Selecione o dia...

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Publicada Instrução Normativa que altera normas de produção de leite

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220368.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) publicou no Diário Oficial da União do dia 30 de dezembro de 2011, a Instrução Normativa nº 62, alterando a Instrução Normativa nº51/2002, que contém normas de produção e qualidade do leite.

Publicação de lei estadual amplia assistência técnica na Bahia

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220365.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Com a marca histórica de 400 mil agricultores familiares assistidos em 2011, o governo da Bahia, com 30% da sua população na zona rural, instituiu um importante instrumento para ampliação e qualificação da assistência técnica rural. No dia 23 de dezembro de 2011, o governador Jaques Wagner avançou na oferta de serviços públicos que irão garantir melhores condições de vida no campo, sancionando a Lei Estadual 12.372, que estabelece a política e o programa estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater). A medida faz parte do programa Vida Melhor e prevê a universalização do serviço no Estado.

Showtec 2012 incentiva lucro através do plantio de florestas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220360.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Mato Grosso do Sul (MS) já possui 500 mil hectares destinados ao cultivo da seringueira, ainda que 5,5 milhões de metros cúbicos de madeira sejam suficientes para produzir 1,3 milhões de toneladas de celulose, atendendo apenas a demanda da empresa Fibria, instalada no município de Três Lagoas. Analisando as possibilidades de expansão do Estado, o Showtec 2012 organizou para o dia 27 de janeiro o giro tecnológico destinado ao plantio de florestas em MS.

Embrapa oferece Curso de capacitação em sistemas de tecnologia agroflorestal

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220359.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Está confirmado para o período de 29 de fevereiro a 16 de março de 2012 o I Curso Internacional de Capacitação em Sistemas de Tecnologia Agroflorestal. O curso, promovido pela Embrapa Amazônia Oriental, é destinado a técnicos extensionistas brasileiros e estrangeiros, e será realizado nos municípios de Belém, Castanhal, Tomé-Açu, São Domingos do Capim, Igarapé-açu e Paragominas em regime de internato.

Nomeação de 150 novos servidores do Incra está prevista para janeiro de 2012

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220366.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) deverá nomear, na segunda quinzena de janeiro de 2012, 150 novos servidores, dentre os 550 candidatos aprovados no concurso para o órgão. A portaria que autoriza a convocação de 114 analistas em Reforma e Desenvolvimento Agrário, 11 técnicos em Reforma e Desenvolvimento Agrário, além de 17 analistas administrativos e oito engenheiros agrônomos foi publicada no dia 29 de dezembro de 2011, no Diário Oficial da União (DOU).

Bambu para o ecodesenvolvimento

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220362.htm
[ TECNOLOGIA # ARTIGOS ] O manejo das florestas tropicais vem sendo preconizado há algumas décadas como uma alternativa de desenvolvimento com sustentabilidade ambiental, mas não deve ser baseado apenas no componente madeireiro da floresta. São indiscutíveis as vantagens do uso múltiplo da floresta, considerando a enorme diversidade de espécies não madeireiras, com amplas possibilidades de uso. A grande dificuldade é que apenas a madeira, castanha e borracha têm uma cadeia produtiva relativamente estruturada, facilitando os processos de colheita, escoamento e comercialização da produção. A viabilidade de outros produtos não madeireiros ainda depende da geração de novos conhecimentos e investimentos para aumentar a produção em escala econômica e com sustentabilidade ecológica.

Estiagem gera estimativas de perda de até 40% nas culturas de verão do RS

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220361.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Em reunião coordenada pela Delegacia Regional do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), para analisar a situação das lavouras no Rio Grande do Sul em função da estiagem, o meteorologista do CemetRS da Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro), Flávio Varone, apresentou as médias de ocorrência de precipitações nos últimos períodos e a projeção para os próximos três meses (janeiro a março de 2012), que é de chuvas abaixo da média. Já o gerente técnico estadual da Emater/RS-Ascar, Dulphe Pinheiro Machado Neto, apresentou as estimativas de perda nas lavouras da safra de Verão, provocadas pela estiagem.

Pesquisar este blog