Selecione o dia...

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

2012: Ano Internacional das Cooperativas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220324.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Assembléia Geral das Nações Unidas aprovou, em dezembro de 2010, a resolução sobre "Cooperativas e Desenvolvimento Social", que declara 2012 como Ano Internacional das Cooperativas (IYC, na sigla em inglês). Com isso, a Organização das Nações Unidas (ONU) reconhece o modelo cooperativo como fator importante no desenvolvimento econômico e social dos países. Esta é a primeira vez na história que um ano será dedicado ao setor cooperativista.

Programas do MDA chegam a 4 mil cooperativas de agricultores

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220323.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Café orgânico da amazônia, castanha de baru, pequi, faveira, arroz orgânico e plantas medicinais são alguns dos produtos produzidos por agricultores familiares organizados em cooperativas apoiada por um conjunto de políticas públicas desenvolvidas pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). Ações como chamadas públicas para o fortalecimento de cooperativas e programas como o Nacional de Produção e Uso de Biodiesel (PNPB), de Aquisição de Alimentos (PAA) e o de Alimentação Escolar (PNAE) têm incentivado o cooperativismo em todo o país.

Exportação mineira de animais vivos atinge quase US$ 10 milhões

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220321.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] As exportações mineiras de animais vivos, que incluem cavalos, bovinos, suínos, ovinos, caprinos, galos, galinhas, patos, gansos, perus e outros somaram US$ 9,9 milhões, nos primeiros onze meses de 2011, crescimento de 391,7% em relação ao mesmo período de 2010. As informações são do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic) e foram analisadas pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa).

Sistemas Agroflorestais

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220296.htm
[ TECNOLOGIA # ARTIGOS ] A prática do desmatamento em áreas de florestas tropicais, em tempos passados, era uma atividade que pouco ou em nada sensibilizava a sociedade. Entretanto hoje, a devastação dessas florestas possuidoras de grandes recursos animais e vegetais, chega a constituir-se em assunto de preocupação mundial. Segundo a literatura, o custo sócio-econômico e ecológico da destruição das florestas nativas tropicais é extremamente elevado, especialmente na Região Amazônica, onde centenas de imigrantes foram assentados fazendo uso da prática do desmatamento para dar lugar a exploração de pecuária extensiva e cultivo de lavouras com espécies ditas de ciclo curto, como arroz, milho, feijão e mandioca. Por outro lado nada é citado à respeito do custo/benefício proveniente da exploração desordenada da floresta nativa por madeireiros instalados em nossa região.

Incra e Receita Federal assinam portaria para implementar CNIR

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220325.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Um passo significativo para a unificação de duas importantes bases de dados de imóveis rurais foi dado no dia 21 de dezembro de 2011, em Brasília(DF). O presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Celso Lacerda, e o secretário da Receita Federal, Carlos Alberto Barreto, assinaram, na sede da Receita Federal, portaria conjunta para a implantação do Cadastro Nacional de Imóveis Rurais (CNIR). A medida representa um passo significativo para a construção de uma base de dados que reúna informações do Sistema Nacional de Cadastro Rural (SNCR) do Incra e do Cadastro de Imóveis Rurais da Receita Federal (Cafir).

Registro de patentes no Brasil subiu 11% no ano passado, diz ONU

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220322.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Um relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) informou que em 2010 o número de registros de novas patentes no Brasil aumentou 11%. O documento foi lançado no início de dezembro de 2011 em Genebra, sede da Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI). A tendência se confirmou, em nível global, com registros de marcas, desenhos industriais, modelos de utilidade ou patentes.

O consumo de carne de caça na Amazônia Brasileira

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220297.htm
[ TECNOLOGIA # ARTIGOS ] Estima-se que na Amazônia Brasileira sejam consumidas, para fins de subsistência, cerca de 90 mil toneladas de carne de caça por ano, o que equivale ao abate de, aproximadamente, 25 milhões de animais em um período de até 12 meses. Com a intensificação no uso da terra, a valoração da floresta em pé, a possibilidade de aproximação de áreas isoladas, seja por meio da melhoria da infraestrutura ou devido aos avanços da tecnologia, que facilitam, por exemplo, o acesso a armas, armadilhas, energia e transporte, a expectativa é que essa situação se agrave, rapidamente, aumentando o número de espécies da fauna silvestre em extinção. Nesse contexto, o sucesso das políticas públicas que tratam do manejo e conservação dos animais silvestres passa, necessariamente, por um melhor entendimento do papel da caça na segurança alimentar das comunidades amazônicas.

Pesquisar este blog