Selecione o dia...

sábado, 17 de dezembro de 2011

Ministério da Agricultura regulamenta produção artesanal de queijo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220204.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A solicitação dos produtores de queijo artesanal de Minas Gerais e demais regiões do Brasil foi atendida pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Desde ontem (16/12/11), a produção de queijo artesanal está regulamentada pelo ministério, com a publicação da Instrução Normativa nº 74, no Diário Oficial da União (DOU) do dia 16 de dezembro. A norma prevê a possibilidade de maturação de queijos por período inferior a 60 dias e define requisitos para sua produção, garantindo a qualidade do produto e atendendo aos aspectos de sanidade e saúde pública.

Dilma aposta em crescimento econômico de 5% para o próximo ano

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220205.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Apesar de apontar a questão econômica como a principal dificuldade enfrentada por seu governo neste ano, a presidente Dilma Rousseff disse ontem (16/12/11) que está otimista em relação ao desempenho econômico do Brasil para 2012. Ela apostou em um crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, para o próximo ano, em torno de 5%. "Minha meta é de 5 [%], a do Guido [Guido Mantega, ministro da Fazenda] é de 5 [%], da área econômica é 5 [%]", disse a presidente em um café da manhã com jornalistas, no Palácio do Planalto. "A minha expectativa é otimista, vocês queriam que fosse pessimista", disse a presidente.

Comissão aprova projeto que regulamenta pesquisa e comércio de clones de animais

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220203.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) do Senado Federal aprovou ontem (15/12/11), parecer favorável ao Projeto de Lei do Senado (PLS) 73/2007, da presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), senadora Kátia Abreu, que regulamenta as atividades de produção e comercialização de animais clonados no Brasil. O projeto, que recebeu emenda substitutiva do senador Acir Gurgarcz (PDT/RO), pretende promover o desenvolvimento da clonagem no Brasil, uma vez que atualmente não há qualquer tipo de regulamentação sobre a matéria. A proposta segue agora para apreciação da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

Udesc lança concurso público para contratação de 75 professores efetivos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220202.htm
[ TECNOLOGIA # CONCURSOS ] A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) irá contratar 75 professores efetivos para atuar em 11 centros da universidade em 2012. As inscrições para a seleção serão abertas no dia 13 de fevereiro de 2012, acontecem até o dia 7 de março, e devem ser feitas no centro onde oferta a vaga de interesse do candidato.

Acav: avicultura brasileira manterá liderança no mercado mundial

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220201.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Apesar de prejudicado pela situação cambial que derrubou a competitividade nas vendas ao mercado externo, a avicultura industrial brasileira continuará tendo grande participação no mercado mundial, de acordo com o presidente da Associação Catarinense de Avicultura (ACAV), Clever Pirola Ávila. Santa Catarina rivaliza com o Paraná na posição de maior produtor e exportador nacional de carne de frango, tem mais de 10.000 avicultores produzindo num setor que emprega diretamente 40 mil pessoas e, indiretamente, mais de 80 mil trabalhadores.

Estudo realizado na FEA/RP indica caminhos para a fruticultura brasileira

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220200.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Diante do aquecimento do mercado global de alimentos e da importância do agronegócio para a economia brasileira, a indústria nacional de frutas exporta pouco. Dados do Instituto Brasileiro de Frutas (Ibraf) para o segmento de frutas frescas indicam que a exportação média é de 0,5% sobre a produção total brasileira e raramente chega a 3%, para produtos específicos, como é o caso do melão e da uva.

A memória do trabalho escravo em um engenho da Belém do Século XIX

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220199.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Em 13 de maio de 1888, a Princesa Isabel assinou a Lei Áurea que pretendia libertar todos os escravos, cuja força de trabalho tanto enriqueceu senhores de engenho e a elite cafeeira. Mas desde 1834 foi proibido o tráfico negreiro transatlântico entre o Grão-Pará e a África, e posteriormente, em 1850, esse tráfico passou a ser proibido entre o Brasil como um todo e a África.

Fepagro lança Circular Técnica sobre menta

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220197.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Espécies de mentha com propriedades medicinais, aromáticas e condimentares é assunto da Circular Técnica n° 28, editada pela Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro). A espécie é vulgarmente chamada hortelã, menta ou hortelã pimenta. Os pesquisadores avaliaram cinco espécies de mentha. Foi feita a identificação das espécies, avaliado o desenvolvimento em diferentes localidades, a produção de massa verde e seca, a composição química e o teor dos óleos essenciais e propriedades antioxidantes de cada espécie. O trabalho envolveu a identificação e classificação por meio de análises botânicas e citogenéticas.

Conselho aprova prioridades do Plano Nacional de Recursos Hídricos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220196.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH) aprovou no dia 14 de dezembro de 2011 a revisão do Plano Nacional de Recursos Hídricos com 22 prioridades para o quadriênio 2012-2015. É a primeira atualização do plano, lançado em 2006, para fundamentar e orientar a implementação da Política Nacional de Recursos Hídricos e a atuação do Sistema Nacional de Gerenciamento dos Recursos Hídricos (Singreh).

CNC debate georreferenciamento e tributação do café com governo de Minas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220195.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O presidente executivo do Conselho Nacional do Café (CNC), Silas Brasileiro, participou, com membros do conselho diretor da entidade e lideranças da cafeicultura mineira representando cooperativas, associações, sindicatos e a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg), no dia 14 de dezembro, na Cidade Administrativa, sede do governo de Minas Gerais, de duas audiências com lideranças do Estado.

Pesquisar este blog