Selecione o dia...

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Mesmo elevada, arrecadação de novembro interrompeu série de recordes mensais

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220194.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Pela primeira vez no ano, a arrecadação das receitas federais não bateu recorde. Segundo a secretária adjunta da Receita Federal, Zayda Bastos Manatta, o resultado de novembro de 2011 só não bateu o recorde mensal da série histórica porque novembro de 2009 foi um mês atípico, por causa da transferência de depósitos judiciais para o Tesouro.

Senado proíbe diferenciação de preços pagos a produtores de leite

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220192.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O Senado Federal aprovou ontem (15/12/11) projeto de lei que proíbe que empresas de beneficiamento e comércio de laticínios façam diferenciação de preços pagos pelo litro de leite entre os produtores. Além disso, de acordo com a proposta, as empresas devem informar até o dia 25 do mês anterior à entrega o preço que será pago pelo litro do produto. Clique aqui para acessar o PLC 80/11.

Na África, pesquisador da Unesp critica "estrangeirização" da terra

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220187.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O geógrafo Bernardo Mançano Fernandes, professor do Câmpus de Presidente Prudente, foi um dos três pesquisadores brasileiros na 13ª Assembleia Geral do Conselho para o Desenvolvimento da Pesquisa em Ciência Sociais em África, realizada de 5 a 9 de dezembro de 2011, na cidade de Rabat, capital do Marrocos. Um dos principais temas tratados foi a estrangeirização da terra, o processo de aquisição de propriedades rurais por empresários não-nacionais.

Unesp tem 3 das 5 melhores medicinas veterinárias do país

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220186.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Os cursos de Medicina Veterinária da Universidade Estadual Paulista (Unesp) nos câmpus de Botucatu, Araçatuba e Jaboticabal ocupam, respectivamente, os 1º, 2º e 5º lugares no Índice Geral de Cursos (IGC) do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). O ranking, divulgado no mês de novembro de 2011 pelo Ministério da Educação (MEC), coloca a Universidade ainda nas três primeiras posições do Estado de São Paulo.

Pesquisa aponta que 95% dos grandes produtores querem investir em ferrovias

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220193.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A quase totalidade (94,4%) dos grandes clientes que fazem uso das ferrovias brasileiras para escoar produtos como minérios, açúcar e grãos tem interesse em investir, de alguma forma, em obras ferroviárias como ramais particulares e terminais multimodais. Essa foi uma das constatações da Pesquisa CNT de Ferrovias 2011, divulgada ontem (15/12/11) pela Confederação Nacional do Transporte (CNT).

Obras da Ferrovia Oeste-Leste mudam a paisagem e a economia em 20 municípios

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220191.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O vai e vem dos caminhões e dos mais de 2 mil trabalhadores fazem parte da construção do primeiro trecho da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL). Desde o inicio de 2011 estão sendo feitas obras entre Caetité, no sudoeste, e Ilhéus, no sul do estado, distantes aproximadamente 537 km. Os quatro eixos de trabalho cortam 20 municípios.

Cisternas plásticas darão segurança hídrica para 750 mil famílias do Semiárido

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220190.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Um sistema de cisternas plásticas será distribuído a 750 mil famílias do Semiárido Nordestino até 2014, como parte do Programa Água para Todos. Os equipamentos introduzem uma nova tecnologia para reservar água para uso humano, além das cisternas de alvenaria. As caixas serão pré-fabricadas em Petrolina (PE), Penedo (AL), Teresina (PI) e Montes Claros (MG), gerando mais de 400 empregos diretos para moradores da região semiárida, tanto na fabricação, como também na instalação.

PL que trata do desenvolvimento da Faixa de Fronteira é aprovado na Comissão

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220189.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O Projeto de Lei 3321/2008, de autoria do deputado federal Afonso Hamm, que altera a Lei nº 6.634, de 2 de maio de 1979 e cria condições de incentivo para o desenvolvimento da Faixa de Fronteira, foi aprovado por unanimidade, na Comissão da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional. Durante a reunião, ocorrida no dia 14 de dezembro de 2011, o deputado federal Francisco Praciano (PT/AM) apresentou relatório favorável ao projeto e incluiu quatro emendas.

Combinação de tecnologias deverá liderar mercado de cultivares transgênicas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220188.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Com o aumento cada vez mais expressivo da adoção de híbridos transgênicos - com projeção de área semeada superior a 9,9 milhões de hectares para a safra 2012/13 ou mais de 67% da área total - a tendência é que as tecnologias de genes combinados (ou stack genes, que agrupam as características de resistência a insetos e tolerância a herbicidas) assumam a liderança como a principal estratégia usada para aumento da produção e da produtividade entre os produtores de milho no Brasil. Somente para a safra de inverno, que iniciará em março de 2012, a projeção é de que mais de 82% da área seja plantada com cultivares transgênicas.

ICGEB oferece bolsas em Engenharia Genética e Biotecnologia

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220177.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] Já estão disponíveis os formulários de aplicação para os Programas de Encontros e Cursos, Bolsas de Estudo e Financiamento de Projetos de Pesquisa do Centro Internacional de Engenharia Genética e Biotecnologia (ICGEB em inglês). O CIEGB oferece bolsas de estudo, além de financiamentos para a promoção de encontros e cursos científicos e projetos de pesquisa promissores de seus países membros, que alcancem resultados em no máximo três anos. O Programa de Bolsas pretende selecionar pesquisadores para doutorado, pós-doutorado e doutorado sanduíche. Nos dois primeiros casos, o prazo para inscrição é 31 de março de 2012. Para o doutorado sanduíche, não há prazo final para submissão. As bolsas para doutorado e pós-doutorado abordam diversas linhas temáticas de pesquisa. Algumas delas são Biologia Molecular, Biologia Vegetal, Genômica do Câncer, Virologia e Imunologia Molecular. A chamada para Propostas de Encontros e Cursos 2012 pretende conceder apoio financeiro para a promoção de workshops, simpósios e conferências de natureza científica, com a finalidade de disseminar o conhecimento científico e expandir a interação de pesquisadores e atores políticos dos países membros do ICGEB. O financiamento máximo dado pelo centro internacional será de 20 mil euros. Podem concorrer ao apoio todas as instituições de ciência e Tecnologia do Brasil. Os interessados devem encaminhar os projetos até 15 de março de 2012.

Pesquisar este blog