Selecione o dia...

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

IBGE adapta cálculo da inflação a estilo de vida do brasileiro

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220453.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A partir deste ano, o chope, o bacalhau, o chuchu e a máquina de costura não pesam mais na inflação. O órgão do governo responsável pelo cálculo, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), retirou da conta esses e mais 48 itens. Por outro lado, acrescentou 32, como o salmão, o morango, o chuveiro elétrico e o telefone com internet.

Super-modelo dá a cara pela energia sustentável

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220452.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A modelo brasileira Gisele Bündchen participou na reunião da Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) em Nairobi, no Quênia, para pedir mais energia sustentável para todos. O evento ocorreu no dia 13 de janeiro de 2012. Gisele Bündchen, em entrevista aos jornalistas na sede do Pnuma, afirmou que "muitos homens, mulheres e crianças vão continuar a viver sem acesso a fontes de energia nos próximos 20 anos." Para a modelo, isso não é desenvolvimento, mas sim injustiça.

Biodecompositor simples e barato garante adubo para a horta e a lavoura

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220449.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Em Santa Catarina, um modelo de biodecompositor prático, barato, fácil de fazer e que ocupa pouco espaço tem chamado a atenção no campo e até na cidade. Nesse sistema, a compostagem é realizada dentro de uma bombona plástica tampada. "Todo o processo acontece em ambiente fechado, o que evita o mau cheiro e a propagação de parasitas e insetos", explica Luciana Mees, extensionista da Epagri no Escritório Municipal de Ouro Verde.

Udesc abre inscrições para concurso público para professores

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220447.htm
[ TECNOLOGIA # CONCURSOS ] A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) irá abrir inscrições no dia 13 de fevereiro de 2012 para o concurso público que irá contratar 75 professores efetivos para atuar em 11 Centros da Universidade. O edital 3/2011 com as condições e requisitos para inscrição, as ementas de cada vaga e a ficha de inscrição pode ser acessado neste link. As inscrições devem ser feitas no Centro que oferta a vaga até o dia 7 de março de 2012.

União Europeia critica rebaixamento de nota dos países do bloco

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220451.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O comissário europeu de Assuntos Econômicos e Monetários, Olli Rehn, criticou a decisão da agência Standard & Poor de rebaixar a nota da dívida da França e de outros oito países da zona do euro. Segundo ele, trata-se de uma medida inconsistente.

Inscrições para o ProUni já estão abertas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220450.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Desde o dia 14 de janeiro de 2012, estudantes interessados em uma bolsa do Programa Universidade para Todos (ProUni) já podem efetuar a inscrição pela internet. O processo segue até o dia 19 de janeiro. Para o primeiro semestre de 2012, serão disponibilizadas 195 mil bolsas sendo 98 mil integrais e 96 mil parciais, que custeiam 50% da mensalidade.

Epagri lança site para monitorar o La Niña

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220448.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) acaba de lançar um site para monitoramento do La niña, confira: ciram.epagri.sc.gov.br/lanina. Importante ressaltar que os eventos de estiagem mais fortes ocorridos nos últimos anos no Estado não estavam relacionados com o La Niña. Em janeiro e fevereiro de 2011, mesmo com o La Niña, as chuvas ocorreram dentro na normalidade no Oeste e Meio Oeste do Estado.

Universidade Estadual de Londrina inaugura Centro de Tecnologia de Leite

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220446.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] A Universidade Estadual de Londrina (UEL) inaugura no dia 18 de janeiro de 2012, as 10 horas, no Centro de Ciências Agrárias, o Centro Mesorregional de Excelência em Tecnologia de Leite - Norte Central. O Centro vai abrigar a nova sede do Laboratório de Inspeção de Produtos de Origem Animal, que faz análises químicas, físico químicas e microbiológicas de leite e derivados.

Empaer vai comercailizar 800 mil alevinos na Estação de Piscicultura em Livramento

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220445.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A partir da primeira semana de fevereiro de 2012, na Estação de Piscicultura da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), localizada no município de Nossa Senhora do Livramento (42 km ao Sul de Cuiabá), começa a venda de alevinos para recria e engorda em cativeiro de pacu, tambacu e a nova espécie tambatinga que é o cruzamento da fêmea do tambaqui da Amazônia com o macho pirapitinga da Bacia do Araguaia. A comercialização de alevinos será apenas na sexta-feira e a previsão é vender 800 mil alevinos até o final de março.

Editora Antroposófica lança Calendário Astronômico Agrícola 2012

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220444.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] A Editora Antroposófica, fundada em 1981, com a finalidade de oferecer ao leitor brasileiro um amplo acesso a textos de Antroposofia e temas afins, acaba de lançar o Calendário Astronômico Agrícola 2012. Quem tem contato com agricultores que realmente vivem há gerações na terra sempre ouve relatos sobre as relações da Lua com a época de plantio, poda etc., mas, principalmente, sobre as fases da Lua, que é o ritmo mais visível desse astro. Em culturas ancestrais indígenas, ainda encontramos observações mais apuradas do céu.

Pesquisar este blog