Selecione o dia...

sábado, 29 de outubro de 2011

Plano Nacional de Educação deverá fixar meta de investimento em 8,3% do PIB

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219711.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Após meses de um intenso trabalho de análise e negociações, o relatório do Plano Nacional de Educação (PNE) está em fase final de elaboração e deve ser apresentado no início de novembro de 2011 na Câmara dos Deputados. O projeto de lei definirá 20 metas educacionais que o país deverá atingir até a próxima década. Versão preliminar do relatório obtida pela Agência Brasil estabelece que o país deverá aumentar o investimento público em educação dos atuais 5% do Produto Interno Bruto (PIB) para 8,29% nos próximos dez anos.

Por dentro das plantas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219708.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Os avanços na pesquisa em genômica de plantas foram um dos temas discutidos por cientistas do Brasil e dos Estados Unidos durante a Fapesp Week, que foi encerrada no dia 26 de outubro de 2011 em Washington, Estados Unidos. Em uma sala com lotação esgotada, Marie-Anne van Sluys, professora titular do Departamento de Botânica da Universidade de São Paulo (USP), abriu os trabalhos com a palestra Noise or Symphony: how to make sense of transposable elements, na qual falou sobre estudos que coordenou e que confirmam o papel de elementos de transposição no genoma de plantas.

Estudo avalia que carne de frango será uma preferência mundial antes de 2020

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219707.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Em estudo no qual analisa as perspectivas da avicultura mundial, o Rabobank manifesta a opinião de que, antes de 2020, a carne de frango estará conquistando a preferência mundial e superando a carne suína, até agora a mais consumida do globo. Porque - diz o banco - o frango apresenta vantagens. E destaca, entre as principais, o preço ("ovos e carne de frango são as proteínas de origem animal mais acessíveis aos consumidores"), a percepção de saúde e o fato de que a carne de frango não enfrenta as restrições experimentadas pelas carnes suína e bovina.

Falta de água é o maior entrave para alimentar população crescente

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219706.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A necessidade de aumentar a produção agrícola para alimentar a crescente população mundial pressionará os recursos naturais, principalmente a água, segundo José Graziano, que em 2012 assumirá a direção geral da FAO (agência da ONU para agricultura e segurança alimentar).

Consumidor pagará menos por ligação de telefone fixo para celular, decide Anatel

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219710.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A partir de fevereiro de 2012, os consumidores brasileiros pagarão menos ao fazer ligações telefônicas de aparelho fixo para celular. A decisão foi aprovada no dia 27 de outubro de 2011 pelo Conselho Diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). A ideia é que até 2014 os usuários economizem em torno de 45% devido à redução das tarifas.

População pode mandar sugestões para o Plano Nacional de Resíduos Sólidos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219709.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Portaria do Ministério do Meio Ambiente (MMA) que torna pública a abertura do processo de Consulta Pública do Plano Nacional de Resíduos Sólidos foi publicada no dia 27 de outubro de 2011, no Diário Oficial da União (DOU). Junto com as cinco audiências públicas que já foram realizadas pelo País, esses são os instrumentos que o estado utiliza para conversar com a população. Por meio delas, torna-se possível garantir a participação da sociedade na construção das políticas públicas que preveem a extinção dos lixões até 2014.

Conap já está credenciada para comercializar extrato de própolis orgânica

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219705.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A Cooperativa Nacional de Apicultura (Conap), em parceria com a Queen Própolis, se prepara para ampliar sua participação no mercado apícola com o lançamento do extrato de própolis orgânica. A comercialização do produto foi viabilizada após o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) aprovar a rotulação das embalagens e o IBD Certificações, empresa que desenvolve atividades de inspeção e certificação agropecuária, ter dado parecer favorável à produção do extrato.

Prova de peso do Canchim contribui para pesquisa de melhoramento genético

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219704.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Campo Grande abrigou, no último dia 8 de outubro de 2011, a premiação dos tourinhos da raça Canchim que se destacaram na primeira etapa da Prova Canchim de Avaliação de Desempenho - PCAD 2011. Foram 130 participantes de 13 criatórios localizados nos estados de São Paulo, Paraná, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso do Sul. Os animais avaliados nasceram entre os meses de julho e setembro de 2010. Ainda no mesmo dia, os criadores puderam acompanhar a pesagem intermediária da prova 2, que assim como a primeira, foi realizada no Confinamento Malibu.

Simpósio atesta viabilidade do Girassol como alimento e combustível

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219703.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] Nos próximo 30 anos, os óleos vegetais vão desempenhar um papel importante na disponibilidade de energia alimentar em países em desenvolvimento, como também haverá um aumento na procura para produção de combustível biodiesel, particularmente do girassol. Essa foi a conclusão do especialista argentino Carlos Feoli que apresentou um panorama do girassol no mundo durante a 19ª Reunião Nacional de Pesquisa do Girassol e 7º Simpósio Nacional sobre a Cultura do Girassol, que aconteceu em Aracaju (SE), e terminou dia 27 de outubro de 2011.

Canal Rural conta trajetória de uma das principais criadoras de cavalos quarto de milha do Brasil

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219702.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O programa Criadores, exibido pelo Canal Rural todos os sábados, apresenta neste dia 29 de outubro de 2011, às 11h30, o episódio Os Tesouros da Matriarca. Com apresentação de Renata Ryff Moreira, o episódio vai contar a trajetória de Sandra Navarro, empreendedora que conquistou espaço privilegiado no seleto grupo dos maiores criadores de cavalo quarto de milha no Brasil.

Pesquisar este blog