Selecione o dia...

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Desmatamento na Amazônia aumenta e chega a 253,8 km² em setembro

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219740.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Amazônia perdeu uma área de 253,8 quilômetros quadrados (km²) de floresta em setembro de 2011, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Em relação ao mesmo mês do ano passado, quando foram registrados 448 km² de desmate, houve queda de 43%. Na comparação com o mês de agosto, entretanto, quando foram contabilizados 164 km² de derrubadas, houve aumento da área desmatada.

Instituída associação de criadores da raça Purunã

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219739.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Produtores, pesquisadores e lideranças do setor agropecuário constituíram no final do mês de outubro de 2011 a Associação de Criadores de Purunã (ACP), em assembleia realizada na Sociedade Rural do Oeste do Paraná, em Cascavel. A reunião também serviu para eleger a primeira diretoria da entidade, que terá na presidência o pesquisador Daniel Perotto, do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar).

Boa florada do café anima produtores mineiros para a próxima safra

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219735.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Cafeicultores mineiros estão com boa expectativa para a próxima safra. Os sinais para o otimismo estão nas próprias lavouras, que vêm apresentando boa florada. Segundo o assessor especial de café da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa), Niwton Castro Moraes, a expectativa de boa produção coincide com a safra cheia do próximo ano.

A importância da agricultura frente a uma população mundial que alcança 7 bilhões de pessoas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219733.htm
[ POLITICA # ARTIGOS ] Neste 31 de outubro de 2011, a Terra atinge a marca notável de 7 bilhões de habitantes. A data e o número ensejam reflexões em diferentes enfoques, segundos as diversas áreas de interesse. O crescimento populacional em ritmo vertiginoso foi propiciado não pela taxa de nascimentos - esta tem até reduzido. O que se viu foi o aumento da expectativa de vida, graças aos avanços do conhecimento humano em áreas como Medicina, do nível educacional e sanitário nas cidades, e pela modernização tecnológica nas atividades agropecuárias e industriais, com maior oferta de alimentos e de melhor qualidade. Os números não deixam dúvidas.

Mestrado e Doutorado em Biotecnologia da UFPel abrem inscrições

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219742.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] As inscrições ao processo seletivo para ingresso nos cursos de Mestrado e Doutorado em Biotecnologia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) estão abertas até 25 de novembro de 2011, das 8 às 16 horas, na Secretaria do CDTec - Biotecnologia (telefone 53 3275-7350), localizado no Campus Capão do Leão, prédio 19, ou pelo correio, desde que todas as exigências para efetivação da inscrição sejam cumpridas e o envio se dê via Sedex com postagem até 25 de novembro de 2011, inclusive. O endereço para postagem é:

Código Florestal: situação brasileira ainda é dramática, diz diretor-presidente da ANA

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219741.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O diretor-presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), Vicente Andreu, defendeu ontem (31/10/11) a proteção mínima de 30 metros das margens de rios para a preservação tanto do potencial hídrico quanto da mata ciliar. O projeto de lei da reforma do Código Florestal, aprovado na Câmara dos Deputados e em tramitação no Senado Federal, propõe reduzir esse limite para 15 metros.

Modelo auxilia escolha de abacaxi para comercialização

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219738.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Pesquisa da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da Universidade de São Paulo (USP), em Piracicaba, avaliou as características do abacaxi Smooth Cayenne, única variedade da fruta produzida no Estado de São Paulo, no momento da sua comercialização no mercado atacadista. O estudo da engenheira de alimentos Fabiane Mendes da Câmara avaliou as características do abacaxi, considerado o mais valorizado do mercado em dia de coleta, relacionando-as com medidas sensoriais e propõe um modelo de determinação do ponto de colheita pelo produtor, com parâmetros de fácil medição nas frutas.

Câmara dos Deputados rejeita novo incentivo para produtos da cesta básica

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219737.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados rejeitou no dia 26 de outubro de 2011, em parecer terminativo, o Projeto de Lei 1410/07, do deputado Beto Faro (PT-PA), que concederia incentivos adicionais para a produção de alimentos que fazem parte da dieta básica da população e alimentos orgânicos dentro do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

Encontro em Campo Grande irá discutir produção de sementes de pastagens

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219736.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] Promovido pela Associação de Produtores de Sementes e Mudas de Mato Grosso do Sul (Aprossul), pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e pela Superintendência Federal de Agricultura em Mato Grosso do Sul (SFA-MS/MAPA), Campo Grande, capital do Estado, sediará o segundo Workshop de Sementes de Forrageiras Tropicais. A exemplo do primeiro evento realizado no mês de agosto, que reuniu mais de 100 participantes, a equipe organizadora espera atender um público semelhante, com forte participação da iniciativa privada, em especial técnicos de campo e laboratório, além de empresários do setor de sementes, profissionais da área de fiscalização e pesquisadores.

MDA lança cartilha sobre o Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219734.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A Secretaria da Agricultura Familiar (SAF) do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) por meio da Coordenação Geral de Biocombustíveis lança cartilha que mostra a evolução do Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel (PNPB) com dados atualizados até 2010. A publicação promove a transparência no repasse de informações sobre o PNPB e está disponível neste link (arquivo PDF - 9,4 Mb).

Pesquisar este blog