Selecione o dia...

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

FDC e Embrapa se unem para gerar conhecimento para o setor de agronegócio

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220303.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O Núcleo de Gestão em Agronegócio, da Fundação Dom Cabral (fdc), assinou um acordo de cooperação técnica com a Embrapa, empresa vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e que atua na pesquisa, desenvolvimento e inovação da agricultura brasileira, com unidades em quase todos os Estados do País. O objetivo da parceria é mobilizar e combinar as competências de economistas, técnicos e gestores da Embrapa com a expertise dos professores e pesquisadores da FDC, em especial do Núcleo de Gestão em Agronegócio da Fundação, de modo a desenvolver trabalhos de pesquisa relacionados à gestão do agronegócio e gerar conhecimento para o setor.

Roitman cobra luta unificada pela melhoria da qualidade da educação do Brasil

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220305.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Intelectuais e sociedade civil precisam se envolver na luta pela conquista da qualidade da educação para que essa se torne uma política de Estado e não se altere conforme o partido político no governo. A opinião é de Isaac Roitman, autor do livro A Urgência da Educação, lançado em 2011 em parceria com Mozart Neves Ramos, fruto de seus artigos publicados no jornal Correio Braziliense.

Abertas as inscrições para a 64ª Reunião Anual da SBPC

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220304.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] Já estão abertas, no site www.sbpcnet.org.br/saoluis/home, as inscrições para a 64ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que será realizada de 22 a 27 de julho de 2012, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em São Luís (MA). O maior evento científico do Brasil traz, nesta edição, mais ações que favorecem a acessibilidade e a sustentabilidade, a começar pelo site da Reunião, que foi programado para ser 100% compatível com programas que irão auxiliar deficientes visuais a acessar seu conteúdo; e também pela diminuição drástica do uso de papel impresso.

Cautela é a conduta mais indicada para 2012, avalia presidente da Famasul

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220299.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Diante das crises internacionais na Europa, Estados Unidos e China, grandes compradores de commodities agrícolas do Brasil, a cautela é a palavra de ordem para a agropecuária em 2012. A avaliação é do presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul), Eduardo Riedel, ao traçar perspectivas para o agronegócio.

Resolução conjunta simplifica a rotina dos empreendimentos agropecuários em SP

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220301.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Uma resolução conjunta que dispõe sobre o licenciamento ambiental para atividades agropecuárias no Estado de São Paulo vai facilitar a rotina dos empreendimentos com pequeno potencial poluidor e degradador. Esses produtores estarão dispensados de licença ambiental desde que apresentem a Declaração de Conformidade da Atividade Agropecuária e que as atividades realizadas não impliquem em intervenção em áreas de preservação permanente ou supressão de vegetação nativa.

Café de qualidade, dos brasileiros para todos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220289.htm
[ ECONOMIA # ARTIGOS ] Não é raro ouvirmos que o café de alta qualidade do Brasil vai todo para fora do país. No entanto, esta afirmação revela uma cultura que vem sendo desconstruída nos últimos anos. O País que tradicionalmente era famoso somente pela quantidade passou a obter maior reconhecimento pela qualidade do café destinado ao mercado externo nas últimas duas décadas. Durante esse tempo se fortaleceu a cultura de que as melhores bebidas de café só eram destinadas ao mercado internacional, mas este contexto está se reformulando novamente, a oferta nacional de cafés desse padrão está aumentando e vem conquistando cada vez mais os paladares dos consumidores brasileiros.

Tucumã do Amazonas é alvo de interesse para alimento, cosméticos e energia

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220283.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Conhecido no Amazonas como ingrediente do sanduíche "X-caboquinho", o tucumã-do-amazonas (Astrocaryum aculeatum) também está sendo alvo de interesse como fonte de matéria-prima não apenas para alimentação, mas também para agroenergia e cosméticos. Algumas pesquisas realizadas com tucumã pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) estão buscando mapear e caracterizar as populações naturais para possibilitar o pré-melhoramento genético dessa e de outras palmáceas, encontradas também em outras regiões do Brasil.

Pesquisar este blog