Selecione o dia...

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Epamig abre inscrições para Curso Técnico em Agropecuária

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220348.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] As inscrições para o Curso Técnico em Agropecuária do Instituto Técnico de Agropecuária e Cooperativismo (ITAC) da Empresa de Pesquisa de Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) estarão abertas a partir de amanhã, 3 de janeiro de 2012. O curso visa à formação de profissionais que poderão atuar na gestão do agronegócio, nas áreas do cooperativismo e na pesquisa agropecuária.

Ifets poderão ter cota para agricultores familiares

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220340.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Câmara dos Deputados analisa proposta que reserva 10% das vagas dos institutos federais de Educação, Ciência e Tecnologia (Ifets) para pessoas vinculadas à agricultura familiar. A medida está prevista no Projeto de Lei 2331/11, do deputado Waldenor Pereira (PT-BA).

Café: número de propriedades certificadas em Minas aumenta 19%

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220337.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A cafeicultura mineira teve mais um ano de resultados positivos, principalmente com as vendas externas, e o setor procura se fortalecer para exportar mais e atender ao mercado interno com produtos de qualidade. O número de propriedades cafeeiras aprovadas para certificação no Estado subiu para 1.438, um aumento de 19% em relação ao ano anterior, informa a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa).

Controle de carrapato de bovinos deve ser intensificado em período chuvoso

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220332.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Nesta época do ano, o carrapato é um dos principais problemas enfrentados pelos criadores de bovinos da Amazônia Ocidental, que engloba os estados de Rondônia, Acre, Amazonas, Roraima e parte de Mato Grosso. Isso porque a combinação de umidade, com aproximadamente seis meses de chuvas por ano, e as altas temperaturas favorecem o desenvolvimento do parasita. De acordo com a pesquisadora da Embrapa Rondônia, Luciana Gatto Brito, o carrapato é o principal parasita dos rebanhos leiteiros e causa sérios prejuízos, especialmente em Rondônia, maior produtor de leite da região Norte do país.

Projeto da Câmara institui estatuto e fundo para proteção civil

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220341.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O Projeto de Lei 2978/11, em análise na Câmara dos Deputados, institui o Estatuto da Proteção Civil e cria uma política ampla de prevenção e gestão de desastres naturais e um fundo para financiar as ações previstas. O objetivo é garantir a rápida recuperação das regiões e das populações afetadas por enchentes, secas e queimadas em todo o País.

Espírito Santo ganha certificadora de propriedades orgânicas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220338.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Os produtores orgânicos do Espírito Santo ganharam o Instituto Chão Vivo, credenciado para certificar propriedades voltadas ao exercício da agricultura in natura. O Instituto, que tem o apoio da Secretaria de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca do Espírito Santo (Seag), ganhou o selo do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) podendo atuar dentro e fora do Espírito Santo na fiscalização das propriedades orgânicas e qualificando-as com o selo.

Embrapa incentiva o consumo de arroz e feijão - o par perfeito

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220331.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Para manter a tradição da população brasileira no consumo diário de arroz e feijão, considerado o par perfeito, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), está disponibilizando aos produtores as cultivares de arroz BRS Tropical e BRS Jaçanã; e as cultivares de feijão BRS Estilo e BRS Pérola, para a próxima safra.

Pesquisar este blog