Selecione o dia...

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Dilma vai à cúpula do G20 para negociar ajuda à Europa

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219752.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A presidente Dilma Rousseff embarcou na tarde de ontem (01/11/11) para Cannes, na França, para participar da cúpula do G20, que terá início amanhã (12/11). A crise europeia e os termos de uma eventual ajuda dos países emergentes à zona do euro devem dominar boa parte da agenda da reunião. O ponto alto das discussões deve ser o papel dos emergentes no chamado Fundo Europeu de Estabilização Financeira, cuja expansão foi anunciada na cúpula da União Europeia (UE) na última semana do mês de outubro.

Meta de exportações para 2011 será mantida em US$ 257 bilhões

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219749.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A meta de exportações do Brasil para este ano será mantida, declarou ontem (01/11/11) a secretária de Comércio Exterior, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic), Tatiana Prazeres. "Está mantida oficialmente a meta de US$ 257 bilhões. É possível que o número seja superior, mas não faremos revisão da previsão", disse Tatiana ao dar entrevista para detalhar o resultado da balança comercial.

CNBB, ambientalistas, indígenas e camponeses pedem mudanças no projeto do Código Florestal

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219744.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e outras entidades que integram o Comitê Brasil em Defesa das Florestas e do Desenvolvimento Sustentável apresentaram aos senadores, no dia 31 de outubro de 2011, sugestões ao projeto de reforma do Código Florestal - PLC 30/11 -, para restringir atividades em Áreas de Preservação Permanentes (APPs) e de reserva legal. A principal modificação sugerida diz respeito a artigo do projeto que autoriza a manutenção de atividades agrossilvopastoris, de ecoturismo e de turismo rural existentes em APPs até 22 de junho de 2008 - data da edição do Decreto 6.514/2008, que determina punições para crimes contra o meio ambiente.

Seminário internacional revê estágio de desenvolvimento de pinhão-manso

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219743.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] O pinhão-manso (Jatropha curcas L) está sendo encarado como cultura potencial para produção de biodiesel e bioquerosene em diversos países da América Latina. "O estágio das pesquisas e dos projetos de implantação da cultura em alguns países, como Colômbia, México, Argentina, Venezuela é idêntico ao do Brasil" concluiu Bruno Laviola, pesquisador da Embrapa Agroenergia (Brasília/DF), após participar do Seminário Internacional "Jatropha Colômbia", realizado nos dias 19 e 20 de outubro de 2011 e do primeiro workshop internacional sobre Assincronia Floral-Jatropha, em 21 de outubro, ambos em Villavicencio, Colômbia.

Relator quer incentivo a agricultor que reduz emissão de carbono

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219751.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O relator da Comissão Mista de Mudanças Climáticas, deputado Márcio Macêdo (PT-SE), pretende discutir a regulamentação do comércio de carbono e serviços ambientais em seu relatório final. Durante audiência pública do colegiado realizada ontem (01/11/11), que abordou a agricultura de baixo carbono, os especialistas destacaram a importância dessa legislação para o sucesso da Política Nacional de Mudanças Climáticas no Brasil.

Mercado de trabalho "à beira de nova recessão", alerta OIT

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219750.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A economia mundial está à beira de uma "nova recessão de postos em trabalho". A constatação é do informe da Organização Internacional do Trabalho (OIT), divulgado no dia 31 de outubro de 2011. O Relatório do Mundo do Trabalho 2011: Tornando Funcional o Mercado Laboral, em tradução livre, sugere que a recessão pode atrasar ainda mais a recuperação econômica e levar a mais conflitos sociais em dezenas de países.

São Felipe é o maior produtor de araruta do estado da Bahia

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219748.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A agricultura é a principal atividade econômica do município de São Felipe, no Recôncavo Baiano, com destaque para as culturas da mandioca, cana-de-açúcar, amendoim, e mais recentemente com o plantio orgânico da araruta. Com a revitalização desta cultura, o município já se destaca como o maior produtor de araruta do estado da Bahia.

Equipe da Unesp apoia assentamento rural no interior de São Paulo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219747.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A Faculdade de Engenharia (FE) do Câmpus da Unesp de Ilha Solteira realiza desde 2004 atividades de apoio a 209 famílias do Assentamento Estrela, localizado no município, por meio do Grupo de Extensão e Pesquisa sobre Desenvolvimento Rural e Sustentabilidade (Guatambu). A iniciativa visa ao aumento da renda e à construção de novas opções de trabalho e vida para os agricultores.

Pesquisadores querem levar peixe bijupirá à mesa dos brasileiros

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219746.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O peixe Bijupirá, criado em tanques-redes, poderá fazer parte do cardápio dos brasileiros com mais frequência se depender de pesquisas que estão sendo realizadas pela Rede de Piscicultura Marinha (Repimar) sob coordenação da Embrapa Tabuleiros Costeiros em parceria com diversas universidades federais.

Publicação do Iapar discute alternativas ao cultivo do tabaco

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219745.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O Centro-Sul do Paraná é uma das regiões de menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Estado (em torno de 18% vivem abaixo da linha da pobreza). A população é predominantemente rural e boa parte delas sobrevive da cultura do tabaco (em algumas cidades passa de 50%). A agricultura familiar é predominante e concentra a maior área ao plantio de fumo do estado. Pensando em pesquisar outras potencialidades para essas famílias, um estudo do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) avaliou o consórcio do tabaco com outras culturas em sistema agroecológico. O resultado está no Boletim Técnico Diversificando Áreas com Cultivo do Tabaco, autoria dos pesquisadores Dirk Ahrens, Rafael Fuentes e Róger Milléo.

Pesquisar este blog