Selecione o dia...

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

A Monsanto e o negócio com sementes transgênicas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220272.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] "Queremos apenas um rótulo", gritam os manifestantes que marcham em direção à Casa Branca. "Oitenta por cento dos alimentos num supermercado são produzidos com ingredientes geneticamente modificados. Mas essa informação não consta [nas embalagens]", reclama Megan Westgate, chefe do Projeto NON-GMO e uma das organizadoras da manifestação em Washington. Nos Estados Unidos, alimentos produzidos a partir de "organismos geneticamente modificados" - GMO, na sigla em inglês - não precisam trazer essa informação na embalagem.

TST: greve nos aeroportos não pode ter mais de 20% de funcionários parados

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220275.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), João Oreste Dalazen, determinou que pelo menos 80% dos aeronautas (funcionários de empresas áereas que trabalham embarcados) e aeroviários (que trabalham em terra) estejam em seus postos de trabalho nos dias que antecedem os feriados de Natal e Ano-Novo. Se as duas categorias cumprirem a promessa de entrar em greve a partir das 23 horas de hoje (22/12/11), apenas 20% dos trabalhadores poderão parar nos dias 23, 24, 29, 30 e 31 de dezembro.

Agência Nacional de Águas abre inscrições para o Prêmio ANA 2012

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220266.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] A Agência Nacional de Águas (ANA) abriu no dia 19 de dezembro de 2011 as inscrições para a quarta edição do Prêmio ANA que, a cada dois anos, reconhece iniciativas que se destacam pela excelência e contribuição para a gestão e o uso sustentável dos recursos hídricos do País. Nesta edição, serão oito categorias de premiação: governo; empresas; organizações não governamentais; pesquisa e inovação tecnológica; organismos de bacia; ensino; imprensa e água e patrimônio cultural. As inscrições podem ser feitas até 1º de junho de 2012.

Capital privado investe 18,5 vezes mais que o Governo no setor ferroviário

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220264.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Entre 1997 e 2010, as concessionárias privadas investiram R$ 24 bilhões no setor ferroviário, enquanto o valor aplicado pela União - R$ 1,3 bilhão -- foi mais de dezoito vezes menor, no mesmo período. Os dados são da Pesquisa CNT de Ferrovias 2011, divulgada no dia 15 de dezembro de 2011, na sede da Confederação Nacional do Transporte (CNT), em Brasília (DF).

BCE injeta quase 500 bilhões de euros em bancos europeus

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220273.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Os bancos da zona do euro receberam do Banco Central Europeu (BCE), ontem (21/12/11), empréstimos de quase meio trilhão de euros graças à nova linha de crédito com condições muito favoráveis lançada pela entidade. O primeiro dos dois leilões de liquidez de três anos previstos liberou 489,2 bilhões de euros a 523 bancos no continente. O montante ficou bem acima dos 300 bilhões esperados pela maioria dos analistas.

Minas Gerais reforça atenção aos agrotóxicos em 2012

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220271.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] As ações público-privadas destinadas a reduzir o impacto negativo dos resíduos de agrotóxicos nas propriedades rurais mineiras devem ganhar impulso em 2012. Por meio de um acordo de cooperação técnica entre a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa) e a Embrapa Milho e Sorgo, serão desenvolvidas atividades para a adoção de critérios mais rigorosos no uso dos agrotóxicos, principalmente junto aos produtores rurais.

Semeadura direta mecanizada de árvores nativas chega a Bahia

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220268.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Pela primeira vez na Bahia foi promovido o plantio mecanizado de sementes nativas do Cerrado, que aconteceu durante o 2º módulo do Curso de Técnicas em Restauração Ecológica de Áreas Degradadas, realizado no início do mês em Luis Eduardo Magalhães, no oeste da Bahia. O experimento contempla a técnica da "muvuca", que consiste na mistura de sementes nativas do Cerrado, como Baru, Ingá e Ipê, com sementes agrícolas, como feijão catador, guandu, crotalária e milheto, sendo uma alternativa ao plantio manual de mudas.

Embrapa Meio-Norte aprova três projetos junto ao CNPq

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220267.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) acaba de divulgar o resultado da análise das propostas apresentadas ao Edital Nº 014/2011 - Universal. A Embrapa Meio-Norte aprovou três projetos liderados pelos pesquisadores Luiz Fernando C. Leite, Rafael Vivian e Ranyse Querino. Este é o edital mais concorrido do CNPq, tendo em vista que contempla todas as áreas da ciência. O número de propostas aprovadas, em relação ao número apresentado, é bem reduzido, o que torna a aprovação destas três propostas ainda mais significativa.

Senado aprova regulamentação da profissão de motorista

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220265.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O Senado Federal aprovou, no dia 13 de dezembro de 2011, o substitutivo ao projeto que regulamenta a profissão de motorista, o PLC 319/2009, do ex-deputado federal Tarcísio Zimmermann. A proposta foi elaborada após acordo entre empresários de transporte, autônomos e motoristas, representados pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) e pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Transporte Terrestre (CNTTT), entre outras entidades, com intermediação do Ministério Público do Trabalho (MPT).

Abertas inscrições para residência, especialização e cursos de pós da UEL

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220263.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] A Universidade Estadual de Londrina (UEL) está com inscrições abertas para alguns programas de Mestrado e Doutorado, além residências veterinárias e especializações em várias áreas do conhecimento. A listagem completa dos programas e cursos com inscrições abertas pode ser acessada no site da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação (Proppg), onde estão disponíveis os editais. Neste endereço os interessados podem conferir valores de mensalidades, grades dos cursos e os cronogramas de atividades.

Pesquisar este blog