Selecione o dia...

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Desmatamento na Amazônia cai 11% e atinge menor taxa em 24 anos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220091.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Entre agosto de 2010 e julho de 2011, a Amazônia perdeu 6.238 quilômetros quadrados (km²) de floresta. É a menor taxa anual de desmate registrada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), desde o início do levantamento, em 1988. O número é calculado pelo Projeto de Monitoramento do Desflorestamento na Amazônia Legal (Prodes), que utiliza satélites para observação das áreas que sofreram desmatamento total, o chamando corte raso.

CTNBio estabelece novas normas para monitoramento de transgênicos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220093.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) estabeleceu normas de monitoramento para serem aplicadas após a liberação comercial de organismos geneticamente modificados (OGMs), também conhecidos como transgênicos. A resolução normativa foi publicada ontem (05/12/11) no Diário Oficial da União (DOU) - clique aqui para acessar. O novo sistema modifica a norma atual e permite a definição de prazos diferenciados para o acompanhamento de produtos liberados comercialmente pela comissão.

MPF quer que União seja responsabilizada por conflito entre fazendeiros e índios

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220092.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O Ministério Público Federal (MPF) vai pedir que a Justiça Federal responsabilize o Estado brasileiro pela atual situação dos cerca de 50 mil índios Guarani Kaiowá que vivem em Mato Grosso do Sul. O procurador da República em Dourados (MS), Marco Antonio Delfino de Almeida, planeja entrar com acões civis públicas na Justiça Federal. Almeida adiantou à Agência Brasil que deve impetrar as duas primeiras ações em janeiro de 2012.

Iniciada a seleção de empresas para atuarem no Parque Tecnológico da Bahia

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220088.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Foi lançado no dia 2 de dezembro de 2011, chamada pública nos jornais nacionais de grande circulação para empresas interessadas em se instalar no Parque Tecnológico da Bahia, previsto para ser inaugurado no início do próximo ano. A Secretaria de Ciência Tecnologia e Inovação (Secti), responsável pelo empreendimento, já instituiu uma comissão julgadora visando receber, analisar, julgar e classificar as propostas apresentadas de acordo com os critérios da chamada pública.

Fazenda Mimoso da Paraíba vence Prêmio MPE Brasil 2011

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220094.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Com uma produção leiteira de 220 litros por dia, a Fazenda Mimoso, localizada na cidade de Paulista, no sertão paraibano, foi uma das vencedoras do Prêmio MPE Brasil 2011. O empreendimento rural venceu na categoria Agronegócios, dividindo o pódio com outras quatro empresas, campeãs nas categorias Comércio e Serviços. A Fazenda Mimoso representará o estado na etapa nacional da premiação. Em 2011, o MPE Brasil teve mais de mil inscritos.

Exportação mensal do agronegócio mineiro quebra a barreira de US$ 1 bi

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220090.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Pela primeira vez as exportações do agronegócio mineiro superam a receita mensal de US$ 1 bilhão. De acordo com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic), o valor alcançado em novembro de 2011 foi um pouco superior a essa marca, registrando um aumento de 32,90% em relação ao resultado do décimo primeiro mês do ano passado. A receita obtida com a comercialização internacional dos produtos agrícolas e pecuários, no mês, representou 26,5% do resultado das exportações totais do Estado.

Emater-MG comemora 63 anos e define metas para 2012

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220089.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Referência do segmento de desenvolvimento sustentável no país, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), vinculada à Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), comemora hoje, 6 de dezembro de 2011, 63 anos de atividades.

Violência no campo, instituições e Código Florestal

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220087.htm
[ POLITICA # ARTIGOS ] O projeto de reforma do Código Florestal - PLC 30/2011 -, aprovado em 24 de maio de 2011 na Câmara dos Deputados, está nas mãos do Senado Federal. A mudança na legislação ambiental pode perpetuar a hegemonia política dos grandes detentores de terras e legitimar a violência agrária.

Senac São Paulo oferece 12 mil bolsas de estudo gratuitas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220086.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] Técnico em Meio Ambiente, Agente Socioambiental e Gestor de Projetos Sociais são alguns dos cursos oferecidos dentro da Política Senac de Concessão de Bolsas de Estudo. A instituição anuncia a abertura de 12 mil vagas gratuitas em todo Estado, com curso livres e técnicos que iniciam em janeiro e fevereiro de 2012. Essa iniciativa integra o Programa Senac de Gratuidade, que, ao longo do ano, oferecerá outras oportunidades de capacitação gratuitas.

UFRPE com inscrições abertas para professor Assistente e Adjunto

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220085.htm
[ TECNOLOGIA # CONCURSOS ] A Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) está com inscrições abertas até 27 de dezembro de 2011 para concurso público para preenchimento de cargo público de professor em regime de Dedicação Exclusiva ou 40 horas. São 22 vagas para a Sede, no Recife, e para a Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UAST).

Pesquisar este blog