Selecione o dia...

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Governo prepara medidas emergenciais e de longo prazo contra a seca no Sul

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220410.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro, disse ontem (11/01/12), depois da terceira reunião que teve em dois dias com a ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, para tratar da estiagem na região Sul, que o anunciará até o dia 13 um pacote com medidas de efeito imediato e outras que pretendem estruturar a região para enfrentar as próximas secas.

Consulta pública busca sugestões para redução do teto das tarifas ferroviárias

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220412.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] As tarifas ferroviárias podem ter seu preço teto reduzido em até 70%, caso avance a proposta de reformulação dos contratos de concessões apresentada pela Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT). Há a possibilidade de a redução ser ainda maior, caso sejam apresentadas sugestões "com base técnica convincente" durante o período de consulta pública iniciado no dia 9 de janeiro de 2012.

Banco do Brasil já desembolsou R$ 162 milhões no Programa ABC

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220407.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O Banco do Brasil (BB) intensificou sua atuação nos financiamentos a atividades rurais sustentáveis nos últimos seis meses. Desde julho de 2011, foram mais de 580 operações contratadas dentro do programa federal Agricultura de Baixo Carbono (Programa ABC). Para tanto, o BB investiu fortemente na qualificação de técnicos, que foram capacitados, em parceria com o Ministério das Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), para a elaboração de projetos técnicos do Programa ABC.

Copa do Mundo pode aumentar riscos ao agronegócio, diz especialista

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220405.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Qual a relação entre a agropecuária brasileira, a Copa do Mundo e o turismo? Há quem diga que nenhuma apesar de serem atividades rentáveis. Mas aí reside o engano. Para os especialistas em Defesa Agropecuária ao se somar os três elementos a equação pode causar sérios danos para o Brasil. De acordo com o Projeto de Inovação Tecnológica para Defesa Agropecuária a preocupação está relacionada com dois fatores gerados a partir da Copa: o impacto na infraestrutura do País e o intenso trânsito de pessoas.

Reunião planeja ações para o Ano Internacional das Cooperativas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220413.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro Filho, abriu a reunião, na manhã de ontem, 11 de janeiro de 2012, com representantes do setor de cooperativas do Brasil para construção do Plano de Ações conjuntas para o Ano Internacional das Cooperativas. Mendes Ribeiro Filho reiterou que aposta no cooperativismo do país. "Tenho o cooperativismo como uma ação permanente em minha atividade política, pois por meio da união das pessoas, chegamos a objetivos surpreendentes", disse o ministro.

Ministério da Agricultura envia missão para fiscalizar frigoríficos paraguaios

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220411.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) enviou ontem (11/01/12) dois fiscais federais agropecuários ao Paraguai para inspecionar os frigoríficos habilitados a exportar carne para o Brasil. A ação faz parte do conjunto de medidas tomadas pelo governo brasileiro para impedir que o novo foco de febre aftosa detectado no país vizinho no início do mês entre no território nacional.

Estudo comprova que Brasil ampliou as exportações para mercados asiáticos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220409.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Pesquisa da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), da Universidade de São Paulo (USP) em Piracicaba, revela que o Brasil conseguiu, nos últimos vinte anos, ampliar a participação de mercado (market share) e o valor exportado para o Leste e Sudeste Asiático, caracterizando um desempenho positivo. O trabalho do pesquisador Mateus Silva Chang mostra que o País vem aumentando o seu fluxo de exportações por possuir uma forte agroindústria e extração de minerais, tendo capacidade para suprir as necessidades de importação de matérias primas e gêneros alimentícios dos países das duas regiões.

Como conservar alimentos na falta de energia elétrica

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220408.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Em caso de falta de energia elétrica é preciso tomar cuidado com os alimentos que normalmente ficam guardados em geladeiras e congeladores. Carne, frango, peixes, frutos do mar, leite e ovos se estragam facilmente se não forem mantidos em ambientes refrigerados ou congelados. Se não forem adequadamente armazenados, esses alimentos não podem ser consumidos mesmo bem cozidos, pois alguns micróbios e toxinas não são eliminados com o calor.

Sementes de aveia preta da Embrapa estão disponíveis para cultivo de inverno

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220406.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Com o fim da safra de verão, é hora de plantar uma cultura de inverno, que melhora as condições do solo, mantendo-o coberto com adubação verde, e que pode ser utilizada para alimentação dos animais ou como mais uma opção de renda para o agricultor. A aveia preta é uma cultura, usada em rotação, responsável por melhorar as condições físicas, químicas e sanitárias dos solos. A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), disponibiliza aos produtores rurais sementes da cultivar de aveia preta Embrapa 29 (Garoa), desenvolvida pela Embrapa Soja, de Londrina (PR).

Senar/SC investirá na inclusão digital das famílias rurais em 2012

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220404.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Implantado em 2010 pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), o programa Inclusão Digital Rural vem preparando jovens e famílias rurais para entrarem no mundo virtual e, assim, ficarem informados e atualizados sobre tudo o que acontece no agronegócio.

Pesquisar este blog