Selecione o dia...

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Senado aprova projeto do novo Código Florestal

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220110.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Com 26 emendas acatadas pelo relator e 60 rejeitadas, a votação do novo Código Florestal foi concluída no fim da noite d do dia 6 de dezembro de 2011 pelo Senado Federal. O relator, senador Jorge Viana (PT-AC), acolheu 20 emendas de mérito e seis de redação que mudam pouco os contornos gerais do texto que ele defendeu em plenário.

Dia de Campo na TV mostra o uso do caulim para produção de algodão orgânico

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220114.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O tema principal do Dia de Campo na TV desta semana é Uso do caulim no combate ao bicudo-do-algodoeiro. O programa vai ao ar amanhã (09/12/11) pelo Canal Rural (Net/Sky e internet) a partir das 9 horas e reprise às 15 horas. E no dia 11 , às 8 horas, pela TV NBr (canal do Governo Federal, captada por cabo, parabólica e internet), com reprise no dia 14, às 9h10, e no dia 16, às 16 horas.

Anvisa constata uso de agrotóxicos inadequados em diversos alimentos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220108.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) constatou que os produtores rurais têm usado agrotóxicos não autorizados no plantio de determinados alimentos. Em 2010, a Vigilâncias Sanitária avaliou 2.488 amostras de alimentos, sendo que 28% apresentaram resultado insatisfatório para a presença de resíduos dos produtos. Deste total, 605 (24,3%) amostras estavam contaminadas com agrotóxicos não autorizados.

Brasil manda "mensagem contraditória" sobre meio ambiente para o mundo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220106.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Uma reportagem publicada ontem (07/12/11) no jornal espanhol El País afirma que o Brasil enviou uma mensagem contraditória para o resto do mundo ao aprovar no Senado o novo Código Florestal. O jornal salienta que a aprovação do código "que flexibiliza as regras para preservar a vegetação e abre a porta para uma anistia para os que foram condenados por delitos de desmatamento, que contribuem para a mudança climática", veio apenas um dia após o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) anunciar que a área desmatada na Amazônia no último ano até agosto foi a menor desde 1988.

Proteste pede anulação de acordo sobre plano de banda larga

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220111.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste) pediu ontem (07/12/11) a anulação dos termos de compromisso que foram firmados entre o governo federal e as empresas de telefonia para o Programa Nacional de Banda Larga, que tem o objetivo de levar internet de alta velocidade a todo o país até 2014. Segundo a entidade, os acordos prejudicam os consumidores porque permitem que as empresas ofereçam planos com limite reduzido de tráfego de dados e sem a garantia de manutenção da velocidade de acesso.

Rede de sensores mapeia raios de São Paulo em 3D

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220115.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da Universidade de São Paulo (USP) faz parte do projeto CHUVA, que pretende monitorar e caracterizar a precipitação no Brasil. O CHUVA é uma resposta ao projeto Global Precipitation Measurement (GPM-Brasil), da Agência Espacial Brasileira AEB), cujo objetivo é validar a precipitação em todo o globo e lançar o primeiro satélite metereólogico brasileiro. Entre os projetos do CHUVA está a instalação de uma rede de sensores de detecção de raios em 3D, que desde outubro de 2011 monitora as descargas em uma área de 150 quilômetros (km) a partir da cidade de São Paulo, o que inclui toda a região metropolitana, e o Vale do Paraíba.

Mercosul e União Europeia lançam escola virtual

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220113.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Foi lançada no dia 6 de dezembro de 2011, em Brasília (DF), a Escola Virtual do Mercosul, rede de formação e capacitação virtual, integrada por especialistas e instituições com representação nos quatro países do bloco, que tem como objetivo desenvolver a economia digital e promover a integração econômica nesse âmbito.

Produtores e cooperativas paulistas devem se credenciar no e-CredRural para utilizar créditos de ICMS

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220112.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A partir de 1º de janeiro de 2012 entra em vigor o e-CredRural, sistema informatizado para apropriação de créditos de ICMS de produtores rurais e cooperativas. A nova ferramenta beneficiará cerca de 400 mil produtores rurais do Estado de São Paulo que poderão solicitar os créditos de forma simplificada e rápida para transferências, dedução de imposto a pagar, incorporação e liquidação de débitos.

Ruralista critica exigências ambientais do Código Florestal

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220109.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Vencida a etapa de aprovação no Senado Federal, o projeto do novo Código Florestal pode agora enfrentar resistência na Câmara dos Deputados. Apesar das negociações promovidas pela presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), senadora Kátia Abreu (PSD-TO), e pelo relator da matéria, senador Jorge Viana (PT-AC), com a bancada ruralista da Câmara, o texto que foi aprovado no dia 6 de dezembro não foi bem recebido por um dos representantes da bancada ruralista na Casa, deputado Ronaldo Caiado (DEM-GO).

Aprovação de Código Florestal no Senado é vergonha para o país, diz Greenpeace

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220107.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Um dia depois de o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) divulgar o menor índice de desmatamento da Amazônia já registrado, o Congresso reanimou a sanha da motosserra. Foi em ritmo de atropelo, sob pressão ruralista e o tácito consentimento do governo, que a proposta que acaba com a proteção florestal foi aprovada ontem (07/12/11) no Senado Federal. Com 59 votos a favor e 8 contra, o novo Código Florestal foi adiante ainda carregando brechas para mais desmatamento e anistia a desmatadores.

Pesquisar este blog