Selecione o dia...

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Vinhos, espumantes e sucos devem ter registro

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220315.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O consumo de vinhos, espumantes, sidras e fermentados de frutas é impulsionado pelas festas de final de ano. O setor prevê que mais de 60% da produção de espumantes nacional seja comercializada no último trimestre. As indústrias também têm produzido mais. De janeiro a outubro de 2011, as vinícolas gaúchas superaram a venda de espumantes em 8%, se comparado ao mesmo período de 2010. Somando vinhos finos e de mesa, o crescimento é de 9,5%, com a produção de 198,6 milhões de litros.

Para UNE, destino de 50% do pré-sal para educação é uma conquista nacional

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220313.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Pela primeira vez a educação pública brasileira pode ser beneficiada com investimentos fixos, independentemente de mudanças de partido político no governo, se avançar a tramitação da proposta que destina 50% dos recursos do petróleo da camada pré-sal para Educação. A opinião é do presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), Daniel Illescu. "Essa será uma conquista nacional. Eis o olhar da UNE sobre essa proposta", disse.

Condições climáticas do verão auxiliam o desenvolvimento do grão de café

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220311.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Iniciado no hemisfério Sul, na madrugada do dia 22 de dezembro de 2011, às 02h30, o verão na região Sudeste do Brasil caracteriza-se pelas altas temperaturas, alto índice pluviométrico e dias mais longos que as noites. No Espírito Santo, os meses de dezembro, janeiro e fevereiro, são os mais chuvosos e com as maiores médias de temperaturas do ano. Essas características são fatores importantíssimos para a produção de café no Espírito Santo.

Biodiesel, Glicerol e Microorganismos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220293.htm
[ TECNOLOGIA # ARTIGOS ] Fatores econômicos, políticos, sociais e ambientais relacionados à crescente preocupação mundial com uso de combustíveis fósseis impulsionam a pesquisa na busca de fontes alternativas de energia, derivadas de matérias primas renováveis. Nesse cenário, umas das alternativas promissoras para substituir o óleo diesel derivado do petróleo é o biodiesel, um combustível produzido por fontes renováveis de energia, tais como óleos vegetais (soja, dendê, mamona e outros) e gorduras animais.

Universidades apresentam propostas de fortalecimento do Ensino Superior ao MEC

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220314.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Representantes de instituições que integram a Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem) entregaram ao Ministro da Educação, Fernando Haddad, proposta para o fortalecimento do Ensino Superior e redução das assimetrias regionais. A audiência ocorreu no dia 14 de dezembro de 2011, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília (DF).

Paranaguá deve exportar até 2,5 milhões de toneladas de grãos a mais em 2012

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220312.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A exportação de grãos pelo Porto de Paranaguá deve crescer em até 2,5 milhões de toneladas em 2012. Com as melhorias operacionais realizadas ao longo do ano, diversos exportadores que haviam desistido de operar em Paranaguá estão voltando. A dragagem de manutenção dos berços de atracação -- primeira obra autorizada pelo governador Beto Richa -- permitiu operação plena durante a safra de grãos. De janeiro a novembro, foram exportadas pelo porto 17 milhões de toneladas de granéis sólidos. O volume é 4% superior ao registrado em 2010 no mesmo período.

A importância da entomologia em agroecossistemas para produção de fruteiras

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220292.htm
[ TECNOLOGIA # ARTIGOS ] O conceito de sustentabilidade (social, econômica e ambiental) vem sendo cada vez mais discutido e valorizado pela sociedade, sobretudo se relacionado à atividade agrícola. Atualmente é crescente a demanda por produtos mais saudáveis, produzidos com tecnologias voltadas à redução de gastos e de problemas associados ao uso indiscriminado de defensivos químicos para controle de insetos-praga e plantas daninhas. Isto é ainda mais evidente em relação à fruticultura, já que valorização dos frutos no mercado interno e externo está cada vez mais atrelada à produção livre de agrotóxicos.

Pesquisar este blog