Selecione o dia...

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Ministra do Meio Ambiente defende prorrogação do Protocolo de Quioto

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220124.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Em discurso na 17ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 17), em Durban, na África do Sul, a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, disse ontem (08/12/11) que o Brasil defende a criação de um novo regime de emissões de gases de efeito estufa com obrigações de redução para todos os países a partir de 2020. A conferência está negociando um instrumento que complemente o Protocolo de Quioto, cujo primeiro período de compromisso vence em 2012.

Pesquisa mostra que nova classe média brasileira quer casa própria e estudar

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220120.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Comprar a casa própria e estudar. Essas são as principais aspirações da nova classe média brasileira, a chamada classe C, que ascendeu socialmente nos últimos anos em função do crescimento econômico do País e representa, hoje, 55% da população. É o que mostra pesquisa encomendada pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) ao Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (IPESPE), para avaliar o perfil dessa nova classe social, apontada por especialistas como público potencial em termos de consumo de bens e serviços.

"Se a ciência não estiver presente no Código Florestal é porque os congressistas não quiseram escutar"

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220119.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Quando esta entrevista acabava de ser editada, o Código Florestal estava sendo aprovado no Senado Federal, já quase no fim do dia 6 de dezembro de 2011. Há menos de uma semana, o secretário da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e professor do departamento de ciência florestal da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), José Antônio Aleixo da Silva, nos explicava por que a comunidade científica não queria que o Código Florestal fosse votado agora e também alertava sobre problemas com consequências sérias para a população, como a medição equivocada das áreas de preservação permanente no leito dos rios.

Tomate roxo não transgênico é desenvolvido no Cena da Esalq

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220118.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Pesquisadores do Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena), da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da Universidade de São Paulo (USP), em Piracicaba, desenvolveram uma nova variedade de tomate, sem utilizar transgênicos. A particularidade do fruto é que ele é roxo, por ter predominância do pigmento antioxidante antocianina, que pode ajudar a prevenir o câncer. Em 2008, cientistas do Centro John Innes, em Norwich (Reino Unido), desenvolveram um tomate com características parecidas, entretanto, utilizavam-se da transgenia, o que não acontece na pesquisa do professor Lázaro Eustáquio Pereira Peres, do Departamento de Ciências Biológicas (LCB) da Esalq.

Produção de grãos deve ter queda de 2,4% em relação à safra anterior, estima Conab

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220125.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A produção nacional de grãos para a safra 2011/2012 deve chegar a 159,079 milhões de toneladas, com uma redução de 2,4% em relação à anterior (162,958 milhões de toneladas colhidas). A previsão está no terceiro levantamento feito pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), anunciado ontem (08/12/11).

Textos do Código Florestal aprovados na Câmara e no Senado serão comparados

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220123.htm
[ POLITICA # SOFTWARES ] A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Cãmara dos Deputados vai realizar, no dia 13 de dezembro de 2011, um debate entre os parlamentares, para comparar o projeto que muda o Código Florestal aprovado na Câmara com a proposta sobre o tema aprovada no Senado Federal. O deputado Ronaldo Caiado (DEM-GO) defende que o tema seja melhor debatido na Câmara. Por isso, não quer pressa na votação da proposta que muda o Código Florestal.

Lançada a Frente Parlamentar em Defesa da Previdência Social Rural

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220122.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Com a adesão inicial de 208 deputados, foi lançada ontem (08/12/11) na Câmara dos Deputados a Frente Parlamentar em Defesa da Previdência Social Rural. O grupo pretende ser mais um instrumento de pressão para manter os benefícios adquiridos pelo pequeno produtor rural no País. O coordenador da nova Frente Parlamentar, deputado Bonh Gass (PT-RS), disse que é preciso unir forças no Legislativo para amparar o agricultor familiar.

Classe média responderá por 30% do consumo total do País em 2011

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220121.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), senadora Kátia Abreu, destacou, ontem (08/12/11), em Brasília (DF), o potencial da classe C para consumo de alimentos e outros produtos na comparação com as demais classes sociais. Pesquisa detalhada sobre a classe C foi divulgada ontem pela CNA, que encomendou ao Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas um estudo para mapear as aspirações e sonhos dessa classe social que vai responder, em 2011, por 30% do consumo total do País, estimado em R$ 2,3 trilhões.

Rede Bionorte lança doutorado em Biodiversidade e Biotecnologia

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220117.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] Aberto o período de inscrição ao processo de seleção para o doutorado em Biodiversidade e Biotecnologia, possibilitado por meio da Rede de Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia Legal (Rede Bionorte). As inscrições podem ser efetuadas até 5 de janeiro de 2012. São oferecidas 100 vagas para ingresso no 1º semestre. Em Mato Grosso, pessoas com mestrado em áreas relevantes para a biodiversidade, biotecnologia e áreas afins podem se inscrever no processo seletivo.

Universidade Estadual de Maringá abre 20 vagas em concurso para docentes

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220116.htm
[ TECNOLOGIA # CONCURSOS ] A Universidade Estadual de Maringá (UEM) inicia, no dia 19 de dezembro de 2011, o período de inscrição para o concurso público que irá contratar professores auxiliar, assistente e adjunto, para atuação nos câmpus de Maringá, Umuarama, Cidade Gaúcha e Cianorte. As vagas, 20 ao todo, serão distribuídas entre os Departamentos de Agronomia, Engenharia Agrícola, Biologia, Bioquímica, Estatística, Matemática, Química, Educação Física, Filosofia, Letras, Ciências Contábeis, Direito Público, Engenharia Civil e Informática.

Pesquisar este blog