Selecione o dia...

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Com ajuda do Brasil, G20 vai monitorar via satélite a produção agrícola

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220104.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Projeto GEO GLAM está em fase final de elaboração e vai criar uma base de dados sobre a produção agrícola mundial: onde estão os cultivos, o que está sendo plantado e a previsão de colheita. No ano em que o planeta alcançou a marca dos 7 bilhões de habitantes, a preocupação com os estoques de alimentos e preço das commodities agrícolas virou prioridade para o G20 (grupo das 20 maiores economias). "A transparência nos mercados agrícolas e a segurança alimentar estão no centro das prioridades da presidência francesa", afirma o bloco.

Mantega diz que desaceleração da economia no terceiro trimestre é passageira

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220102.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A desaceleração da economia no terceiro trimestre é passageira e no quarto trimestre a situação será outra, disse o ministro da Fazenda, Guido Mantega, ao comentar o resultado do Produto Interno Bruto (PIB) anunciado ontem (06/12/11) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Segundo os dados, a economia não apresentou crescimento no terceiro trimestre deste ano, em relação ao trimestre anterior.

Ministro reforça importância da tecnologia aplicada no campo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220101.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), lançou ontem (06/11/12), uma rede que promete alavancar o número de projetos desenvolvidos com a tecnologia Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (iLPF). A Rede de Fomento do iLPF acontecerá por meio de parcerias público-privadas para que mais agricultores tenham acesso ao sistema no país.

Pesquisador desenvolve mandioca gigante

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220096.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Saiu de uma pequena horta na Estação Experimental da Universidade de Brasília (UnB) a maior mandioca já desenvolvida por pesquisadores do campus. A raiz de 32 quilos é pelo menos três vezes mais robusta que a comum. A mandioca consumida em casa pesa entre cinco e 10 quilos. A super mandioca foi gerada a partir de pesquisas do grupo do professor Nagib Nassar, do Departamento de Genética e Morfologia.

Agropecuária é o único setor que apresenta aumento no PIB no 3º trimestre

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220100.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou ontem (06/12/11), o resultado do Produto Interno Bruto (PIB) acumulado no terceiro trimestre de 2011. A variação geral foi nula (0,0%), se comparada ao segundo trimestre de 2011. A agropecuária foi o único setor que apresentou crescimento (3,2%) no mesmo período analisado. Os setores de indústria e serviços tiveram variação negativa (-0,9%) e (-0,3), respectivamente.

Jorge Viana diz que aprovação do Código é início de nova história para o país

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220105.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O relator do novo projeto de Código Florestal na Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA), senador Jorge Viana (PT-AC), disse estar orgulhoso de, depois de seis horas de discussão, o Plenário do Senado Federal ter encontrado um entendimento para conduzir a votação da proposta. Para Viana, o novo projeto de Código Florestal redime o país de um passado de danos a todos os brasileiro por conta do desencontro da atividade agrícola com o meio ambiente.

Assassinato de casal de extrativistas do Pará deve ser julgado pela Justiça Federal

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220103.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O assassinato do casal de extrativistas José Cláudio Ribeiro da Silva e Maria do Espírito Santo poderá ser julgado pela Justiça Federal e não mais pela Justiça Estadual paraense. É o que definiu o Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), em Brasília (DF), ao analisar um recurso do Ministério Público Federal (MPF) no Pará.

Lançamento editorial aborda nutrição de guandu e leucena

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220099.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] Consideradas entre as mais conhecidas e comuns opções para a alimentação animal, o guandu e a leucena são espécies vegetais muito importantes em sistemas de produção, usadas não só como cobertura do solo, mas pelo que representam como fontes para fixação de nitrogênio. Na publicação Desordens nutricionais e síntese de compostos fenólicos e taninos totais em guandu e leucena, que acaba de ser lançada em segunda edição revista e ampliada, pesquisadores e estudantes poderão ter em mãos uma obra de referência, relacionada à influência dos macro e micronutrientes na síntese de fenóis e taninos totais.

USP abre inscrições para Pós-graduação em Administração Industrial

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220097.htm
[ ECONOMIA # CURSOS ] O curso de Especialização (pós-graduação lato sensu) em Administração Industrial da Universidade de São Paulo (USP), operacionalizado pela Fundação Vanzolini, está com inscrições abertas até 10 de janeiro de 2012. Podem participar profissionais graduados que necessitam ampliar conhecimentos na área de gestão de operações em diversos setores da economia, como serviços, agronegócios, indústria ou energia. As aulas têm início previsto para o dia 30 de janeiro, com duração de dois anos. Inscrições podem ser efetuadas no site da Fundação.

Antena parabólica é o transmissor mais utilizado pelo produtor rural

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220095.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A TV é o meio de comunicação mais valorizado pelos agropecuários brasileiros, segundo dados da Ipsos Marplan em um mapeamento do perfil comportamental e hábitos de mídia do homem do campo. A pesquisa aponta que 64% dos agropecuários afirmaram ser a televisão a maior fonte de informações do setor, sendo que 68% deles possuem antena parabólica. O estudo, com dados consolidados de 2009, pesquisou 2.450 produtores rurais de todos os portes, em 230 municípios de 15 estados brasileiros, em sua grande maioria (90%) proprietários ou administradores da propriedade.

Pesquisar este blog