijo caseiro siga normas diferentes das aplicadas à indústria.

Nova tecnologia permite mapeamento detalhado das florestas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219686.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Já diz uma máxima popular que para preservar é necessário conhecer. Se o ditado for verdadeiro, o novo sistema de monitoramento florestal criado pelo Instituto Carnegie para a Ciência, que oferece um mapeamento detalhado para a vegetação, promete ser de grande valia para a conservação da natureza. Resta saber se essa tecnologia será realmente utilizada para ajudar a manter de pé nossas florestas e alimentar nossa esperança de um futuro mais verde.

Brasil apoia agricultura familiar na África

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219683.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Gana e Zimbábue são os primeiros países africanos a aderir ao programa Mais Alimentos África do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) do Brasil. Ele foi instituído no dia 20 de outubro de 2011 e é uma extensão do programa criado em 2008 para financiar e desenvolver projetos de agricultura familiar no Brasil. Estes países podem obter orientação técnica de especialistas brasileiros e importar equipamentos para desenvolver a agricultura familiar em seus territórios.

Regulação financeira falha criou mecanismos da crise de 2008

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219682.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] As brechas na regulamentação do sistema financeiro mundial foram o principal motivo da crise financeira de 2008, ainda sentida e refletida em protestos como o Occupy Wall Street, que completou um mês no dia 14 de outubro de 2011. O movimento que critica abusos do sistema financeiro americano surgiu de um grupo reunido na ilha de Manhattan, em Nova York, se espalhou pela cidade e para outros lugares como Boston, São Francisco, Chicago e Seattle, nos EUA, e capitais europeias.

Pesquisar este blog