Selecione o dia...

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Votação do Código Florestal é concluída com a aprovação de cinco destaques

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219981.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Após dois dias de discussões e protestos tímidos, a Comissão de Meio Ambiente do Senado Federal concluiu ontem (24/11/11) a votação do substitutivo do novo Código Florestal Brasileiro. A sessão da manhã foi destinada apenas à votação dos destaques apresentados pelos membros da comissão, uma vez que o texto-base do relator Jorge Viana (PT-AC) foi aprovado no dia 23 de novembro.

Epamig publica e-book gratuito com tema Adubação de capins brachiaria

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219978.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) lançou a primeira edição de livro eletrônico técnico. O e-book com o tema Adubação de capins do gênero Brachiaria é resultado do trabalho conjunto de pesquisadores da Epamig e de instituições parceiras. Essa publicação evidencia, não só para a comunidade científica, mas também para o setor produtivo, a resposta da braquiária à calagem e à fertilização, demonstrando, assim, que a fertilização do solo é uma estratégia necessária e fundamental para a perenidade das pastagens e, consequentemente, para o sucesso do empreendimento pecuário.

Rio+20 lança site em português e apresenta avanços e desafios

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219977.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Integração, implementação e coerência, três passos fundamentais para pular da teoria à prática nas ações globais de sustentabilidade. Foi o que destacou no dia 23 de novembro de 2011 o subsecretário-geral para Assuntos Econômicos e Sociais da Organização das Nações Unidas (ONU) e secretário-geral da Rio+20, Sha Zukang, que apresentou os avanços e desafios da conferência ao lado do prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes. Na mesma ocasião, foi lançada a versão em português do site oficial do Rio+20: www.rio20.info.

Abacaxi "Vitória" completa cinco anos e conquista os maiores produtores do Brasil

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219974.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A ausência de espinhos, maior espessura da polpa, casca dura e coroa pequena e, principalmente, a resistência a fusariose, estão fazendo com que o abacaxi "Vitória" conquiste o mercado dos maiores produtores da fruta no Brasil. A variedade lançada em 2006 pelo Instituto de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural do Espírito Santo (Incaper), já ocupa lugar de destaque na Paraíba, Ceará, Minas Gerais, Bahia, Mato Grosso, Tocatins e Rio de Janeiro.

Solo produzido por índios da Amazônia pode frear efeito estufa

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219973.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Um grupo de agrônomos liderados pelo professor José Marques Júnior, da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV), Câmpus de Jaboticabal, da Universidade Estadual Paulista (Unesp) descobriu oito sítios de terra preta de índio ou terra preta arqueológica no Arco do Desmatamento, uma região da Amazônia Legal que vai do Acre ao Maranhão.

Rota da Reciclagem

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219980.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Algumas vezes não se consegue encaminhar algo para reciclagem simplesmente porque não se sabe para onde. A fim de facilitar a vida das pessoas em relação ao descarte de resíduos que podem e devem ter uma destinação produtiva ou adequada, existe um site que dá o endereço de pontos de coleta em todo o Brasil.

Conab lança portal da transparência e cobra eficiência de gestores

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219982.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Mendes Ribeiro Filho, informou que, na no início de dezembro de 2011, começam a ser postas em prática as mudanças na gestão da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), apontada pela Controladoria-Geral da União (CGU) como a principal fonte de irregularidades que culminaram com o pedido de demissão do ministro anterior, Wagner Rossi. A diretoria da estatal terá que assinar um contrato de gestão com "objetivos concretos", que deverão ser cumpridos.

ABCS lança Manual de Boas Prática Agropecuárias na Produção de Suínos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219979.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Gestão da propriedade rural, responsabilidade ambiental, manejo pós-parto, pré-abate, bem-estar animal. A Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) respondeu diversas perguntas e reuniu em uma publicação instruções de manejo para a suinocultura nacional. O Manual Brasileiro de Boas Práticas Agropecuárias na Produção de Suínos tem conteúdo inédito e já foi lançado em oito dos treze estados que sediam Associações estaduais de criadores de suínos.

Regras na publicidade de alimentos não educam consumidor

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219976.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Com a necessidade de estabelecer uma dieta mais saudável para os brasileiros e uma consequente melhora na qualidade de vida, em 2010, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou a Resolução RDC 24/2010, que regulariza a publicidade de alimentos, desde que contenha alertas para alimentos considerados pouco saudáveis. Entre eles estão produtos com quantidade elevada de açúcar, gordura saturada, gordura trans e de sódio.

Praga da seringueira: pesquisador da Empaer recomenda clones resistentes

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219975.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Com objetivo de recomendar clones resistentes à broca da seringueira (Tapuruia felisbertoi), doença que apareceu no ano de 2008, no município de Sinop (500 km ao Norte de Cuiabá), causando prejuízo econômico, redução na produção de látex e diminuição da área de exploração da planta, o pesquisador da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), Eliazel Vieira Rondon, desenvolve um projeto que virou tese de mestrado, monitorando 20 clones, sendo 13 brasileiros e 7 clones orientais para controlar a infestação da praga nos seringais.

Pesquisar este blog