Selecione o dia...

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Copom reduz Selic em 0,5 ponto percentual e taxa termina o ano em 11%

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220041.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Em sua última reunião do ano, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) promoveu ontem (30/11/11) a terceira redução consecutiva de 0,5 ponto percentual na taxa básica de juros (Selic), que baixou de 11,5% para 11% ao ano. Com isso, a taxa que remunera os títulos públicos depositados no Serviço Especial de Liquidação e Custódia, termina o ano próxima aos 10,75% do final de 2010.

Cafeicultor mineiro reduz efeito da bienalidade da produção

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220040.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Embora ainda não seja possível o aumento contínuo das safras de café, uma parte dos cafeicultores mineiros está conseguindo reduzir os efeitos da bienalidade da produção. De acordo com o assessor especial de Café da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa), Níwton Castro Moraes, a bienalidade consiste na alternância do volume de café produzido de um ano para o outro.

Entre 2000 e 2005, 6,4 milhões de hectares de florestas foram perdidas, diz FAO

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220039.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O uso das áreas de florestas no mundo, em 15 anos, caiu em 30% no período de 1990 a 2005. O percentual se refere a um total de 3,69 bilhões de hectares de florestas em todo o planeta. Os dados mostram ainda que a perda líquida de florestas aumentou de 4,1 milhões de hectares por ano, de 1990 a 2000, para 6,4 milhões de hectares. Os países da América do Sul e da África lideram entre os que mais desmatam no mundo.

Livro da Unesp apresenta alternativas para a alimentação de animais de interesse econômico

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220034.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] A Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais (Fepaf) acaba de lançar o livro Alimentação de Animais Monogástricos: mandioca e outros alimentos não convencionais, coordenado pelos professores Sílvio José Bicudo, da Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) da Universidade Estadual Paulista (Unesp), câmpus de Botucatu, e Manuel Valdivié Navarro, do Instituto de Ciência Animal de Havana, Cuba. A obra apresenta aos pesquisadores, técnicos e produtores ligados a produção animal, uma nova perspectiva nas possibilidades do uso da fonte de alimentos energéticos e protéicos destinados aos animais monogástricos.

Governo irá anunciar novas medidas de estímulo ao crédito

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220038.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O governo deverá divulgar ainda na primeira quinzena de dezembro novos estímulos ao crédito, suspendendo restrições feitas no início do ano como parte de medidas macroprudenciais. A informação é do ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, que participou ontem (30/11/11) da Conferência Américas 10: Empresas e Empresários nas Américas em 2022. O evento ocorreu na sede da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Região Sul comemora 1ª Indicação Geográfica de Santa Catarina

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220037.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A Associação ProGoethe aguarda apenas a emissão do certificado, mas os Vales da Uva Goethe se constituem a primeira Indicação Geográfica de Santa Catarina. O Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi) com sede no Rio de Janeiro, aprovou há cerca de dois meses o pedido de registro IG Vales da Uva Goethe na Seção de Patentes da Revista da Propriedade Industrial. Vencido o período legal e, como não houve contestação, foi publicado no dia 16 de novembro de 2011 o deferimento ao pedido de Identificação Geográfica (IG).

Justiça libera terceirização em atividades do agronegócio

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220036.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região (Minas Gerais) declarou ser legal a terceirização realizada por uma empresa do setor de agronegócio em atividades de preparação do solo, corte mecanizado, combate a incêndios e transporte de cana. Para a 3ª Turma, que manteve entendimento da primeira instância, as práticas não podem ser consideradas atividades-fim da tomadora dos serviços. A decisão já transitou em julgado, ou seja, não cabem mais recursos.

Senado aprova em primeiro turno diploma obrigatório para jornalistas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220035.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A exigência do diploma de curso de nível superior em jornalismo para exercício da função de jornalista foi aprovada pelo Senado Federal em sessão realizada ontem (30/11/11). A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 33/2009 foi aprovada em primeiro turno com 65 votos a favor e sete votos contra. Ainda será preciso aprovar o projeto em segundo turno. A matéria segue na ordem do dia do Plenário até que um novo acordo entre lideranças partidárias permita sua votação.

Abertas inscrições para estágio em fazendas alemãs para o período 2012/13

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220033.htm
[ TECNOLOGIA # CONCURSOS ] As inscrições para interessados em estagiar em qualquer área do agronegócio, no período de um ano, morando em propriedades agrícolas previamente escolhidas na região sul da Alemanha podem ser feitas por meio do site da Afebrae - www.afebrae.com.br - até o dia 15 de janeiro de 2012. São pré-requisitos para a inscrição que o candidato ou candidata tenha entre 18 e 25 anos, seja solteiro(a), possua nível técnico ou experiência na atividade agrícola e tenha conhecimento da língua alemã.

Iapar seleciona bolsista de pós-doutorado

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220032.htm
[ TECNOLOGIA # CONCURSOS ] A área de melhoramento e genética vegetal do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) está com inscrições abertas para seleção de um bolsista de pós-doutorado. O candidato aprovado vai atuar no laboratório de biotecnologia e compor a equipe do projeto Bioetanol de cana-de-açúcar: abordagens biotecnológicas para incremento de produtividade via etanol de primeira e segunda geração.

Pesquisar este blog