Selecione o dia...

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Sigla Bric conseguiu se estabelecer dez anos após sua criação

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220261.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Um bom marketing é essencial. Disso, Jim O'Neill já sabia em 2001, quando anunciou a tese de que Brasil, Rússia, Índia e China desempenhariam um papel importante no futuro. A partir das iniciais dos países, o então economista-chefe do grupo financeiro Goldman Sachs criou a sigla Bric e declarou os quatro como os tijolos (brick, em inglês) que construiriam a economia global.

Congresso aprova PPA 2012-2015

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220259.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O Congresso Nacional (Câmara e Senado) aprovou ontem (20/12/11), em votação simbólica, o Plano Plurianual (PPA) para o período 2012-2015. O PPA prevê investimentos de R$ 5,4 trilhões para os próximos quatro anos. No plano aprovado pelos deputados e senadores estão as prioridades do restante do mandato da presidente Dilma Rousseff como, também, do primeiro ano de governo do presidente da República a ser eleito em 2014.

Pacto pela Cacauicultura avança com a parceria entre Nestlé e Governo da Bahia

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220255.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A reunião realizada entre o secretário da Agricultura da Bahia (Seagri), engenheiro agrônomo Eduardo Salles, e diretores da Nestlé, durante a 24ª edição da Fenagro 2011, já dá os primeiros resultados concretos. Após a criação de um grupo de trabalho - com a participação da Nestlé, Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), Associação dos Produtores de Cacau do Sul da Bahia (APC), Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária da Bahia (Seagri), Biofábrica de Cacau e Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA) - foi discutida, no dia 19 de dezembro de 2011, na Ceplac, em Ilhéus, a implantação de um projeto de cooperação técnica.

Nutrição mineral do café Conilon e Robusta, uso de tecnologias e o aumento da produtividade

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220251.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O estado de Rondônia é o quinto maior produtor de café do País e o segundo da espécie canephora - Coffea canephora (Companhia Nacional de Abastecimento - Conab - safra 2011), o que torna a cultura uma das principais fontes de renda das famílias da zona rural do estado. Cerca de 90% da área cafeeira é plantada com as variedades Conilon e Robusta, ambas pertencentes à espécie canephora.

Governo adotará medidas para impedir valorização do Real

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220260.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O governo adotará os mecanismos necessários para impedir que o real volte a se valorizar em relação ao dólar, disse ontem (20/12/11) o ministro da Fazenda, Guido Mantega, em entrevista coletiva em Montevidéu, capital do Uruguai. Ele não estabeleceu, no entanto, um patamar para a moeda americana.

ONU elogia cooperação de países em desenvolvimento para enfrentar crises

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220258.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ON)U, Ban Ki-moon, comemorou no dia 19 de dezembro de 2011, o crescente papel da Cooperação Sul-Sul, órgão que promove a igualdade entre os países e ao mesmo tempo incentiva as economias emergentes a "intensificar seus engajamentos e tornar-se fornecedores de maior porte".

Agricultura agroecológica será reforçada pelo MDA em 2012

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220257.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) acaba de definir metas para investimento na produção de alimentos agroecológicos e orgânicos no Plano Plurianual do Governo Federal (2012-2015). Entre elas estão a construção do marco legal, a promoção e o acesso a mercados e o investimento em ciência e tecnologia. Para 2012, o MDA pretende aumentar a base produtiva orgânica por meio do fortalecimento das redes e das organizações que atuam com agricultura familiar, e incrementar a comercialização nos mercados institucionais e privados voltados para o setor.

Pesquisa demonstra a eficiência de géis para liberação controlada de herbicidas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220254.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Pesquisa realizada no campus Sorocaba da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) aponta uma alternativa para a liberação controlada de herbicidas, diminuindo a contaminação da água por defensivos agrícolas. O estudo, desenvolvido como dissertação de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ciência dos Materiais foi elaborado por Patrícia Allue Dantas, sob orientação de Vagner Roberto Botaro, professor do Departamento de Física, Química e Matemática (DFQM) da Universidade. No trabalho foram avaliados géis sintetizados que mostraram-se ótimos materiais para encapsulamento do herbicida Paraquat - tipo de herbicida largamente utilizado.

Senar/MS começa 2012 com três novos programas para o produtor rural

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220253.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Três novos programas voltados a capacitação do produtor rural serão parte dos novos projetos do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso do Sul (Senar/MS). O programa Mais Floresta, que incentiva o plantio de eucalipto e seringueiras em regiões onde as pastagens estão degradadas, continuará em 2012, mas dará espaço também para o Pró-ovinos que incentiva a ovinocultura no Estado, o programa Mais Leite, que estimula a produção de leite com mais qualidade e um projeto ainda sem nome, para a recuperação de pastagens em áreas degradadas.

Capes aprova novo Mestrado da Unemat em Biodiversidade e Agroecossistemas Amazônicos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220252.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) terá mestrado em Biodiversidade e Agroecossistemas Amazônicos, a ser desenvolvido no campus de Alta Floresta, com abertura de 14 vagas anuais a partir de 2012. O resultado do edital de Propostas de Cursos Novos (APCN) foi divulgado, no dia 19 de dezembro de 2011, pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e pode ser conferido em: www.capes.gov.br.

Pesquisar este blog