Selecione o dia...

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Florestas brasileiras têm enorme potencial de produção, aponta estudo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220320.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O Brasil é o segundo país com maior área de floresta no mundo e tem a maior área de floresta tropical contínua. Isso significa uma enorme responsabilidade na manutenção do clima global, afinal estoca uma grande quantidade de carbono em suas florestas, e um potencial considerável para exploração econômica de produtos das florestas, sejam elas plantadas ou nativas, tais como energia, papel e madeira.

Holanda quer importar 100% de soja responsável em quatro anos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220319.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Empresas holandesas de varejo, comércio e indústria, além de organizações não-governamentais atreladas à Iniciativa de Comércio Sustentável da Holanda (IDH), como o WWF, investirão inicialmente ? 7 milhões (cerca de R$ 17 milhões) para garantir 100% de soja responsável até 2015 na produção de carne, laticínios, ovos e outros alimentos na Holanda. O país é o segundo maior comprador de produtos de soja brasileiros, logo atrás da China.

Estimativa de bons preços para o café é mantida para 2012

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220317.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A tendência de manutenção de preços do café para 2012 é que seja sustentada nos patamares deste ano. O secretário substituto de Cana-de-açúcar e Agroenergia do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Gerardo Fontelles, avaliou a expectativa da situação da cafeicultura brasileira durante o anúncio do 4º levantamento da produção nacional de café de 2011, no dia 21 de dezembro, em Brasília (DF). "Os fatores climáticos e de mercado assegurarão para o próximo ano preços favoráveis para o setor", afirmou.

Setor produtivo do Amapá e a pesquisa agropecuária

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220295.htm
[ TECNOLOGIA # ARTIGOS ] Aproximadamente 9% das terras do Estado do Amapá são ocupadas com atividades agropecuárias, 68% das propriedades são inferiores a 50 hectares e 15% das unidades produtivas possuem área entre 50 a 100 hectares. A posse definitiva da terra é o fator limitante para a obtenção de crédito de custeio e investimento, já que os agentes financeiros exigem garantia reais para financiamento e a maioria dos produtores do Estado não possui suas terras regularizadas.

Geração de empregos e baixa inflação ajudam Brasil a driblar crise mundial

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220318.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A geração de postos de trabalho no Brasil e o controle da inflação estão ajudando o país a enfrentar os efeitos da crise mundial. Esta é a opinião do economista Carlos Mussi, diretor do Escritório da Comissão Econômica para América Latina e Caribe (Cepal), em Brasília (DF).

Norma para controle de praga da madeira entra em consulta pública

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220316.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) submeteu à consulta pública, pelo prazo de 60 dias, o projeto de Instrução Normativa que estabelece as normas de controle da Broca Conígera (Sinoxylon conigerum). O texto provisório está descrito na Portaria nº 229, publicada no dia 22 de dezembro de 2011, no Diário Oficial da União (DOU).

Pesquisas apontam o aumento da eficiência do uso de rochas fosfatadas pela associação com microrganismos solubilizadores

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220294.htm
[ TECNOLOGIA # ARTIGOS ] A agricultura brasileira tem alcançado recordes de produção de grãos a cada ano, que se devem a um conjunto de fatores, dentre eles, ao aumento da produtividade. A fertilização é um componente fundamental para essas conquistas, por ser um dos fatores de produção mais ligados ao aumento de rendimento das culturas.

Pesquisar este blog