Selecione o dia...

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Comissões do Senado Federal aprovam texto-base do novo Código Florestal

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219818.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Comissão de Ciência e Tecnologia e a de Agricultura do Senado Federal aprovaram ontem (08/11/11) o texto-base do projeto de lei que altera o Código Florestal Brasileiro. Por falta de consenso entre os senadores, o presidente da comissão de Ciência e Tecnologia, Eduardo Braga (PMDB-AM), transferiu para hoje (9) a votação das emendas ao parecer do relator Luiz Henrique (PMDB-SC). O objetivo é ter mais tempo para negociar as propostas de alterações apresentadas e chegar a um consenso.

O mercado da fome beneficia países doadores

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219822.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Luta contra a fome - uma bandeira que praticamente todos levantam. Mas há acusações de que muitos dos que dizem querer ajudar na verdade se beneficiam da miséria alheia. O Haiti é o exemplo típico de uma política que traz lucro para os países desenvolvidos e prejudica os pequenos agricultores locais - justamente as vítimas da fome. Essa é a avaliação do diplomata Jean Feyder, de Luxemburgo, presidente da Conferência das Nações Unidas para o Comércio e o Desenvolvimento (Unctad).

Morango é alternativa de renda para produtores do Norte de Minas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219817.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O desenvolvimento da cultura do morango em Minas Gerais, até há alguns anos restrito às regiões mais frias (Sul), tem se revelado uma alternativa viável para as famílias de pequenos produtores rurais também em outras partes do Estado. Com a implantação de diferentes variedades, mais adaptadas aos vários tipos de clima, até na região Norte, em pleno semi-árido, o morango apresenta qualidade com boa produtividade.

Áreas desflorestadas no Pará são ocupadas em sua maioria por pastos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219815.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O projeto TerraClass, realizado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, através da Embrapa Amazônia Oriental (Belém/PA) e Embrapa Informática Agropecuária (Campinas/SP) -- e pelo Centro Regional da Amazônia do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), apresenta resultados inéditos do uso e cobertura da terra nas áreas desflorestadas da Amazônia Legal. A partir do monitoramento do desflorestamento da região (Prodes/Inpe), o projeto realizou a qualificação dessas áreas indicando sua situação quanto ao uso e cobertura.

Menos de 10% das línguas do mundo estão na Web

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219821.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Segundo Daniel Pimienta, diretor da Fundación Redes y Desarrollo (Funredes), é preciso medir a diversidade linguística no mundo digital. Nascido em Marrocos e matemático de formação pela Universidade de Nice, na França, Pimienta crê que a importância desses estudos é fornecer indicadores e resultados para a elaboração de políticas públicas eficientes. "Em 1993, no início da internet, costumávamos ouvir que ali não existiam barreiras. Hoje sabemos que a internet tem as línguas como fronteiras. Há cerca de seis mil línguas distribuídas nos quase 200 países no mundo", esclareceu.

Estudo propõe mais subsídios à indústria ou mais impostos sobre commodities

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219820.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) defende o aumento da tributação das commodities (produtos básicos como grãos e metais, cotados internacionalmente) ou concessão de mais subsídios à indústria nacional como alternativa de curto prazo para evitar a dependência excessiva do Brasil em relação aos produtos primários. A análise consta do artigo Política Industrial e Crescimento, que faz parte do estudo Radar: Tecnologia, Produção e Comércio Exterior, divulgado ontem (08/11/11) pelo Ipea.

Instrução normativa indica novos padrões de qualidade para farinha de mandioca

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219819.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A farinha de mandioca terá novos padrões de classificação em 120 dias. O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) publicou, no Diário Oficial da União (DOU) de ontem, 8 de novembro de 2011, a Instrução Normativa nº 52 atualizando os critérios utilizados para identificar os tipos do produto que são comercializados no Brasil. As novas recomendações para determinar a qualidade da farinha são bem mais rígidas e completas que as normas atuais, elaboradas em 1995.

Valor do pedágio em rodovia paulista será proporcional à distância percorrida

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219816.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Um novo modelo de cobrança eletrônica de pedágio por trecho percorrido começará a ser testado no início de 2012 pelo governo de São Paulo na Rodovia SP-75, que liga Sorocaba a Campinas. Chamado de ponto a ponto, o sistema vai possibilitar redução significativa na tarifa paga pelo usuário da via, que terá valor proporcional ao percurso feito pelo veículo.

Congresso debate sistemas agroflorestais em Belém, no Pará

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219814.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] Os Sistemas Agroflorestais na paisagem florestal do país terão espaço garantido na programação do VIII Congresso Brasileiro de Sistemas Agroflorestais (CBSAF), a ser realizado no período de 21 a 25 de novembro de 2011, no Centro de Convenções Benedito Nunes, na Universidade Federal do Pará (UFPA). O evento em comemoração ao Ano Internacional das Florestas - estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) - está com suas inscrições abertas em seu site - www.cbsaf.com.br - até o próximo dia 18 de novembro. Após essa data, as inscrições devem ser feitas apenas no local do evento.

Metabolômica terá workshop em dezembro, em Brasília

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219813.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] Buscando reunir pesquisadores e profissionais interessados no tema ou que já trabalham com ele, a Embrapa Agroenergia realizará, no dia 14 de dezembro de 2011 em Brasília (DF), uma Reunião Técnica em Metabolômica que contará com pesquisadores de universidades e empresas do Brasil e do exterior. O evento focará em instrumentação e técnicas baseadas em espectrometria de massas utilizadas em metabolômica, bem como estudo de casos e aplicações dessa metodologia em microrganismos e plantas.

Pesquisar este blog