Selecione o dia...

sábado, 14 de janeiro de 2012

Demarcação de terras indígenas em Mato Grosso do Sul deve continuar

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220431.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A demarcação de terras indígenas da etnia guarani-kaiowá deve continuar no Mato Grosso do Sul, opinou o procurador-geral da República, Roberto Gurgel. O procurador deu parecer em um recurso que tramita no Supremo Tribunal Federal (STF) contra decisão do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3), que suspendeu a demarcação de terras no estado atendendo a um pedido da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Femasul).

Mudar a governança mundial para salvar a Terra

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220428.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A humanidade está levando o clima e os ecossistemas da Terra a um limite crítico, por isso são necessárias novas formas de cooperação internacional e governança, afirmam especialistas. "Enfrentamos uma emergência planetária", alerta Owen Gaffney, do Programa Internacional da Geosfera-Biosfera, com sede em Estocolmo, na Suécia.

Crise econômica representa oportunidade para economia brasileira decolar

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220427.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A crise econômica que desde 2008 afeta Estados Unidos e Europa deverá durar pelo menos mais dez anos. Nesse período, a economia brasileira terá grande oportunidade de crescimento. E em duas décadas poderá alcançar o nível de países desenvolvidos. A avaliação foi feita por Yoshiaki Nakano, diretor da Escola de Economia de São Paulo (EESP) da Fundação Getulio Vargas (FGV) e membro do Conselho Superior da Fapesp, durante palestra de abertura do seminário Latin American Advanced Programme on Rethinking Macro and Development Economics (Laporde), dia 9 de janeiro de 2012, na capital paulista.

Rede social para cientistas tem mais de 1 milhão de usuários

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220426.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Mais de 1,3 milhão de pesquisadores de diversos países - 35 mil só do Brasil - já se inscreveram na plataforma ResearchGate, uma espécie de Facebook dos cientistas. A proposta da rede social é facilitar a comunicação e a troca de experiências entre pessoas que atuam na mesma área de investigação. Na área de agricultura já mais de 92 mil usuários.

Projeto da Câmara dos Deputados regulamenta produção de vinho colonial

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220433.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei 2693/11, do deputado Pepe Vargas (PT-RS), que regulamenta a produção e a comercialização de vinho colonial. A proposta denomina como tal o produto fabricado de acordo com as características e peculiaridades culturais, históricas e de cunho social da agricultura familiar, em propriedades rurais familiares brasileiras.

Ipea estima que PIB brasileiro de 2011 será menor que do ano anterior

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220432.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro de 2011 deve ficar bem abaixo dos 7,5% registrados no ano anterior, segundo documento divulgado ontem (13/01/12), no Rio de Janeiro, pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Para os pesquisadores, os desdobramentos da crise europeia podem continuar definindo os rumos da economia brasileira este ano. O comunicado do Ipea alerta que essa influência será sentida mesmo com a manutenção dos fundamentos sólidos que permitiram a recuperação do Brasil na crise financeira em 2008.

Indicação Geográfica valoriza o produto agropecuário

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220430.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Presunto italiano de Parma, queijo Roquefort e Champagne francês são produtos reconhecidos em todo o mundo pela sua forte marca e características exclusivas. No Brasil, a cachaça de Paraty, o café do Cerrado Mineiro e o vinho do Vale dos Vinhedos são exemplos de alimentos com registro de Indicação Geográfica (IG). A certificação confere qualidades específicas do local de produção, o que atribui reputação, valor e identidade própria, além de distinguir os produtos em relação aos seus similares disponíveis no mercado. São itens que apresentam uma qualidade única em função de características naturais como solo, vegetação, clima e saber fazer (know-how).

Relatório de atividades da Rede Clima está disponível online

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220429.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O 2º Relatório de Atividades da Rede Brasileira de Pesquisas sobre Mudanças Climáticas Globais - Rede Clima reúne os objetivos e a organização da Rede, apresenta os destaques científicos do seu último ano, descreve sucintamente as suas dez sub-redes temáticas de pesquisa e apresenta três novas sub-redes: Oceanos, Serviços Ambientais dos Ecossistemas e Desastres Naturais.

Riqueza desconhecida

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220425.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Estudo internacional feito com participação de pesquisadores brasileiros mostra que os ecossistemas secos, como o semiárido nordestino, têm um papel mais importante do que se pensava no equilíbrio ecológico do mundo.

Inscrições abertas até o dia 27 de janeiro para Especialização em Café na Bahia

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220424.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] Estão abertas as inscrições para a segunda turma da Especialização da cadeia produtiva do café com ênfase em sustentabilidade, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Os interessados em aprofundar seus conhecimentos em cafeicultura, principalmente do que diz respeito à produção de trabalhos de pesquisas na área, têm até o dia 27 de janeiro de 2012 para se inscreverem pelo site www.uesb.br.

Pesquisar este blog