Selecione o dia...

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Instabilidade da economia mundial afeta o PIB da agropecuária no Brasil

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219826.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] As turbulências na economia dos países europeus influenciaram de forma negativa no resultado do Produto Interno Bruto (PIB) do setor agropecuário no mês de julho, de acordo com levantamento divulgado ontem (09/11/11) pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). O estudo, elaborado pela CNA em parceria com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), da Universidade de São Paulo (USP), mostra que o PIB do setor primário cresceu apenas 0,47% em julho. Até maio, as taxas mensais tiveram crescimento superior a 0,57%. A alta acumulada da agropecuária no ano é de 5,09%.

Código Florestal: definição de pontos polêmicos fica para a CMA

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219830.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Em reunião realizada ontem (09/11/11), os senadores das comissões de Agricultura e de Ciência e Tecnologia do Senado deixaram a decisão de pontos polêmicos do projeto de lei do Código Florestal para a Comissão de Meio Ambiente. Entre eles, a definição de critérios de recuperação das áreas de preservação permanente (APP) para pequenos produtores. O texto prevê que pequenos produtores rurais, inclusive agricultores familiares que têm propriedades de até quatro módulos fiscais, possam constituir sua reserva legal com base na vegetação nativa existente em 22 de julho de 2008.

Safra de 2011 será 6,8% maior do que a de 2010, prevê IBGE

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219827.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A safra brasileira de grãos deve chegar a 159,7 milhões de toneladas este ano, 6,8% superior à safra recorde de 2010 (149,6 milhões de toneladas). A projeção de outubro supera em 0,2% a de setembro. É o que prevê a décima estimativa da safra nacional de cereais, leguminosas e oleaginosas divulgada ontem (09/11/11) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. (IBGE).

Universidades novas vão abrir 4,1 mil vagas em 75 cursos de graduação

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219824.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Estudantes que pretendem ingressar em cursos de graduação públicos em 2012 devem ficar atentos às oportunidades oferecidas por três novas universidades federais, em atividade há menos de três anos. Com câmpus em sete cidades de quatro estados, essas instituições abrirão 4.160 vagas em 75 tipos de cursos.

Brasil será o maior produtor mundial de biodiesel em 2012

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219832.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Em 2012, o Brasil deverá ultrapassar a Alemanha na produção de biodiesel, se transformando no maior produtor mundial desse tipo de combustível. A previsão é do presidente da Petrobras Biocombustível, Miguel Rossetto, que participou na tarde de ontem (09/11/11) de uma audiência pública da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado Federal.

Senado aprova projeto que torna Lei Seca mais rigorosa

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219831.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Dirigir sob efeito de álcool ou outra substância psicoativa no sangue, independentemente da quantidade, pode virar crime. A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal aprovou ontem (09/11/11) o projeto de lei que criminaliza o condutor de veículo que dirige alcoolizado.

Juros batem recorde e deixam Itália "à beira de abismo"

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219829.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O custo para a Itália tomar empréstimos no mercado atingiu um novo recorde ontem (09/11/11), um dia depois de o primeiro-ministro Silvio Berlusconi anunciar que pretende renunciar ao seu cargo. Com isso, aumentam as chances de a Itália - que já está altamente endividada - precisar de empréstimos de emergência para conseguir honrar seus compromissos.

Campanha do Pnuma atingiu marco de 12 bilhões de árvores plantadas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219828.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Mais de 12 bilhões é a quantidade de árvores plantadas num total de 193 países, em resposta a uma campanha lançada pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma). Neste Ano Internacional das Florestas, a Plantemos para o Planeta: Campanha Bilhões de Árvores atingiu um marco histórico com a Fundação África Verde, no Quénia. A mesma organização já plantou até hoje mais de 24 milhões de árvores no país.

Pós em Agricultura e Ambiente da UFSCar abre inscrições para o curso de Mestrado

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219825.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] O Programa de Pós-Graduação em Agricultura e Ambiente (PPGAA) do campus Araras da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) recebe, até o dia 2 de dezembro de 2011, as inscrições na seleção 2012 para o curso de mestrado. São oferecidas 20 vagas e as inscrições podem ser feitas pessoalmente ou pelos Correios, conforme instruções do Edital, disponível neste link (arquivo PDF).

Reino Unido busca parceria da Embrapa na pesquisa com trigo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219823.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O Reino Unido (formado pela Inglaterra, Irlanda do Norte, Escócia e País de Gales) tem o trigo como a principal cultura agrícola. Apesar de não ser o maior produtor mundial do cereal, as lavouras do Reino Unido apresentam as melhores produtividades, com média de 9 mil kg/ha. Ainda assim, muitos problemas são semelhantes aos do Brasil, como doenças nos trigais e clima desfavorável na colheita. Muitos são os motivos da aproximação dos centros de pesquisa da Europa com a Embrapa, na formalização de parcerias em projetos de pesquisa conjuntos e no intercâmbio de pesquisadores.

Pesquisar este blog