Selecione o dia...

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Efeito das políticas públicas para o campo é retratado em Estatísticas do Meio Rural

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219761.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O Núcleo de Estudos Agrários e Desenvolvimento Rural (Nead) do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) lançou, no final do mês de outubro de 2011, durante a abertura do VI Fórum Internacional de Desenvolvimento Territorial, em Salvador, a quarta edição da publicação Estatísticas do Meio Rural. O estudo foi produzido em parceria com Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). Clique aqui para baixar o estudo (arquivo PDF).

Seminário sobre o potencial da economia brasileira marcará os 60 anos da CNA

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219756.htm
[ ECONOMIA # EVENTOS ] A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) comemora seus 60 anos de existência, no dia 23 de novembro de 2011, com a realização de um grande seminário sobre Os Desafios do Brasil como 5ª Potência Mundial e o Papel do Agronegócio. O encontro reunirá, em Brasília (DF), no espaço Unique Palace, cerca de 1.500 pessoas, entre ministros, parlamentares, autoridades do Governo federal, embaixadores e lideranças de diversas áreas de atividade para uma série de palestras de renomados especialistas a respeito de temas relevantes para o setor e para o Brasil, como renda rural, a nova política agrícola e o papel do agronegócio nos desafios do Brasil como 5ª potência econômica.

A "desagropecuarização" silenciosa do Brasil

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219755.htm
[ POLITICA # ARTIGOS ] A evolução das condições macroeconômicas do Brasil fez surgir, nos últimos meses, a discussão sobre uma iminente "desindustrialização" do país, ou seja, a perda de competitividade da indústria nacional frente a similares importados, levando ao fechamento de empresas, mudança ou terceirização da produção em outros países e, consequentemente, à perda de postos de trabalho. As justificativas principais são a valorização do real frente ao dólar e a falta de uma política de apoio à indústria nacional.

Biofertilizantes e defensivos naturais para controle de pragas é tema do DCTV

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219754.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O tema principal do Dia de Campo na TV desta semana é Biofertilizantes e defensivos naturais para controle de pragas. O programa vai ao ar amanhã (04/11/11) pelo Canal Rural (Net/Sky e internet) a partir das 9h30. E no dia 6, às 8 horas, pela TV NBR (canal do Governo Federal, captada por cabo, parabólica ou internet), com reprise no dia 9, às 9h10, e no dia 11, às 16 horas.

Uso de tecnologia pode aumentar produção brasileira de carnes e grãos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219762.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), senadora Kátia Abreu, afirmou no dia 1º de novembro de 2011, em Nova York, nos Estados Unidos, em entrevista à agência de notícias e rede de televisão Bloomberg, que a capacidade da produção agrícola brasileira poderá triplicar e a pecuária dobrar, nos próximos anos, apenas com o uso de tecnologia, sem a necessidade de mais terras. A senadora Kátia Abreu lidera comitiva da CNA que está nos Estados Unidos com o objetivo de construir uma agenda agropecuária comum entre os dois maiores produtores de alimentos do mundo.

Estudo científico mostra a verdadeira identidade do cartel de bancos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219760.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Até o momento, a ideia de que um cartel de banqueiros internacionais estava conspirando para controlar o mundo não era mais do que uma teoria conspirativa. No entanto, um estudo realizado por um grupo de cientistas suíços, publicado por New Scientist, revela que, na realidade, existem umas 150 corporações (entre elas muitos bancos de Wall Street) que controlam a maior parte da economia planetária.

Fundação de Bill Gates irá apoiar projetos brasileiros de combate à fome

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219759.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Um memorando de entendimento para apoiar pequenos produtores rurais da África Subsaariana e do Sul da Ásia foi assinado no dia 1º de novembro de 2011 entre a Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e a Fundação Bill & Melinda Gates. A parceria prevê atividades conjuntas que visem à melhoria da produtividade de pequenos produtores rurais, combatendo a fome e a pobreza por meio da transferência de tecnologia, treinamento e pesquisa aplicada.

FAO cita Brasil como modelo de cooperativismo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219758.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] As três agências das Nações Unidas de combate à fome lançaram no dia 31 de outubro de 2011, em Nova York, o Ano Internacional das Cooperativas: 2012. O projeto pretende incentivar essa prática em todo o mundo porque, com ela, pequenos agricultores conseguem se organizar e negociar preços melhores com grandes empresas. A Nações Unidas creem que esta é uma forma de combater a fome e aumentar a segurança alimentar no planeta. O projeto cita o Brasil como exemplo bem sucedido de cooperativas agrícolas.

Minas estimula parceria inédita de grandes players do segmento lácteo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219757.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Melhorar a qualidade e a segurança do leite antes mesmo de chegar aos grandes conglomerados para ser pasteurizado ou transformado em derivados diversos. Em síntese, esse é o principal objetivo do protocolo firmado pela DPA (Nestlé/Fonterra), Brasil Foods e Itambé. O documento foi criado a partir do Programa Boas Práticas na Fazenda - Produção de Leite Sustentável, idealizado pela Dairy Partners America (DPA), Brasil Foods e Itambé.

Fortaleza sedia simpósio sobre queijos artesanais do Brasil

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219753.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] A legalização e a proteção dos queijos artesanais tradicionais brasileiros serão discutidas no 1º Simpósio de Queijos Artesanais do Brasil, que acontece de 23 a 25 de novembro de 2011, na sede do Banco do Nordeste do Brasil, em Fortaleza (CE). O evento é promovido pela Embrapa Agroindústria Tropical, unidade descentralizada da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). As inscrições podem ser feitas neste link.

Pesquisar este blog