Selecione o dia...

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Manifesto denuncia fechamento de 24 mil escolas rurais no Brasil

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219933.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Recentemente, o Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST) lançou, junto com outras entidades, manifesto em que denuncia o fechamento de 24 mil escolas no campo no Brasil, desde o ano de 2002. Organizações ressaltam a importância de garantir escola acessível às crianças do campo, bem como uma educação cujo currículo esteja ligado ao contexto dos estudantes. Segundo o Censo Escolar do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação (MEC), no meio rural havia 107.432 escolas em 2002. Já em 2009, o número de estabelecimentos de ensino reduziu para 83.036. O manifesto pode ser assinado neste link (clique para acessar).

Itamaraty e MAPA capacitarão diplomatas em questões do agronegócio

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219943.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Dezoito diplomatas brasileiros lotados em embaixadas da Europa, Ásia, do Oriente Médio e de países da América participarão, a partir de hoje (21/11/11) até 30 de novembro, do Programa de Imersão no Agronegócio Brasileiro, dos ministérios da Agricultura (MAPA) e de Relações Exteriores (MRE).

Projeto Taboca do Acre estuda bambu acriano para seu cultivo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219942.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Uma iniciativa desenvolvida pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Pequenas e Médias Empresas (Sebrae), em parceria com a Embrapa Acre e Fundacao de Tecnologia do Estado do Acre (Funtac) vai identificar e caracterizar as espécies de bambus de ocorrência no estado do Acre. O projeto Taboca do Acre tem entre seus objetivos o cultivo e a domesticação dessa gramínea, visando à sua utilização como alternativa econômica por agricultores familiares e, nessa etapa, conta com a consultoria da Universidade de Brasília (UnB).

Céticos sem clima

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219934.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Pesquisa da Universidade de Oxford mostra que ponto de vista cético sobre aquecimento global é mais frequente em jornais dos Estados Unidos e do Reino Unido do que na imprensa de países em desenvolvimento. Do Brasil, foram analisados os jornais Folha de São Paulo e o Estado de São Paulo.

Oportunidades para o processamento de peixes de água doce

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219941.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O Brasil possui um imenso potencial para o desenvolvimento da piscicultura, constituído de 5,5 milhões de hectares de reservatórios de água doce, este volume corresponde a aproximadamente 12% da água doce disponível no planeta. Além disso, possui clima extremamente favorável para o crescimento de organismos aquáticos, terras disponíveis, mão-de-obra abundante e crescente demanda por pescado no mercado interno. O Pantanal é uma das regiões mais propícias em nosso país para o desenvolvimento da piscicultura e da aquicultura. A aquicultura comercial brasileira tem se firmado como uma atividade econômica no cenário nacional da produção de alimentos, sendo majoritariamente constituída por peixes (cerca de 70%), proveniente exclusivamente da piscicultura de água doce.

Pesquisas de produção orgânica de frangos e suínos da Embrapa serão apresentadas na Dinamarca

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219940.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O projeto Desenvolvimento de novas estratégias para a produção pecuária no Brasil e na Dinamarca, voltado para a produção orgânica de frangos e suínos, tem importantes atividades marcadas para o período de 19 a 25 de novembro de 2011. O pesquisador da Embrapa Suínos e Aves Valdir Silveira de Avila, especialista em produção avícola, participa de visitas técnicas no interior da França e Dinamarca e workshop nas universidades dinamarquesas de Aarhus e Copenhague.

Produção de carne: tempo de abate de bovinos cai para menos de dois anos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219939.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Animais Nelore no ponto de confinamento dos 18 a 20 meses e em condições de abate com menos de dois anos quando o usual é trinta e seis meses (três anos). A antecipação da idade de abate permite maximizar o uso dos recursos naturais (solo, água e planta), melhorar a qualidade do produto e aumentar a rentabilidade e a sustentabilidade para o produtor, além de se conseguir maior produção. É o que a pesquisa está conseguindo no Polo Alta Mogiana - Apta Regional, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo (SAA).

Governo do Japão doará recursos para apoiar produção de frutas no Jaíba

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219938.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica) -- órgão do governo japonês responsável pela implementação da Assistência Oficial para o Desenvolvimento (ODA) - e o governo de Minas Gerais, por meio das Secretarias de Desenvolvimento Econômico (Sede) e de Agricultura, Pecuária a Abastecimento (Seapa), assinaram no dia 18 de novembro de 2011, um memorando de entendimentos para a doação de US$ 3 milhões para a melhoria dos processos de produção de frutas, no Projeto Jaíba. Os recursos serão usados nos próximos quatro anos, na execução do Projeto de Desenvolvimento de Capacidades na Pós-colheita e Práticas de Marketing na Região do Jaíba, que prevê a compra de máquinas e equipamentos para a classificação e embalagem de frutas.

Espírito Santo discute propostas para a lei de Assistência Técnica e Extensão Rural

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219937.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Lideranças de movimentos sociais, como sindicatos e associações se reuniram, no dia 18 de novembro, com técnicos do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) para discutir propostas para o Projeto de Lei Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater).

Audiência pública na ALMG discute políticas de Educação no Campo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219935.htm
[ POLITICA # EVENTOS ] Representantes dos Governos Federal e Estadual, da Câmara dos Deputados, sindicatos e diversas entidades ligadas à educação e à atividade rural estão convidados para uma audiência pública sobre educação no campo, no dia 25 de novembro de 2011, na Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais. O debate será realizado às 18 horas, no Auditório, pela Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia, que aprovou requerimento do deputado Rogério Correia (PT).

Pesquisar este blog